Como assistir aos vídeos.

Para assistir aos vídeos, desligue ou ponha em pausa Canções para navegar, que se encontra logo abaixo.

CANÇÕES PARA NAVEGAR






SOLO SAGRADO DE HAKONE - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE ATAMI - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE KYOTO - JAPÃO

Seguindo o exemplo da natureza, onde tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Mokiti Okada (1882-1955), também conhecido como Meishu-Sama, iniciou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama (que em português significa "Senhor da Luz") era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens.

MAPA DE ACESSO AO KANI JOHREI CENTER


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Experiência de Fé - Fevereiro/2009


Experiência de Fé

Região: Sul
Área: Porto Alegre
Johrei Center: Menino Deus

Nome: Caren Natália Souza da Silva

Bom dia a todos!

Meu nome é Caren Natália Souza da Silva, sou jornalista e dedico no Núcleo de Johrei Novo Hamburgo, na região Sul, Porto Alegre.
Meu pai foi membro pioneiro da Igreja Messiânica e faleceu em junho de 2004.
Nesse mesmo ano comecei a ter eczema no rosto que melhorava com medicamentos, mas voltava pouco tempo depois.
Eu tinha a Medalha de Proteção Shoko desde os 6 anos de idade, porém não freqüentava mais a Igreja.
Com o falecimento de meu pai, despertou em mim o desejo de cultuá-lo e assim voltei a freqüentar e me tornei membro em 29 de janeiro de 2005, assumindo o Sorei-Saishi, Ofício Religioso de Assentamento e Sagração dos Ancestrais, de nossos antepassados.
No início de 2006 fui convidada para participar do Programa de Formação Johvem 3.
Através das aulas dos reverendos e ministros fui aprofundando minha convicção nos Ensinamentos de Meishu-Sama e consegui compreender melhor o Processo de Purificação.
Passei a encará-lo como uma dádiva de Deus para recuperar a verdadeira saúde e adotei também hábitos alimentares mais saudáveis.
Em dezembro de 2006 a purificação reapareceu, acordei com o rosto todo rachado, com muitas cascas e eliminando pus.
Quando me olhava no espelho pensava: “quero meu rosto de volta”.
Lembrando das orientações recebidas no Programa Johvem 3, tomei a decisão de superar a purificação somente recebendo JOHREI e fazendo a PRÁTICA DO SONEN.
A coceira era quase insuportável, dormia no máximo 2 horas por noite e muitas vezes meu rosto minava um líquido viscoso que era uma mistura de pus e sangue.
No auge do processo, não conseguia nem abrir os olhos de tanto pus que saía e toda semana usava vários pacotes de algodão para higiene.
Também não conseguia me alimentar normalmente durante os quatro meses de purificação, devido à dificuldade de movimentar a boca.
Esse problema de pele já ocorria na família de minha mãe há gerações.
Cerca de 10 anos antes, minha mãe também teve a mesma purificação no corpo todo, porém mesmo sendo messiânica ela não conseguiu persistir no recebimento do Johrei até o fim e não conseguiu encerrar a seqüência de sofrimentos que passavam de uma geração para outra.
Meu avô materno tinha sérios problemas desse tipo e uma tia de minha mãe faleceu com a pele recoberta de feridas.
Reconheci que esses antepassados estavam precisando de ajuda e que poderia ser útil encaminhando-os a Meishu-Sama para que fossem purificados e salvos.
Fazia a PRÁTICA DO SONEN várias vezes por dia, sempre durante as crises de coceira. O alívio era imediato, a cada dia conseguia uma pequena conquista, contudo não ocorria uma melhora consistente.
Senti que além de encaminhar os antepassados a Meishu-Sama, eu teria que mudar.
Passei a olhar para dentro de mim e a analisar meus pontos negativos. Admiti que era uma pessoa orgulhosa e que não conseguia perdoar.
Guardava ressentimentos de algumas pessoas, isso me fazia mal e comecei a me perguntar a quantos já havia magoado nesta vida.
Abri o baú de recordações, mexi em todas as lembranças ruins e fui pedindo perdão a cada uma das pessoas de quem me lembrava.
Recordei-me dos familiares com quem já havia me desentendido e fiz a PRÁTICA DO SONEN com o sentimento de pedir perdão a todos eles.
Reconhecendo a afinidade com meu ex-marido, de quem guardava muita mágoa, pedi a Meishu-Sama forças para perdoá-lo do fundo do coração, pois há meses não nos conversávamos.
Para minha surpresa, no dia seguinte ele veio até minha casa para ver minha filha e levar-lhe um presente. A partir daí passamos pouco a pouco a conversar amigavelmente.
Continuei refletindo e pedi perdão também à minha mãe, por ter sido na adolescência uma filha muito rebelde, pois eu a contrariava muito e brigava com todos em casa, sempre querendo ter a razão.
Pedi, ainda, perdão ao espírito do meu pai por esse meu comportamento e fiz a Prática do Sonen para ele. Foi muito emocionante!
Desde então tive mais convicção de que estava no caminho certo!
Ao longo de toda a purificação que passei, minha mãe cuidava de mim porque eu não conseguia fazer muitas coisas.
No terceiro mês de purificação ela estava muito preocupada comigo e achava que eu não ia melhorar.
No mesmo dia que ela falou isso, sonhou que meu pai estava junto a ela, ajudando a cuidar de mim e dizendo que não se preocupasse, pois a fase mais difícil da purificação já havia passado e dali em diante eu melhoraria cada vez mais.
E foi o que aconteceu! A partir daí meu sentimento foi mudando, passei a sentir gratidão pelos antepassados e pela família.
Meu sono se normalizou, a coceira diminuiu, a pele foi secando e as rachaduras do rosto foram se fechando.
Em poucos dias, as pessoas que estavam ao meu redor, principalmente os membros que me deram assistência, começaram a elogiar minha pele de tanto que melhorei.
Voltei a cuidar de meus deveres de mãe, a trabalhar normalmente, a sair de casa com os amigos, a dedicar no Johrei Center, ou seja, voltei à minha vida normal.
Coisa que pelo menos dois médicos disseram que só aconteceria depois de no mínimo um ano eu tive a permissão de conseguir em apenas quatro meses.
Mesmo com a chegada do inverno e dos ventos que castigam muito a pele dos gaúchos, praticamente não tive nenhum ressecamento sequer e nem precisei de protetor solar.
Através desta purificação ganhei força e discernimento para descobrir a verdadeira beleza da vida.
Conquistei a paz de espírito que muitas vezes julguei ser impossível. Ganhei também a verdadeira saúde.
Estou me esforçando ao máximo para despertar mais pessoas para a Obra Divina.
Todos os meses pratico meu donativo de gratidão para agradecer a Deus e a Meishu-Sama por todas essas graças.
Minha saúde agora está ótima e, durante 2008, relatei para todas as pessoas que encontrava a experiência que vivenciei.
Isso tem dado força a muita gente, não só dentro da Igreja, mas também na vida social.
Assim, seis pessoas de meu convívio social passaram a receber Johrei e num trabalho conjunto com os membros do núcleo de Johrei Novo Hamburgo, mais de dez pessoas despertaram para a Obra Divina e são membros ativos.
Entre os jovens de nosso núcleo três deles já estão participando também do curso de formação Johvem 3.
Com todos esses milagres reconheço Meishu-Sama como o Messias Salvador da Humanidade, pois através de Seus Ensinamentos meus antepassados foram salvos e hoje sou muito feliz!

Muito Obrigada Meishu-Sama!

ENSINAMENTO DO MÊS - Fevereiro/2009

Segredo da Felicidade

Quando falo em “segredo da felicidade”, parece que me refiro a algo mágico e misterioso. Nada disso, porém. O “segredo da felicidade” é muito simples. Tão simples, que poucos conseguem descobri-lo.
Quantas pessoas felizes conhecemos? Talvez nenhuma. Isso mostra que o mundo está cheio de sofrimento. Todos vivem sob o risco de fracasso, dúvida, desespero, desemprego, doença, pobreza e conflito, acorrentados pelas dificuldades, como se estivessem numa prisão. (...)
Muitos já me perguntaram: “Se Deus é Amor e Piedade, como deixou que o homem errasse, para depois levá-lo ao Juízo Final?” E mais: “Se, desde o início, Ele não criasse o homem como um ser malvado, não haveria necessidade de castigo ou Juízo Final...” Parecem-me observações bem lógicas. Falando a verdade, eu também penso assim. Se estivesse no lugar de Deus, poderia explicar tudo a respeito do problema. Como sou apenas uma existência criada, não consigo dar a resposta que Ele daria. Entretanto, esforço-me para compreender e imagino que a resposta da questão é a que vai a seguir.
O bem e o mal se digladiam desde as eras mais remotas; jamais um predominou definitivamente sobre o outro. Refletindo bem, foi em conseqüência do atrito entre ambos que a civilização atingiu tão grande desenvolvimento.
Mas, como obter a felicidade neste mundo em que se empreende tal batalha? Deixando de lado todas as suposições com que temos tentado compreender a vontade de Deus, procuremos descobrir o meio de sermos felizes.
Como venho afirmando há muito tempo, nossa felicidade depende de fazermos os outros felizes. Esse é o meio mais seguro para alcançá-la, e eu o venho aplicando há muitos anos com resultados maravilhosos. Foi por isso que escrevi este ensinamento. Simplificando o conselho, pratiquemos o maior número possível de boas ações, pensemos em dar alegria às outras pessoas.
Que a esposa estimule o marido a trabalhar para o bem-estar da sociedade e que o marido lhe dê alegria, mostrando-se gentil com ela e inspirando-lhe confiança.
É natural que os pais amem os filhos. Mas devem fazer mais do que isso: devem cuidar do seu futuro com a máxima inteligência e eliminar atitudes autoritárias no trato com eles.
Que na vida cotidiana suscitemos esperança no coração das pessoas com quem lidamos, tendo por lema proceder com amor e gentileza em relação a chefes e subalternos, bem como seguir as normas da honestidade.
Aos políticos, cabe esquecerem a si próprios, pondo a felicidade do povo acima de tudo e erigindo-se como exemplos de boa conduta. O povo também deve praticar boas ações e esforçar-se constantemente para desenvolver sua inteligência.
Sabemos que serão mais felizes aqueles que praticarem maior número de ações louváveis. Já imaginaram que povo e que nação surgiriam, se todas as pessoas se unissem para praticar o bem? Um país assim seria alvo de respeito universal. Poderia ser considerado como uma parcela do Paraíso Terrestre, pois, com o tempo, desapareceriam todos os problemas de ordem moral, toda doença, toda pobreza e todo conflito. Seria como “bater com o martelo no chão” – a pancada não poderia falhar. (...)

1º de outubro de 1949

Fonte: Alicerce do Paraíso – volume 3 (trechos)

Culto Mensal de Agradecimento - 1 de Fevereiro de 2009


Culto Mensal de Agradecimento

Solo Sagrado de Guarapiranga

Rev. Rubens Manzalli
1 de Fevereiro de 2009

Bom dia a todos!

Em virtude da viagem do presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Rev. Hidenari Hayashi, ao Solo Sagrado do Japão, fui incumbido de representá-lo na celebração deste culto.

Durante a oração, unindo nossas preces, expressamos nossa gratidão a Deus e a Meishu-Sama, conforme diz um trecho da oração do Culto Mensal que foi dirigida a Deus no início desta cerimônia: “Reunindo-nos à Vossa Presença, depositamos as oferendas para manifestar, do fundo do coração o nosso sentimento de gratidão pelas constantes bênçãos e proteção que nos tendes concedido”

Hoje, junto com os senhores, gostaria de refletir sobre alguns pontos da mensagem de Ano Novo que recebemos do Presidente Mundial Revmo. Tetsuo Watanabe.

Apesar de ela já ter sido transmitida no Culto de janeiro aqui no Solo Sagrado e em todos os Johrei Centers, o importante é estudarmos, tanto os Ensinamentos como as orientações, repetidas vezes, não apenas com os olhos, mas com o coração, para descobrirmos por trás de cada palavra, qual o ponto que devemos mudar para o nosso aprimoramento e crescimento.

Mas antes, quero agradecer e felicitar a jovem Caren pelo emocionante relato de sua experiência de fé.

Tenha certeza de que sua experiência vai ajudar milhares de pessoas, não só do Brasil como também de outros países, a ganharem ainda maior convicção no Johrei, na prática do sonen, e em Meishu-Sama como Messias.

Certa vez, o Revmo. Watanabe nos orientou: “As graças e os milagres que recebemos não são só para nós, mas sim para serem compartilhados com o maior número possível de pessoas no sentido de mostrar a grandeza e o poder de salvação do Messias.”

Além disso, as experiências de fé representam a cristalização da prática dos Ensinamentos e das orientações.

Para quem não crê no que Meishu-Sama ensina, é óbvio que qualquer purificação se torna motivo para vacilar. Mas essa jovem demonstrou confiança absoluta em Meishu-Sama. E para quem tem a proteção de Meishu-Sama, a purificação, seja de doença, de pobreza ou conflito, se torna diferente.

No relato da experiência de fé da Caren, ficou bem claro que ela tomou a firme decisão de persistir com o Johrei e a Prática do Sonen até o fim do processo de sua purificação procurando ao mesmo tempo, mudar o seu interior.

Pensando bem, não deve ter sido fácil uma jovem ficar com o rosto todo rachado, com muitas cascas e eliminando pus e sangue durante tanto tempo.

Podemos associar a determinação que ela teve no auge da sua purificação com um importante ponto da mensagem do Presidente Mundial onde ele assim se expressa:

“Deus está sempre observando nosso esforço. Quando a força humana chega ao seu limite, Ele ouve a oração impregnada na prática do Sonen e manifesta sua força. Sua Luz, então, verterá tanto no coração da pessoa que está sendo assistida, como no coração da pessoa que está prestando a assistência, conduzindo ao caminho que leva ao Paraiso”.

Esse trecho da mensagem nos leva a refletir que a persistência e o esforço cabem a nós, e o resultado cabe a Deus. Ou seja, para quem faz o máximo, Deus concede o que lhe falta.

Ressaltamos também um outro ponto muito importante de sua mensagem: “A prática do sonen só se completa com a prática do amor altruísta”

Ele orienta para que, durante este ano, todos os messiânicos pratiquem o amor altruísta na própria família criando assim o lar paradisíaco.

Nesse ponto não devemos nos esquecer que o amor altruísta está mais ligado às atitudes do que apenas aos sentimentos.

Para enaltecer a importância de criar o Paraíso no lar, o Revmo. Watanabe se referiu ao Ensinamento que Meishu-Sama proferiu no Culto de Fundação da Igreja no dia 1º. de janeiro de 1935. Esse ensinamento recebeu o título de “A construção do mundo da Grandiosa Luz.”

Nele Meishu-Sama explicou qual o caminho para construção do Paraiso Terrestre, assim afirmando:

“O mundo é formado por países, constituídos pelo conjunto de seres humanos; os países são constituídos de cidades, bairros e vilas; estes são compostos de famílias. E as famílias, de indivíduos. Assim, em primeiro lugar é preciso que o indivíduo seja salvo. Se o lar é o modelo do mundo, este estará salvo quando o lar se tornar o Paraiso e se salvar.”

Mas existe a pergunta: “Como devemos ser e o que devemos fazer para praticar o altruísmo na própria família e criar esse ambiente paradisíaco?”

No Ensinamento “Segredo da Felicidade” que ouvimos há pouco, Meishu-Sama deu vários exemplos importantes. Dentre eles vou citar apenas duas orientações que são muito importantes, tanto para as esposas como para os maridos, onde ele ensina: “ Que a esposa estimule o marido a trabalhar para o bem-estar da sociedade.”

Nesse ponto Meishu-Sama está orientando para que elas incentivem seus maridos a servir através de práticas altruístas. Ou seja, motivando-os para que sintam que é importante ser útil ao próximo e à sociedade.

Meishu-Sama ensina também: “Que o marido dê alegrias a esposa mostrando se gentil com ela e inspirando-lhe confiança.”

Todas essas práticas não são difíceis, se a gente lembrar delas no dia-a-dia.

Diz ainda o Revmo. Watanabe que devemos nos tornar um “pequeno modelo”, um ser humano que acredita que o paraíso existe dentro de si e consegue manifestá-lo através de atos e palavras condizentes com a Verdade, o Bem e o Belo.

E complementa dizendo: “Tornar-se uma pessoa assim, é a atividade mais importante e a de maior poder de convencimento para transmitir a vontade de Meishu-Sama e transformar em paraíso o lar, a comunidade, a sociedade, a nação e o mundo.”

Essa parte da mensagem nos leva a pensar: “No desempenho de nossas tarefas no dia-a-dia, quantas vezes lembramos dessa atividade tão importante que é tornar a si próprio um pequeno modelo - Protótipo do paraíso, onde quer que esteja?”

Talvez este seja o exercício mais difícil do que outros, e por isso, vamos todos nos empenhar ao máximo para colocar em prática estas orientações.

Encerro minhas palavras desejando uma boa missão a todos.

Muito obrigado!

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

1-SHINSENKYO-SOLO SAGRADO DE HAKONE-TERRA DIVINA;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CONFLITO);
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;