Como assistir aos vídeos.

Para assistir aos vídeos, desligue ou ponha em pausa Canções para navegar, que se encontra logo abaixo.

CANÇÕES PARA NAVEGAR






SOLO SAGRADO DE HAKONE - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE ATAMI - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE KYOTO - JAPÃO

Seguindo o exemplo da natureza, onde tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Mokiti Okada (1882-1955), também conhecido como Meishu-Sama, iniciou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama (que em português significa "Senhor da Luz") era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens.

MAPA DE ACESSO AO KANI JOHREI CENTER


quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

ENSINAMENTO DO CULTO DO NATALÍCIO DE MEISHU-SAMA DEZEMBRO / 2008

ENSINAMENTO DO CULTO DO NATALÍCIO DE MEISHU-SAMA DEZEMBRO / 2008

EU E A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL
“A VERDADEIRA SALVAÇÃO”

(...) Agora vou falar sobre mim. Pelo que já passei em minha vida, sou uma pessoa comum, igual a tantas outras. Tenho, porém, uma vida tão mística, que não encontra paralelo na história de toda a humanidade. Digo isso porque me fizeram nascer com a grande missão de salvar o mundo, completamente diferente da missão de famosos religiosos como Sakyamuni, Cristo e Maomé. Ou seja, fui investido do poder de executar aquilo que esses grandes personagens não puderam realizar. Isso é absoluta verdade, como todos os fiéis estão cientes.

Por exemplo, qualquer coisa que eu desejar saber, eu fico sabendo. Tomo conhecimento de tudo que for importante, a começar dos três mundos – Divino, Espiritual e Material – assim como também do passado, do presente e do futuro. É claro que isso está limitado ao que concerne à salvação da humanidade e à construção do Paraíso Terrestre. Antevejo como será o mundo daqui a um ano ou a vários anos, e também o meu próprio destino. É até engraçado. E note-se, pela experiência que tenho tido até agora, que geralmente os fatos previstos por mim acabam acontecendo, isto é, as visões tornam-se realidade. Tenho elaborado e executado vários planos, e tudo tem corrido conforme os meus desejos. (...)

Por outro lado, já é do conhecimento de todos que estou construindo um protótipo do Paraíso Terrestre de grande porte; nessa obra, as pedras, as árvores, as flores, enfim, tudo sou eu quem escolho e planejo. Naturalmente, o projeto do jardim e dos prédios e até a ornamentação também são trabalhos meus. (...) Na verdade nunca estudei esses assuntos, nem ninguém me ensinou nada a respeito; entretanto, se quero fazer algo, imediatamente brotam, dentro de mim, excelentes idéias. Além disso, faço vivificações florais, escrita a pincel e pinto quadros. Dessas atividades, a única que estudei um pouco foi pintura, mas nas outras sou totalmente leigo. Com relação à Política, Educação, Economia, Filosofia e Medicina, sei das coisas que irão acontecer até daqui a um século. Sei principalmente o erro em que está baseada a cultura atual e fico impaciente quando penso que, se ele fosse logo corrigido, a humanidade seria salva e a felicidade reinaria no mundo. Nada, porém, pode ser feito enquanto não chegar o tempo certo. Atualmente, seguindo a ordem Divina, estou apenas apontando o problema da doença e os erros da agricultura, questões fundamentais para a construção do Paraíso Terrestre.



Meishu-Sama em 25 de novembro de 1950.


Extraído do Alicerce do Paraiso – volume 1 (trechos)

Culto do Natalício de Meishu-Sama

Culto do Natalício de Meishu-Sama
Solo Sagrado de Guarapiranga
21 de dezembro de 2008
Rev Hidenari Hayashi

Bom dia a todos!
Os senhores estão passando bem?
Agora há pouco, ouvimos a maravilhosa experiência de fé da senhora Sonia Maria, que deixou claro em seu relato, a força de salvação de Meishu-Sama, que mudou completamente a sua vida.
Ela alcançou uma grande reestruturação em seu lar e já trilha o verdadeiro caminho da felicidade, juntamente com sua família.
Se ela mereceu essa mudança de paradigma em tão pouco tempo em seu estilo de vida, foi devido ao seu esforço diário em receber a Luz do Messias, através do Johrei, da Prática do Sonen e da Dedicação que oferecia.
Porém, o que mais me chamou a atenção, foi a sua prática de ler 5 ensinamentos todos os dias! Eu não me lembro de nenhum relato em que um frequentador leu 5 ensinamentos por dia antes de se tornar membro...
Certamente, foi graças a essa leitura, que ela entendeu, rapidamente, o processo de purificação pelo qual estava passando, e adquiriu a força de encaminhar outras pessoas.
Tenho certeza de que se ela continuar seguindo esse caminho, ainda outras graças virão, pois nossa evolução é infinita.
Meus parabéns à Dona Sônia!
Mas, nesse dia em que comemoramos o Natalício de Meishu-Sama, o ponto que quero realçar é que a mudança na vida dela só começou depois que se encontrou com Ele!
Mas, não foi um encontro frente-a-frente com Meishu-Sama, nem recebeu Johrei pessoalmente d’Ele, não é? Ela recebeu Johrei de uma pessoa que também certamente nunca se encontrou pessoalmente com Meishu-Sama...
Aliás, acho que nenhum de nós se encontrou com Meishu-Sama em pessoa, não é mesmo? Afinal, todos nós nos tornamos membros depois de sua ascensão, em 1955.
Mesmo eu, nascendo no Japão, nunca me encontrei pessoalmente com Meishu-Sama, nem recebi Johrei direto d’Ele.
Mas, mesmo assim, Meishu-Sama mudou a minha vida e a vida de todos nós. Seja através do Johrei, seja através de seus ensinamentos.
E mais do que isso, todos nós podemos estender a mão e transmitir a Luz Divina, levando a força de Salvação a outras pessoas.
Da mesma forma, elas levarão a Luz a outras, que levarão a outras, assim formando uma corrente de salvação que vem alcançando o mundo inteiro, ultrapassando os limites de tempo e espaço.
Uma corrente de salvação formada por pessoas que nunca se encontraram pessoalmente com Meishu-Sama! Isso não é incrível?
Isso significa que Meishu-Sama salva pessoas e as utiliza como seu instrumento para salvar outras pessoas. E essa não seria a principal característica do Salvador da Humanidade, o Messias esperado?
Ter esse nível de convicção, e reconhecer o Poder do Messias em Meishu-Sama, é o caminho mais fácil para se tornar um verdadeiro instrumento na construção do Paraíso Terrestre.
Quando levantamos a mão do Johrei para alguém, nós, mesmo sendo pessoas comuns, estamos realizando a ação de Messias que Meishu-Sama nos outorgou.
Porque a mão que ministra o Johrei não é só nossa, é a mão de Meishu-Sama que, ligado a nós, irradia a Luz Divina às outras pessoas, levando-as ao caminho da felicidade.
Vamos então estender a mão de Meishu-Sama a todas as pessoas?
Muito obrigado e boas festas a todos!

Culto Mensal de Agradecimento - Dezembro de 2008

Culto Mensal de Agradecimento
07 de dezembro de 2008
Rev. Hidenari Hayashi

Bom dia a todos!
Os senhores estão passando bem?
Apesar de durante o culto ter elevado meu pensamento a Deus e a Meishu-Sama, lembrando as vítimas das chuvas que assolaram vários estados, principalmente Santa Catarina, agora gostaria de, junto com os senhores, oferecer um minuto de silêncio para fazer Prática do Sonen de Encaminhamento a Meishu-Sama, dos antepassados de todos os que estão sofrendo com essa calamidade, para que sejam purificados e salvos.
Muito obrigado!
Compadecida com o sofrimento dos desabrigados, a Fundação Mokiti Okada se uniu aos movimentos de ajuda humanitária às vítimas das enchentes, recebendo e encaminhando as doações às autoridades responsáveis.
Sabemos que não é fácil suportar uma purificação severa como essa. Milhares de pessoas perderam tudo o que possuíam. Muitos perderam, além dos bens, familiares queridos. E mesmo aqueles moradores que não foram vítimas diretas dessa calamidade, estão sofrendo ou sofrerão por algum tempo, as suas consequências, porque levará tempo até que os locais afetados sejam reconstruídos.
É um momento doloroso que nos leva a fazer muitas reflexões.
A primeira reflexão é sobre as palavras de Kyoshu-Sama na ocasião do grande Tsunami que arrasou principalmente o sudeste asiático:
“Sinto que eu também sou um elemento que origina as causas das catástrofes naturais, sofra ou não diretamente suas conseqüências. E como tal, reflito sobre minha própria postura e ao mesmo tempo suplico por perdão.”
Ou seja, o que está acontecendo com aquelas pessoas, não está relacionado só a elas. A origem desses sofrimentos também está no sonen de cada um de nós: que sonen estamos fazendo no nosso dia-a-dia? Será que isso não está influenciando indiretamente no clima daquela região?
A segunda reflexão é sobre outra palavra de Kyoshu-Sama que disse:
“Mesmo em se tratando da purificação de um só indivíduo, ela se relaciona intimamente com a purificação da humanidade e do globo terrestre.”
Isso quer dizer que a purificação deles está relacionada com a purificação de toda humanidade, inclusive a nossa. Por isso não podemos nos esquecer de agradecê-los por eles estarem redimindo as nossas máculas e de nossos antepassados também.
A última reflexão é sobre a orientação que recebemos no culto do mes passado, do reverendíssimo Watanabe.
Ele relatou a mudança que houve numa famíla quando os pais passaram a descobrir os pontos positivos trazidos pela purificação do filho. Aquela era uma purificação de doença em uma só família, mas, como a verdade é uma só, esse exemplo também é válido para outros tipos de sofrimento.
Isto é, como Deus está no comando de tudo, até nas grandes calamidades existem presentes ou graças de Deus que devemos descobrir e agradecer.
Eu me lembro de uma senhora que vi na televisão dizendo: “Mesmo perdendo tudo, graças a Deus, todos meus familiares foram salvos.”
Essa senhora conseguiu descobrir um grande ponto positivo para agradecer e espero que descubra ainda muitos outros.
Na história recente, muitos são os exemplos de como uma cidade ou um país cresceu e se desenvolveu depois de uma grande calamidade. Uns levando menos tempo, outros levando mais tempo, isso já aconteceu nos quatro cantos do mundo.
Por isso, tenho certeza que depois de enfrentar esse grande desafio, a população de Santa Catarina alcançará grande desenvolvimento material e espiritual.
Bem, agora há pouco, tivemos a apresentação da maravilhosa experiência de fé da senhora Rejane de Almeida, que mostrou a força de salvação do Messias.
Ela afirmou que graças ao Johrei e à prática do sonen de encaminhamento, ela conseguiu eliminar a depressão e a tristeza geradas pela sua doença no fígado, o que a fez redescobrir o Paraíso que existe dentro dela. Meus parabéns!
Este é o último Culto de Agradecimento do ano de 2008. Este ano passou depressa, não é?
Parece que a cada ano que passa, o relógio do tempo gira mais rápido... É como se Deus tivesse pressa em fazer a Transição dentro de cada um de nós, para construir logo o Paraíso Terrestre...
Muitas empresas e organizações utilizam o mês de dezembro para fazer o balanço de suas atividades, contabilizando tudo o que ganhou ou perdeu, o que cresceu ou encolheu, durante o ano que está terminando. Fazendo esse balanço, fica mais fácil saber o que deve fazer no ano que se iniciará em janeiro, para crescer e se desenvolver ainda mais, a fim de beneficiar quem participa de suas atividades e a toda a sociedade da qual a organização faz parte.
Penso que todos nós devemos fazer o mesmo. Não só individualmente, mas também reunindo toda a sua família, para fazer o balanço como se fosse uma empresa... Por exemplo, lembrar como estava a vida e a situação de cada um em janeiro deste ano e como está agora, depois de quase doze meses: Quem será que cresceu? Ou quem será que encolheu?
Se pensar no tamanho físico, fica fácil saber, não é? Sabemos que as crianças e os jovens crescem. E dizem os pesquisadores que a partir de certa idade, nós começamos a encolher...
Mas se pensar na dimensão espiritual, todos podem crescer infinitamente, não é mesmo? Embora todos possam encolher espiritualmente também...
Mas, como os senhores passaram este ano de 2008 servindo à Obra de Deus e Meishu-Sama na construção do Paraíso Terrestre, posso dizer com certeza que ninguém encolheu, todos cresceram! Lógico que uns mais, outros menos, mas todos cresceram, de acordo com o empenho de cada um.
E a grande força que vem nos ajudando a crescer, são as valiosas explicações dos ensinamentos de Meishu-Sama que temos recebido de Kyoshu-Sama e do Presidente Mundial, o Reverendíssimo Watanabe.
Essas orientações vêm nos ajudando a compreender e reconhecer a extraordinária grandiosidade de Meishu-Sama, o Messias há séculos tão aguardado pela humanidade.
Graças a Meishu-Sama, agora compreendemos que temos uma Partícula do Deus Criador do Universo dentro de cada um de nós! E como a nossa Partícula Divina se liga com o Paraíso onde fomos criados, temos também o Paraíso dentro de nós!
Por isso, não somos simples pecadores, um dia comparados a ovelhas desgarradas, mas somos Filhos de Deus, amados por Ele e também, Seus representantes na construção do Reino dos Céus nesta Terra!
Agora também compreendemos que somos representantes de todos os nossos antepassados nessa sagrada obra de construção.
E além de nos ensinar o que é o ser humano e a sua missão, Meishu-Sama nos ensinou a maneira correta de viver para sermos verdadeiramente saudáveis, prósperos e pacíficos, para podermos cumprir essa missão. Por essa razão, Ele nos ensinou a prática do Johrei, da Agricultura e da Alimentação Natural e do Belo, que são as Tres Colunas da Salvação capazes de criar um estilo de vida paradisíaco, como é o desejo do Criador para toda a humanidade.
Além disso tudo, como toda prática depende do pensamento e do sentimento com que é feita, recebemos a orientação de como manter o Sonen correto, em nosso dia-a-dia, através da Prática do Sonen baseada nas orientações de Kyoshu-Sama.
Por isso, posso afirmar com certeza, que todos os que procuraram avançar ao longo desse ano nessas práticas, não só cresceram espiritualmente, como também cultivaram o estilo de vida que traz a Felicidade, ensinado por Meishu-Sama.
Por outro lado, posso também afirmar, que aqueles que só pensaram em si ou mantiveram uma fé mesquinha, um Sonen pequeno que só pensa no bem de si próprio ou na satisfação de suas conveniências, não cresceram ou talvez até encolheram em 2008... Ainda bem que terão a chance de se esforçar dobrado no ano de 2009, para alcançar quem cresceu...
Dentro de poucos dias estaremos realizando o Culto do Natalício de Meishu-Sama aqui no Solo Sagrado e em todas as unidades de Johrei Center do país.
Neste dia festivo, em que comemoramos o nascimento de Meishu-Sama neste mundo, vamos ter a oportunidade de levar o nosso agradecimento ao Messias por todas as graças e aprimoramentos que recebemos, não só nós, como a nossa família, ao longo desse ano.
Para nos facilitar relembrar o que vamos agradecer a Meishu-Sama, a Igreja oferece um formulário onde podemos escrever o que de mais importante recebemos neste ano de 2008. Lógico que só dá para escrever os pontos principais, porque se formos escrever tudo que queremos agradecer a Meishu-Sama, não caberia numa simples folha de papel...

Muito obrigado e boa missão a todos!

Culto às Almas dos Antepassados

Culto às Almas dos Antepassados
02 de novembro de 2008
Revmo. Tetsuo Watanabe

Bom dia a todos!
Os senhores estão passando bem?
Agora há pouco realizamos o culto aos antepassados com uma elevada atmosfera de harmonia e serenidade.
Acredito que eles estão muito felizes por estarem sendo sempre lembrados através da prática do sonen, e podendo assim, servir na Obra Divina junto com todos os senhores.
Hoje, está fazendo exatamente três anos desde que apresentei aqui, pela primeira vez, a Prática do Sonen. Os senhores estão lembrados?
Depois disso, falei sobre a Prática do sonen de gratidão, mecanismo da salvação e vários outros pontos para ajudar a praticar os dois ensinamentos básicos de Meishu-Sama.
Também falei sobre a importância da compreensão sobre a purificação, explicando que ela é amor de Deus, e por isso, mesmo nas purificações mais severas, se conseguirmos agradecê-las, conseguiremos ganhar os 100% do Amor de Deus.
E os senhores, já estão conseguindo agradecer nas horas difíceis de purificação e dificuldades?
Outro dia, lá no Japão, veio um jovem casal para pedir orientação.
Eles têm 3 filhos pequenos, sendo que o caçula de 4 anos de idade vem sofrendo com eczema há mais de um ano!
No começo eram poucas feridas, mas pouco a pouco, foi se agravando cada vez mais, e ultimamente, ele vive acamado, sem consegir andar.
Como eles são jovens bem dedicados, além de ministrar Johrei no filho, vinham fazendo a Prática do Sonen e servindo com o donativo, procurando encaminhar outras pessoas, mas não havia melhoras visíveis na purificação do filho.
Nesse dia eles me perguntaram: reverendo, será que esta purificação do meu filho ainda vai demorar muito tempo?
Eu respondi:
“Na verdade, eu não sei quanto tempo vai durar. Se fosse para purificar só o menino, talvez poderia resolver em poucos meses, mas como está redimindo as máculas de muitos antepassados, e também está servindo na evolução espiritual de seus familiares, não sei se vai durar 1 ano, 3 anos, 5 anos, ou mais...
Eu entendo muito bem como vocês sofrem com essa purificação: não conseguem dormir direito à noite, nem conseguem dar atenção aos outros familiares, sempre vivem amarrados nessa purificação... é muito doloroso, não é?
Mas Kyoshu-Sama orientou uma coisa que acho que será útil a vocês.
Ele disse que quando Deus nos faz experimentar uma situação de destruição, Ele está nos treinando para que reconheçamos a obra de construção que Ele está realizando ali.
Por isso, eu acho que por trás dessa purificação, tem muitos presentes que Deus já preparou e que vocês ainda não conseguiram descobrir.
Vocês já perceberam todos os pontos negativos dessa purificação, não é? Por isso, hoje quero pedir uma coisa a vocês: procurem descobrir quais são os pontos positivos, as coisas boas que essa purificação está trazendo para vocês.
E cada vez que descobrirem um ponto positivo, quero que agradeçam de coração por essa manifestação do amor de Deus.”
Depois de três meses, a mãe do menino me ligou e eu logo perguntei:
- Como está seu filho?
- Reverendo, ele ainda está purificando. Mas eu só estou ligando para agradecer pela sua orientação. Porque eu consegui realmente descobrir muitos pontos positivos através dessa purificação.
Perguntei: Ah é? Então me diga o que descobriu.
Aí ela respondeu:
Pensando bem, nunca ministrei tanto Johrei como hoje estou ministrando... E ministrando assim, consegui perceber o verdadeiro valor do Johrei que Meishu-Sama nos deu.
E também, consegui ler bastante Ensinamento de Meishu-Sama e por isso, consegui entender muitas coisas que antes não entendia.
E sobre as orientações de Kyoshu-Sama, antes eu não estudava, só lia uma vez e pronto... mas agora eu leio várias vezes suas palestras e descobri muitas coisas importantes.
Graças à essa purificação, meus filhos mais velhos passaram a cuidar do seu irmãozinho com mais carinho e começaram a se preocupar até com as outras pessoas, coisa que não faziam tanto assim.
E até o caçula, mesmo cheio de feridas, se alguém estiver passando mal perto dele, ele estende a mão mesmo com dificuldade, querendo ministrar o Johrei...
E eu, como ministro de 5 a 6 horas de Johrei por dia nele, coçando suas costas para dormir, ganhei uma paciência que não tinha tanto. Até me tornei mais tolerante com as outras pessoas.
Graças a essa purificação de meu filho, nós começamos a nos preocupar com os alimentos, passando a usar mais produtos naturais.
Além disso tudo, com a prática do sonen, passei a dar mais importância aos nossos antepassados, sentindo que eles vivem junto conosco, pois antes, eu só lembrava deles em dias especias.
E como entendi que os antepassados estão sendo salvos através de meu filho, já não fico ansiosa para que esta purificação termine logo, mas sim, que pode durar o tempo que for necessário, de acordo com a vontade de Deus.
Também nunca agradeci a Deus com tanto sentimento como hoje. Realmente estou sentindo gratidão do fundo do meu coração, pois agora eu sinto que somos muito amados por Deus.
No final, ela ainda falou bem claro: “Hoje reverendo, fico arrepiada só de pensar como eu estaria se meu filho não tivesse tido essa purificação...”
Então eu disse: Meus parabéns! Que bom que você está pensando assim! Estou muito feliz por você ter conseguido descobrir tantos presentes que Deus tinha preparado para todos vocês.
E quando vocês conseguirem pegar todos os presentes de Deus, quem sabe, a própria purificação pode mudar seu aspecto.
Essa experiência foi muito interessante, os senhores não acham? Realmente, quando se descobre o lado positivo de uma purificação, fica mais fácil agradecer de coração, não é?
Na verdade, eles conseguiram deixar de ver a purificação como uma crise, e passaram a enxergá-la como uma oportunidade de crescer, para ganhar verdadeira fé.
E também, eu acho que esse menino com apenas 4 anos, está ganhando o maior tesouro para sua vida, que é a formação espiritualista e altruísta através da sua purificação.
Ultimamente, eu sinto que graças às orientações de Kyoshu-Sama, estamos conseguindo compreender mais profundamente os ensinamentos de Meishu-Sama.
Por exemplo, tem gente que vive pensando: Onde está Deus? Onde fica o Mundo Espiritual? Onde estão os nossos antepassados?
Meishu-Sama ensinou que todos nós temos a partícula divina e somos a soma de milhares de antepassados.
Por isso, Kyoshu-Sama vem explicando que tudo está dentro de nós: Deus, mundo espiritual, antepassados, inclusive o Paraíso que queremos construir.
E se acreditarmos que o paraíso está dentro de nós, fica mais fácil participar da construção do Paraíso Terrestre, porque Meishu-Sama ensinou que onde se reúnem seres humanos paradisíacos, ali se estabelece o Paraíso Terrestre.
Mas, então por que o paraíso que existe dentro de nós não aparece facilmente? Por que não conseguimos nos tornar homens paradisíacos?
A resposta já sabemos, pois aprendemos que é por causa das nuvens espirituais que encobrem o paraíso que está na nossa alma, não é?
Podemos dizer então que a construção do paraíso, começa na eliminação dessas nuvens espirituais.
Para isso, basta seguir a Meishu-Sama, como nosso modelo de homem paradisíaco.
No ensinamento que ouvimos hoje, ele mesmo disse assim:
Acredito que meu maior objetivo – o Paraíso Terrestre – estará concretizado quando meu estado de espírito encontrar ressonância e expansão no coração de todos os homens.
Para que isso aconteça, precisamos ter as mesmas características de Meishu-Sama, para poder concretizar a sua vontade na Obra Divina.
Se a gente conseguir praticar o que Meishu-Sama nos ensinou, ministrando Johrei, dedicando, encaminhando as pessoas ao caminho da felicidade, fazendo a prática do sonen, o sonen de gratidão, mecanismo da salvação, e ainda, acreditando que existe o paraíso na nossa alma, um dia nós poderemos tornar homens paradisíacos.
E ainda, dedicando junto com os nossos antepassados, eles também, no Mundo espiritual, poderão se tornar homens paradisíacos.
Com essa prática, conseguiremos formar os descendentes como nossos sucessores da verdadeira fé.
Isto que é, a construção do Paraíso Terrestre que precisa desenvolver como a nossa missão.
Será que deu para entender bem?
Kyoshu-Sama está sempre orando para que a vontade do Messias Meishu-Sama, torne-se a nossa vontade e que Suas bençãos estejam sempre presentes na vida de cada um.
Muito obrigado e boa missão a todos!

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

1-SHINSENKYO-SOLO SAGRADO DE HAKONE-TERRA DIVINA;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CONFLITO);
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;