Como assistir aos vídeos.

Para assistir aos vídeos, desligue ou ponha em pausa Canções para navegar, que se encontra logo abaixo.

CANÇÕES PARA NAVEGAR






SOLO SAGRADO DE HAKONE - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE ATAMI - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE KYOTO - JAPÃO

Seguindo o exemplo da natureza, onde tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Mokiti Okada (1882-1955), também conhecido como Meishu-Sama, iniciou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama (que em português significa "Senhor da Luz") era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens.

MAPA DE ACESSO AO KANI JOHREI CENTER


sexta-feira, 20 de junho de 2008

Palestra do mês de Junho/2008 - Culto do Paraíso

Bom dia a todos!

Minhas congratulações a todos, pela participação nesse maravilhoso Culto do Paraíso Terrestre.

Há exatamente 77 anos, na madrugada do dia 15 de junho de 1931, Meishu-Sama, no alto do Monte Nokoguiri, recebeu a revelação de que estava se iniciando no mundo espiritual a Nova Era de Luz.

Ele deu a este fenômeno o nome de Transição da Era da Noite para a Era do Dia. Ou seja, desde esse dia, o mundo vem mudando. Está mudando constantemente, a cada momento.

Quer queira, quer não, todas as pessoas que vivem nele, tem que mudar também. Porque a Natureza está evoluindo assim.

Por isso que Kyoshu-Sama nos alertou que receber de Meishu-Sama a revelação da transição não significa apenas tomar conhecimento da mudança que ocorre no mundo espiritual... Significa, também que devemos REALIZAR ESTA TRANSIÇÃO DENTRO DE CADA UM DE NÓS.

Essa transição interna de cada um, começa com a renovação da nossa atual consciência das coisas, ou seja, conhecer, acreditar e colocar em prática o novo paradigma, o paradigma da Era do Dia que está relacionado a todos os campos da atuação humana.

Pode ser que alguém pergunte: Mas qual é esse paradigma?

Essa resposta está em todas as orientações de Kyoshu-Sama e explicações do revmo Watanabe. Vou citar alguns pontos:

  1. sobre a nossa relação com Deus: todos os seres humanos possuem dentro de si, a partícula divina
  2. sobre a nossa relação com os antepassados: nós somos a soma de milhares de antepassados. Eles vivem dentro de nós através do elo espiritual e da informação genética.
  3. sobre a purificação: a purificação é uma forma de servir à humanidade.
  4. sobre os acontecimentos desfavoráveis, ou seja, os sofrimentos: Do ponto de vista do ser humano, existem coisas que são favoráveis e outras que são desfavoráveis. Mas do ponto de vista de Deus, não existe nada desfavorável. Tudo é favorável para o crescimento, elevação e felicidade do ser humano.
  5. sobre a nossa relação com o Messias: o Messias Meishu-Sama está dentro de nós.
  6. sobre a noção de Paraíso: o novo Paraíso já está pronto, dentro de nós. Só precisamos externá-lo através de nossas ações.
  7. sobre a felicidade: a felicidade não vem de fora para dentro e sim, nasce dentro de cada um.

Esses são alguns dos muitos pontos revelados por Meishu-Sama em Seus Ensinamentos, que compõem o paradigma da Era do Dia, que é baseado na Lei “Espírito precede a Matéria” e que reconhece que Deus está no comando de tudo.

Para poder assimilar e colocar em prática esses pontos, precisamos estar preparados. Principalmente, no sentido de estar com a mente relaxada, sem preconceitos, sem o medo de abrir mão daquilo que foi ensinado até hoje pela educação materialista, para deixar a orientação da Era do Dia fluir dentro de cada um. Por isso, o treino de eliminação do GÁ é muito importante.

Todos os senhores já devem ter tido alguma experiência nesse sentido, de no início, ter alguma resistência em relação a algum ensinamento, mas que, com o tempo, tentando praticar, tentando entender, tentando deixar um pouco de lado aquilo que até então acreditava, e por fim, sentiu a felicidade de confirmar que aquilo é a Verdade que ainda não conhecia.

Deve ter sido assim com o Johrei, com o conhecimento sobre os antepassados e o Mundo Espiritual, e com muitos outros pontos relacionados à Filosofia de Mokiti Okada.

Essa Verdade ensinada por Meishu-Sama é esse novo paradigma que as pessoas precisam saber, para encontrar o verdadeiro caminho da felicidade.

Assim, aquela transição que precisamos fazer dentro nós, começa em conhecer, estudar, compreender, acreditar e pôr em prática essas Verdades que compõem o novo paradigma. Mas, mesmo sabendo, compreendendo e acreditando, nem sempre conseguimos colocar em prática essa Verdade.

Foi por isso que nasceram a Prática do Sonen, a Prática do Encaminhamento, Prática do Sonen de Gratidão e o Mecanismo da Salvação. São formas práticas de aplicá-las no nosso cotidiano, independente do local e sem comprometer tempo e recursos. Basta ter essa consciência e a vontade de querer fazer, pois são práticas feitas dentro do próprio sonen.

Quando Meishu-Sama alerta que tudo depende do nosso sonen, Ele quer dizer que muitas vezes FAZEMOS as coisas sem dar o devido valor ao SONEN com que se faz. Ou seja, até sabe como fazer, mas faz sem aplicar o que sabe.

Por exemplo, todo mundo sabe que caminhar ou fazer algum tipo de exercício, faz bem à saúde. Mas na prática, parece que se esquece disso, e quando sai de casa, mesmo para ir à padaria, vai de carro. Mesmo quando vai subir ou descer, um ou dois andares do prédio, pega o elevador e não vai de escada.

Outro exemplo, muitas pessoas sabem que quando se faz a respiração profunda, exercitando o diafragma, a pessoa fica mais calma, tranquila. Mas quem será que faz esse tipo de respiração? Parece que o homem moderno não tem tempo nem para respirar direito...

Esses são exemplos práticos que mostram como nós podemos fazer melhor, se treinarmos o nosso sonen, e corrigi-lo se for preciso.

Um tema que o nosso presidente nos deixou foi sobre a felicidade.

Meishu-Sama nos ensinou que a felicidade baseia-se na eliminação de três fatores principais: doença, pobreza e conflito. Ele explicou também, que a doença, a pobreza e o conflito são formas de purificação das nuvens espirituais que existem em nosso espírito.

Por conseguinte, se eliminarmos essas nuvens espirituais, não há necessidade de existir as formas de purificação e assim, obtemos a BASE da felicidade. Mas isso ainda não é a felicidade completa. Meishu-Sama explica isso no seguinte ensinamento:

Mesmo com a eliminação do sofrimento, não podemos afirmar que o mal foi cortado pela raiz. Isso porque, se a alma não foi elevada, é impossível estar-se verdadeiramente tranqüilo e seguro. A elevação da alma só poderá ser obtida se a pessoa apreender a correta fé e praticá-la. Esse aprimoramento constitui a prática messiânica.


E conclui assim:

Para ser feliz, é necessário crer em Deus Absoluto, adorá-Lo, compreender e praticar a Sua Vontade, somar méritos e purificar o espírito de modo que o seu habitat espiritual se eleve ao Céu.


Resumindo: o caminho da felicidade é a eliminação das nuvens espirituais, purificando e recebendo Johrei, somando méritos, servindo à Obra Divina e fazendo a felicidade do próximo. É nesse sentido que o ser humano da Era do Dia deve desenvolver o seu sonen.

Para concluir, neste dia tão especial em que comemoramos a grande revelação recebida por Meishu-Sama, quero renovar o nosso compromisso de continuar a Prática do Sonen e a cultivar a fé que liga ao Messias, Meishu-Sama para ser mais útil à Obra Divina.

Muito obrigado e boa missão a todos!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

RESUMO HISTÓRICO DA AGRICULTURA NATUTAL


HISTÓRIA E CRONOLOGIA

Os primeiros teóricos da produção de alimentos naturais surgem na Inglaterra e na Alemanha, nos anos 20 e 30, quando os danos ao solo causados pela intensificação dos processos de cultivo -- para minimizar a fome no continente na Primeira Guerra (1914-1918) e na Segunda (1939-1945) -- começam a aparecer.
Anos 20 1924 - Surge na Alemanha o conceito da agricultura biodinâmica, criado pelo austríaco Rudolf Steiner (1825-1925). Ele defende que a terra é organismo vivo e seu cultivo sujeito a "forças dinâmicas", não-materiais, que podem ser incrementadas por meio de preparados biodinâmicos
Anos 30: o mestre japonês Meishu Sama (1882-1955) desenvolve ao longo da década os conceitos e princípios da Agricultura Pura. Preconiza a busca da harmonia, da saúde e da prosperidade entre os seres vivos como fruto da conservação do ambiente natural e respeito às suas leis. Propõe respeitar e amar o Solo profundamente para que ele possa emanar sua força. saiba mais....
Anos 40 Nasce o conceito de Agricultura Orgânica na Inglaterra, formulado por sir Albert Howard. É fundada a The Soil Association, que aprofundaria as pesquisas de materiais e métodos orgânicos pelos 30 anos seguintes.
Anos 50: Nesta década o movimento orgânico ganha força em países como Suíça e Alemanha. São fundadas entidades como a BioSuisse (Suíça) e Bioland Associação Demeter - Alemanha

Anos 60* The Soil Association abre sua primeira loja de produtos orgânicos no Reino Unido. Na mesma década, o movimento orgânico cresce na Europa e nos Estados Unidos, impulsionado pela contra-cultura.


Anos 70 No início da década é fundada a Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), principal instituição mundial na área. Até março de 2002, ela congregava 750 organizações-membros de uma centena de países.Sua acreditação (reconhecimento fiscalizado) torna-se fundamental para as exportações.

Anos 80 Devido a escândalos pela contaminação de alimentos, - mal da vaca louca, epidemia que surge na Grã-Bretanha (1985/1986) e que, 10 anos + tarde, resulta em casos de mal de Creutzfeldt-Jakob (versão humana da doença da vaca louca), os orgânicos começam a aparecer nas grandes redes de supermercados da Europa. No final da década, é fundada na Alemanha a Federação para o Cultivo Orgânico, AGÖL, que congrega nove organizações.

Anos 90 Na década de 90, a produção e o consumo de orgânicos são regulamentados pela legislação de diversos países europeus e nos Estados Unidos. É realizado também um dos maiores encontros ambientalistas da história, a Conferência Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (ECO92), que reuniu no Rio de Janeiro chefes de Estados de todos os países. Em São Paulo, acontece a 9ª Conferência Científica Internacional dos Movimentos De Agricultura Orgânica (IFOAM).

A primeira CONFERÊNCIA BIOFACH na América do Sul foi realizada em 25 e 26 de setembro de 2003 no Rio de Janeiro. O evento promoveu o desenvolvimento dos mercados internos de produtos orgânicos do Brasil e de outros países da América do Sul. A BioFach alemã acontece em Nuremberg desde 1999, sendo reconhecida como a mais importante feira internacional do mercado orgânico. O movimento alcançou tanto sucesso que se realiza todos os anos e este ano 2005 se transformou na BioFach América Latina
Fonte: http://claudiacozinha.abril.com.br/

Riscos na Aplicação de Agrotóxicos


Agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos; além de solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.
Existem cerca de 15.000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8.000 formulações encontram-se licenciadas no País.
(O Brasil é um dos 5 maiores consumidores de agrotóxicos do mundo !).
O agricultor brasileiro ainda chama o agrotóxico de remédio das plantas e não conhece o perigo que ele representa para a sua saúde e o meio ambiente.
Uma pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS, em 12 países da América Latina e Caribe, mostrou que o envenenamento por produtos químicos, principalmente o chumbo e os pesticidas, representam 15% de todas as doenças profissionais notificadas.
O índice de 15% (mostrado acima) parece pouco, entretanto, a Organização Mundial de Saúde - OMS afirma que apenas 1/6 dos acidentes são oficialmente registrados e que 70% dos casos de intoxicação ocorrem em países do 3o. mundo, sendo que os inseticidas organofosforados são os responsáveis por 70% das intoxicações agudas.
O manuseio inadequado de agrotóxicos é assim, um dos principais responsáveis por acidentes de trabalho no campo. A ação das substâncias químicas no organismo humano, pode ser lenta e demorar anos para se manifestar.
O uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a OMS, há 20.000 óbitos/ano em consequência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas, nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Os principais assuntos relativos aos riscos na aplicação de agrotóxicos, dizem respeito a:
escolha e manuseio
transporte
armazenamento
aplicação
destino das embalagens
legislação


O Brasil supera em 7 vezes a média mundial de 0,5 kg/hab de veneno. Nossa média, no início dos anos 80, era de 3,8 kg/hab, número esse que ficou maior em 1986, com a injeção temporária de recursos do Plano Cruzado. Então, o consumo saltou de 128.000 t para 166.000 t/ano.
O consumo cresceu, de 1964 para 1979, de 421%, enquanto que a produção das 15 principais culturas brasileiras, não ultrapassou o acréscimo de 5%.

ALTERNATIVAS:
armadilhas para insetos,
sacos para frutas ainda no pé,
aviação agrícola,
plasticultura,
manejo integrado de pragas,
plantio direto,
uso de plantas resistentes,
culturas trangênicas, e
agricultura ecológica.

terça-feira, 17 de junho de 2008

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO E CULTO DO PARAÍSO TERRESTRE

PALESTRA AO PÚBLICO EM TÓQUIO
Trecho da palestra proferida por Meishu-Sama no Hibiya Public Hall,em Tóquio (Japão), em 22 de maio de 1951
Outro ponto que eu gostaria de abordar é o “Juízo Final”, do cristianismo, e o “Fim do Budismo”, profetizado por Sakyamuni. Apesar de muitos líderes e fundadores de religiões terem feito profecias semelhantes, vou tratar, aqui, apenas destas duas. Que vem a ser o Juízo Final? Os homens estão imaginando que virá um deus para fazer o julgamento neste mundo, mas isso não corresponde à verdade. É um ponto de difícil entendimento para os não-fiéis, mas o Mundo Espiritual é uma realidade. O mundo em que vemos e sentimos a matéria é o Mundo Material; além deste, há o Mundo Espiritual e, no meio dos dois, o Mundo Atmosférico. Este último já é conhecido, mas ainda não se conhece o Mundo Espiritual. É como a ordem em que se dispõem a era do barbarismo, a era da cultura e a era da civilização. Da mesma forma, o Universo obedece a uma constituição tripla: Mundo Material. Mundo Atmosférico e Mundo Espiritual. Há, ainda, os ciclos do mundo: assim como existe transição entre o claro e o escuro, entre o dia e a noite no espaço de um dia, há a mesma transição no espaço de um ano. O claro e o escuro em um ano podem ser comparados ao verão e ao inverno, respectivamente. Os raios solares são mais furtes no verão e mais fracos no inverno, ocasionando o contraste entre o claro e o escuro. E existem períodos idênticos no espaço de dez e de cem anos. A História registra épocas de paz e de guerra, que correspondem ao claro e ao escuro. Refiro-me, portanto, a esse ritmo. Igual período existe também no espaço de mil e de dez mil anos. Estávamos até agora na escuridão, no período das trevas; vamos passar para o período da claridade. Passando-se para o período da claridade, tudo que existia no período das trevas sofrerá uma seleção. Esses ciclos do mundo, nós os designamos com as expressões Mundo da Noite, Mundo do Dia, Cultura da Noite, Cultura do Dia. Assim, desaparecerá uma série de coisas que não serão mais necessárias. Durante o dia, por exemplo, não é preciso lâmpadas. Tudo aquilo que pertence à Era da Noite e se tornar desnecessário será eliminado. O Juízo Final representa a separação do que é do Dia e do que é da Noite. O que for inútil ficará inativo ou será destruído. A partir de agora, as coisas do Dia irão sendo construídas gradativamente. O que acontecerá quando o Mundo Espiritual se tornar claro? Vejamos o homem. Nele, entre a matéria e o espírito existe a água, que corresponde ao ar. Ela existe em grande quantidade no corpo humano. Assim, o homem apresenta uma constituição tripla; dela, faz parte o espírito a que também se poderia chamar alma. O espírito está subordinado ao Mundo Espiritual. Tornando-se claro esse mundo, aqueles cujo espírito não corresponder a essa claridade terão de ter as suas máculas removidas. Não significa que elas serão arrancadas, mas ocorrerá naturalmente a purificação, para limpar o que está sujo. À medida que o Mundo Espiritual vai clareando, as pessoas possuidoras de máculas no espírito passam por uma limpeza, que é o sofrimento. O princípio da doença obedece a essa explicação. Através dela pode-se compreender perfeitamente o que é a doença.
Meishu-Sama em 22 de maio de 1951 Fonte: Alicerce do Paraíso, vol. 1

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

1-SHINSENKYO-SOLO SAGRADO DE HAKONE-TERRA DIVINA;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CONFLITO);
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;