Mokiti Okada foi um grande incentivador das artes. Afirmava que a consciência do Belo é o que de melhor existe para a elevação dos sentimentos humanos. Para ele, a missão da arte é enobrecer os sentimentos do homem e enriquecer-lhe a vida, proporcionando-lhe alegria e sentido. Pragmático, Okada estimulava a apreciação e o despertar da natureza artística dos indivíduos, de modo a vivenciarem a arte no dia-a-dia, sem a limitação de tempo, espaço ou dinheiro.Inspirou o estilo de Ikebana Sanguetsu, que vivifica as flores e os sentimentos das pessoas, expressos na sutileza das composições. Às flores atribuía um valor especial, de alegrarem e harmonizarem as pessoas e os ambientes. Também as valorizava por representarem uma sublime manifestação do belo, disponível a todas as pessoas, de diferentes lugares e classes sociais. Acompanhando o desenvolvimento da cultura, observou que, em nível individual, os elementos representativos do Belo haviam se multiplicado satisfatoriamente, no entanto, limitados às camadas sociais mais abastadas, as obras artísticas não poderiam exercer seu importante papel de influenciador social.Para a popularização das artes, além do incentivo à prática do Ikebana, arte milenar japonesa, ele criou museus no Japão, onde reuniu obras de elevado valor artístico e histórico. Realizava encontros de poesia, de humor e de música. Dedicou-se à difusão do Belo, como fator essencial para a transformação do ser humano e conseqüentemente da sociedade.No Brasil, a Fundação Mokiti Okada empenha-se na divulgação e promoção do Belo em suas mais diversas manifestações, no intuito de promovê-lo na vida das pessoas. São diversos os projetos abertos à sociedade, que objetivam o despertar do espírito artístico, o senso estético e a sensibilidade das pessoas. Ou seja, dissemina a filosofia de que o verdadeiro sentido do Belo é representado quando este se torna a expressão dos mais elevados sentimentos.
ENSINAMENTOS DO MÊS
segunda-feira, 16 de abril de 2007
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26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA
26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA
1-SHINSENKYO-SOLO SAGRADO DE HAKONE-TERRA DIVINA;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CONFLITO);
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CON
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;
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