Como assistir aos vídeos.

Para assistir aos vídeos, desligue ou ponha em pausa Canções para navegar, que se encontra logo abaixo.

CANÇÕES PARA NAVEGAR






SOLO SAGRADO DE HAKONE - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE ATAMI - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE KYOTO - JAPÃO

Seguindo o exemplo da natureza, onde tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Mokiti Okada (1882-1955), também conhecido como Meishu-Sama, iniciou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama (que em português significa "Senhor da Luz") era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens.

MAPA DE ACESSO AO KANI JOHREI CENTER


quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Culto Mensal de Agradecimento - Dezembro de 2008

Culto Mensal de Agradecimento
07 de dezembro de 2008
Rev. Hidenari Hayashi

Bom dia a todos!
Os senhores estão passando bem?
Apesar de durante o culto ter elevado meu pensamento a Deus e a Meishu-Sama, lembrando as vítimas das chuvas que assolaram vários estados, principalmente Santa Catarina, agora gostaria de, junto com os senhores, oferecer um minuto de silêncio para fazer Prática do Sonen de Encaminhamento a Meishu-Sama, dos antepassados de todos os que estão sofrendo com essa calamidade, para que sejam purificados e salvos.
Muito obrigado!
Compadecida com o sofrimento dos desabrigados, a Fundação Mokiti Okada se uniu aos movimentos de ajuda humanitária às vítimas das enchentes, recebendo e encaminhando as doações às autoridades responsáveis.
Sabemos que não é fácil suportar uma purificação severa como essa. Milhares de pessoas perderam tudo o que possuíam. Muitos perderam, além dos bens, familiares queridos. E mesmo aqueles moradores que não foram vítimas diretas dessa calamidade, estão sofrendo ou sofrerão por algum tempo, as suas consequências, porque levará tempo até que os locais afetados sejam reconstruídos.
É um momento doloroso que nos leva a fazer muitas reflexões.
A primeira reflexão é sobre as palavras de Kyoshu-Sama na ocasião do grande Tsunami que arrasou principalmente o sudeste asiático:
“Sinto que eu também sou um elemento que origina as causas das catástrofes naturais, sofra ou não diretamente suas conseqüências. E como tal, reflito sobre minha própria postura e ao mesmo tempo suplico por perdão.”
Ou seja, o que está acontecendo com aquelas pessoas, não está relacionado só a elas. A origem desses sofrimentos também está no sonen de cada um de nós: que sonen estamos fazendo no nosso dia-a-dia? Será que isso não está influenciando indiretamente no clima daquela região?
A segunda reflexão é sobre outra palavra de Kyoshu-Sama que disse:
“Mesmo em se tratando da purificação de um só indivíduo, ela se relaciona intimamente com a purificação da humanidade e do globo terrestre.”
Isso quer dizer que a purificação deles está relacionada com a purificação de toda humanidade, inclusive a nossa. Por isso não podemos nos esquecer de agradecê-los por eles estarem redimindo as nossas máculas e de nossos antepassados também.
A última reflexão é sobre a orientação que recebemos no culto do mes passado, do reverendíssimo Watanabe.
Ele relatou a mudança que houve numa famíla quando os pais passaram a descobrir os pontos positivos trazidos pela purificação do filho. Aquela era uma purificação de doença em uma só família, mas, como a verdade é uma só, esse exemplo também é válido para outros tipos de sofrimento.
Isto é, como Deus está no comando de tudo, até nas grandes calamidades existem presentes ou graças de Deus que devemos descobrir e agradecer.
Eu me lembro de uma senhora que vi na televisão dizendo: “Mesmo perdendo tudo, graças a Deus, todos meus familiares foram salvos.”
Essa senhora conseguiu descobrir um grande ponto positivo para agradecer e espero que descubra ainda muitos outros.
Na história recente, muitos são os exemplos de como uma cidade ou um país cresceu e se desenvolveu depois de uma grande calamidade. Uns levando menos tempo, outros levando mais tempo, isso já aconteceu nos quatro cantos do mundo.
Por isso, tenho certeza que depois de enfrentar esse grande desafio, a população de Santa Catarina alcançará grande desenvolvimento material e espiritual.
Bem, agora há pouco, tivemos a apresentação da maravilhosa experiência de fé da senhora Rejane de Almeida, que mostrou a força de salvação do Messias.
Ela afirmou que graças ao Johrei e à prática do sonen de encaminhamento, ela conseguiu eliminar a depressão e a tristeza geradas pela sua doença no fígado, o que a fez redescobrir o Paraíso que existe dentro dela. Meus parabéns!
Este é o último Culto de Agradecimento do ano de 2008. Este ano passou depressa, não é?
Parece que a cada ano que passa, o relógio do tempo gira mais rápido... É como se Deus tivesse pressa em fazer a Transição dentro de cada um de nós, para construir logo o Paraíso Terrestre...
Muitas empresas e organizações utilizam o mês de dezembro para fazer o balanço de suas atividades, contabilizando tudo o que ganhou ou perdeu, o que cresceu ou encolheu, durante o ano que está terminando. Fazendo esse balanço, fica mais fácil saber o que deve fazer no ano que se iniciará em janeiro, para crescer e se desenvolver ainda mais, a fim de beneficiar quem participa de suas atividades e a toda a sociedade da qual a organização faz parte.
Penso que todos nós devemos fazer o mesmo. Não só individualmente, mas também reunindo toda a sua família, para fazer o balanço como se fosse uma empresa... Por exemplo, lembrar como estava a vida e a situação de cada um em janeiro deste ano e como está agora, depois de quase doze meses: Quem será que cresceu? Ou quem será que encolheu?
Se pensar no tamanho físico, fica fácil saber, não é? Sabemos que as crianças e os jovens crescem. E dizem os pesquisadores que a partir de certa idade, nós começamos a encolher...
Mas se pensar na dimensão espiritual, todos podem crescer infinitamente, não é mesmo? Embora todos possam encolher espiritualmente também...
Mas, como os senhores passaram este ano de 2008 servindo à Obra de Deus e Meishu-Sama na construção do Paraíso Terrestre, posso dizer com certeza que ninguém encolheu, todos cresceram! Lógico que uns mais, outros menos, mas todos cresceram, de acordo com o empenho de cada um.
E a grande força que vem nos ajudando a crescer, são as valiosas explicações dos ensinamentos de Meishu-Sama que temos recebido de Kyoshu-Sama e do Presidente Mundial, o Reverendíssimo Watanabe.
Essas orientações vêm nos ajudando a compreender e reconhecer a extraordinária grandiosidade de Meishu-Sama, o Messias há séculos tão aguardado pela humanidade.
Graças a Meishu-Sama, agora compreendemos que temos uma Partícula do Deus Criador do Universo dentro de cada um de nós! E como a nossa Partícula Divina se liga com o Paraíso onde fomos criados, temos também o Paraíso dentro de nós!
Por isso, não somos simples pecadores, um dia comparados a ovelhas desgarradas, mas somos Filhos de Deus, amados por Ele e também, Seus representantes na construção do Reino dos Céus nesta Terra!
Agora também compreendemos que somos representantes de todos os nossos antepassados nessa sagrada obra de construção.
E além de nos ensinar o que é o ser humano e a sua missão, Meishu-Sama nos ensinou a maneira correta de viver para sermos verdadeiramente saudáveis, prósperos e pacíficos, para podermos cumprir essa missão. Por essa razão, Ele nos ensinou a prática do Johrei, da Agricultura e da Alimentação Natural e do Belo, que são as Tres Colunas da Salvação capazes de criar um estilo de vida paradisíaco, como é o desejo do Criador para toda a humanidade.
Além disso tudo, como toda prática depende do pensamento e do sentimento com que é feita, recebemos a orientação de como manter o Sonen correto, em nosso dia-a-dia, através da Prática do Sonen baseada nas orientações de Kyoshu-Sama.
Por isso, posso afirmar com certeza, que todos os que procuraram avançar ao longo desse ano nessas práticas, não só cresceram espiritualmente, como também cultivaram o estilo de vida que traz a Felicidade, ensinado por Meishu-Sama.
Por outro lado, posso também afirmar, que aqueles que só pensaram em si ou mantiveram uma fé mesquinha, um Sonen pequeno que só pensa no bem de si próprio ou na satisfação de suas conveniências, não cresceram ou talvez até encolheram em 2008... Ainda bem que terão a chance de se esforçar dobrado no ano de 2009, para alcançar quem cresceu...
Dentro de poucos dias estaremos realizando o Culto do Natalício de Meishu-Sama aqui no Solo Sagrado e em todas as unidades de Johrei Center do país.
Neste dia festivo, em que comemoramos o nascimento de Meishu-Sama neste mundo, vamos ter a oportunidade de levar o nosso agradecimento ao Messias por todas as graças e aprimoramentos que recebemos, não só nós, como a nossa família, ao longo desse ano.
Para nos facilitar relembrar o que vamos agradecer a Meishu-Sama, a Igreja oferece um formulário onde podemos escrever o que de mais importante recebemos neste ano de 2008. Lógico que só dá para escrever os pontos principais, porque se formos escrever tudo que queremos agradecer a Meishu-Sama, não caberia numa simples folha de papel...

Muito obrigado e boa missão a todos!

Nenhum comentário:

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

1-SHINSENKYO-SOLO SAGRADO DE HAKONE-TERRA DIVINA;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CONFLITO);
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;