Como assistir aos vídeos.

Para assistir aos vídeos, desligue ou ponha em pausa Canções para navegar, que se encontra logo abaixo.

CANÇÕES PARA NAVEGAR






SOLO SAGRADO DE HAKONE - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE ATAMI - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE KYOTO - JAPÃO

Seguindo o exemplo da natureza, onde tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Mokiti Okada (1882-1955), também conhecido como Meishu-Sama, iniciou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama (que em português significa "Senhor da Luz") era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens.

MAPA DE ACESSO AO KANI JOHREI CENTER


sábado, 17 de março de 2007

Culto Mensal de Agradecimento - março de 2007

Culto Mensal de Agradecimento
Revmo. Tetsuo Watanabe
04 de março de 2007
Ensinamento do Mês: O HOMEM DEPENDE DO SEU PENSAMENTO


Bom dia a todos!

Mais uma vez, estou tendo a permissão de participar do Culto no Solo Sagrado de Guarapiranga, o que me deixa muito feliz por estar aqui, junto de todos os senhores.

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar os novos ministros que vão receber o certificado logo após o Culto.

Como o reverendo Hayashi disse há pouco, no mês de janeiro estive na Tailândia.

Fiquei impressionado porque lá na Tailânda reuniram 25 mil membros e missionários e todos eles disseram que estão fazendo a prática do sonen e estão recebendo muitas graças diariamente.

Nessa ocasião eu transmiti uma orientação dada por Kyoshu-Sama: “Como encaminhar nosso sentimento de gratidão a Deus e a Meishu-Sama”.

Essa é “prática do sonen de gratidão” que é um complemento da “prática do sonen” que todos já vêm fazendo.

Há mais de um ano, conforme orientação de Kyoshu-Sama, aprendemos a fazer a prática do sonen, reconhecendo que temos a partícula divina e que somos representantes de Deus. Que somos a soma de nossos antepassados e que somos também representantes deles. Por isso, eles enviam suas mensagens através dos nossos sentimentos.

Depois aprendemos como encaminhar os sofrimentos dos antepassados ao nosso Salvador, Meishu-Sama, para purificar e salvar.

Aprendemos também que, como temos a partícula divina e somos representantes de Deus, temos que pensar sempre: “Que a vontade de Meishu-Sama, se concretize aqui, e que eu seja utilizado como seu instrumento!”

Bem, agora gostaria de acrescentar mais uma parte: o encaminhamento do sentimento de alegria e gratidão dos nossos antepassados a Deus e a Meishu-Sama. Porque, na verdade, não temos só antepassados que estão sofrendo... temos também antepassados que estão salvos e felizes. Temos que encaminhar essa alegria e gratidão a Meishu-Sama.

Será que estamos encaminhando sempre nossa gratidão a Meishu-Sama?

Muitos pensam que estão agradecendo, porque falam toda hora:

- Graças a Deus... Graças a Deus...

Mas onde está esse Deus? Aquele que está lá longe, no céu? Não, Deus não existe só no céu, não... Deus está bem perto de nós. Foi Deus quem criou o Universo, e também deu vida a tudo que está ao nosso redor: o ar, o sol, a água, a nossa comida, animais, vegetais, a flor que encontramos, e também, as pessoas que convivem conosco. Inclusive nós mesmos...

Por isso, Deus está em todas as coisas. Para encaminhar nossa gratidão a Deus, em primeiro lugar, é preciso agradecer todas as coisas que estão ao nosso redor. Por exemplo, será que as pessoas agradecem a água que bebem? Deus está atuando nela também. Devemos agradecer a Deus através da água. Diga: “Obrigado!” para água. Mas não diga em voz alta na frente de outras pessoas, senão vão pensar que você não está bem da cabeça... Mas fale com sentimento. A gratidão à água se liga a Deus.

Não basta agradecer a Deus só na frente do altar. Em qualquer momento, tudo que vier para você, deve agradecer a Deus.

Hoje foi lido o ensinamento O homem depende do seu pensamento, ou seja o Homem depende do seu sonen, que é a soma da razão, com sentimento e vontade.

Todo mundo já sabe de cor esse ensinamento: Gratidão gera gratidão, Lamúria gera lamúria...

Então, os senhores já pensaram em qual é o ponto vital deste ensinamento? Para mim, é o trecho “quem vive agradecendo, torna-se feliz” isso significa estar SEMPRE agradecendo. Meishu-Sama não disse para agradecer “de vez em quando”. Tem que agradecer sempre, em qualquer circunstância, em qualquer momento, para qualquer coisa.

Quando estamos em purificação, oramos a Deus, não é? Se recebermos a graça como a gente quer, logicamente conseguimos agradecer facilmente. Entretanto, quando vem o resultado contrário, o que acontece?

Tem gente que pensa:

- Estou recebendo bastante Johrei, estou dedicando, fazendo muitas orações, todos os dias... Por que Deus não atende ao meu pedido?

E se a purificação se prolongar por muito tempo, essas pessoas acabam perdendo as esperanças e abandonam a fé, até achando que Deus não existe.

Durante a vida, todos nós passamos por inúmeras provações. Sei também que tem coisas difíceis que não dá para agradecer de imediato. Mas mesmo assim, é muito importante procurar agradecer.

Se conseguir continuar agradecendo, no futuro, um dia, poderá dizer:

- Graças àquela purificação que passei naquela época, minha alma foi fortalecida, pude me elevar, conheci o verdadeiro amor de Deus e ganhei a felicidade!

Quando as pessoas me olham, acham que sou feliz, e não tenho nenhuma preocupação. Talvez pensem que eu sempre andei por um caminho cheio de flor... Mas para chegar onde estou agora, tive que passar por vários momentos difíceis, e cheguei até a sentir que minha alma estava sendo espremida de tanta dor.

O que vou contar agora, muitos pioneiros viveram aquela época, e por isso sabem o que passei. Em meados da década de 70, depois de ter formado mais de 15 mil membros no Rio de Janeiro e ter dedicado de corpo e alma na Obra Divina, exatamente naquela época, perdi meu querido filho que tinha apenas 4 anos de idade.

Eu fiquei arrasado... Porque, dois anos antes, eu já havia perdido minha filha e agora perdi também meu filho...

Minha sensação era de que tudo que havia construído até aquele momento, havia desmoronado.

Nesse estado de espírito, liguei para meu pai e disse:

- Papai, o senhor perdeu seu neto...

E meu pai me disse: - Puxa, sinto muito... Eu também já perdi três filhos. Por isso compreendo o que você está passando. Mas com isso, você ganhou verdadeira qualificação de ministro que compreende a dor dos membros e nunca mais vai julgar quem sofre com grandes purificações, por falta de fé e de dedicação. Estas palavras ficaram gravadas em meu coração. Refletindo profundamente sobre mim mesmo, pensei:

- Será que até hoje, eu entendia o sofrimento das pessoas, de verdade? E será que eu não julgava as pessoas que passavam por forte purificação, achando que era por falta de fé ou por falta de dedicação?

Assim eu compreendi que aquilo foi realmente um grande aprimoramento para mim.

Seis meses depois, tive outro forte aprimoramento: quando viajei ao Japão, logo que cheguei no aeroporto, recebi a notícia de que, num acidente rodoviário, de uma vez só, havia perdido três ministros que eram como meu braço direito, que amava tanto como se fossem meus filhos. De novo, sofri bastante... chorei, chorei muito... Por mais que eu tentasse, eu não conseguia preencher o vazio que se abriu dentro de mim.

E pensava:

- Por que tinha que acontecer isso comigo? Assim, fui perseguido por mim mesmo, com o sentimento de culpa:

- Se eu tivesse orientado de outra forma, talvez eles não precisariam ter sofrido esse acidente... Dias depois, quando estava na estação de trem de Atami, inesperadamente me encontrei com a Terceira Líder Espiritual, na época era a Kyoshu-Sama, que estava esperando o mesmo trem que eu.

Ela me disse:

- Vamos viajar juntos, né? Quando entramos no trem, ela me convidou para sentar na sua frente. Então, Kyoshu-Sama me consolou dizendo: - Eu sinto muito... Eu fiquei muito sensibilizada pelo que você passou nesses dias. Sinto muito, viu? Dentro de um tempo tão curto, você perdeu quatro pessoas muito importantes para você... Foi muito difícil, não foi? Porém, por mais difícil que tenha sido, eu acho que esse acontecimento possui um profundo significado. Essas quatro pessoas estavam determinadas a se tornarem quatro colunas essenciais que vão sustentar a grandiosa Obra de construção da casa de Deus que você iniciará a partir de agora. Por isso, elas voltaram para o mundo espiritual para preparar essa construção, cumprindo assim, sua missão.

Nesse momento, um raio de luz entrou no meu coração, tirando o sentimento de culpa que estava guardado dentro de mim. Eu percebi como é difícil imaginar a grandiosidade do plano de Deus através da pequenina percepção do Homem.

Desde então, eu procuro encarar todas as coisas que parecem ruim, como Vontade de Deus para meu crescimento e fortalecimento espiritual. Talvez muitas pessoas pensem: - Por que precisa crescer tanto, sempre?

Eu respondo:

- É porque a missão do homem é buscar seu crescimento para, cada vez mais, ser útil na construção do Paraíso Terrestre, que é o Plano de Deus para a humanidade. Todo mundo quer crescer, mas não quer sofrer...

Mas quem quer crescer, precisa desafiar seu próprio limite. Quem não desafia, não cresce. Se não crescer, não vem a felicidade que deseja.

Muitos atletas desafiam seu limite. Quando treina sofre muito, mas quando se torna craque, se sente realizado, e pensa: “como foi bom desafiar...”

Outro dia, no Japão, uma senhora veio me pedir orientação, dizendo que era maltratada pela sogra e já não conseguia mais conviver com ela. Por mais que ela se esforçasse, a sogra sempre resmungava dizendo que a comida estava ruim, que só fazia comida que não combinava com idosos, que não limpava a casa direito, e que nem sabia dobrar direito, a roupa lavada. Além disso, a sogra sempre se fazia de vítima na frente do marido. Isso é que mais a machucava. Essa senhora tentou conversar com o marido, mas ele respondia:

- Eu volto cansado do trabalho e não quero escutar suas reclamações! Minha mãe já tem muita idade, por isso quem tem que cuidar dela e da casa, é você. Você que é a responsável! Procure fazer as coisas direito como ela quer...

- demonstrando não estar muito interessado no assunto. Por fim, ela disse que já estava cansada de tudo aquilo e queria saber a minha opinião sobre a sua vontade de se divorciar.

Então eu respondi a ela, assim:

- Sempre que enfrentamos situações difíceis ou pessoas que nos fazem sofrer, devemos aproveitar essa oportunidade para o nosso crescimento. Que tal pensar que Meishu-Sama está desejando que você seja uma pessoa mais forte, com uma fé fortalecida e que confia no grande amor de Deus, e por isso está dando a oportunidade de se elevar e se fortalecer através da sua sogra?

Continuei:

- Como Meishu-Sama está sempre observando, procure se esforçar para agradecer do fundo do coração, pensando que por trás da sua sogra, estão os antepassados, Meishu-Sama e a Vontade de Deus. Por isso, cada vez que ela implicar, então agradeça com sorriso, dizendo: Muito obrigada pela sua preciosa observação! Vou procurar corrigir! Desafie seu limite...

E conclui:

- Sei que é difícil agradecer à sogra, mas é fácil de agradecer a Meishu-Sama que está atrás dela. E quando achar que sua sogra deixou de ser chata, nesse momento, pode crer: significa que ganhou de Meishu-Sama o diploma de conclusão de mais uma etapa do seu crescimento. Muitas pessoas dizem que não conseguem ver Deus atrás da sogra... Mas não pode ser assim, não! Na verdade, Deus existe por trás de todas as pessoas.

Mas isso não acontece só entre sogra e nora. Acontece em todos os tipos de relacionamento humano: entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos, ministros e membros, membro com membro... Gostaria que todos aproveitassem essa maneira de pensar e praticar.

O maior pecado do ser humano é ignorar a existência de Deus. Quando não aceita as adversidades da vida, como amor de Deus, significa que está ignorando a Sua existência. Porque Deus está no comando de tudo.

Como podem ver, o caminho para resolver os problemas é encarar tudo com sentimento de gratidão a Deus. Assim como a verdadeira tolerância significa tolerar o que é intolerável, a verdadeira gratidão significa agradecer o que é difícil de ser agradecido.

Muitos que pensam que crêem em Deus, acham que só as coisas boas e positivas, é que vêm de Deus. As coisas negativas que acontecem na vida, vêm de Satanás ou são castigos de Deus. Como eles pensam que Deus está de um lado e Satanás do outro, acabam colocando Deus e Satanás no mesmo nível. Mas Meishu-Sama nos ensinou que Deus está acima de Satanás, porque foi Ele quem o criou. Por isso Deus utiliza o Mal para fazer crescer o Bem. Assim, não existe “isso veio de Deus e aquilo veio de Satanás”, porque TUDO VEM DE DEUS!

Muitas pessoas guardam dentro de si, algum tipo de ressentimento, mágoa, rancor, até ódio, causado por alguém... Isso alimenta um círculo vicioso de sofrimento e insatisfação: quanto mais sofre, mais reclama; quanto mais reclama, mais sofre...

Pode ser que essas pessoas até estejam se esforçando para perdoar quem causou esse sofrimento, pensando que o perdão é o ato mais nobre, achando que se conseguir perdoar, resolve tudo... Mas eu digo: querer perdoar não adianta, porque não se liga a Deus. É preciso agradecer a Deus que está por trás dessas pessoas que estão sendo utilizadas para o crescimento de cada um.

Uma vez conseguindo agradecer, conseguirá eliminar esses sentimentos negativos, com certeza. Por isso a gratidão é o único caminho para solucionar esse tipo de problema.

Agindo assim, entramos no círculo virtuoso: Quanto mais agradece, mais consegue crescer; E quanto mais cresce, mais consegue agradecer.

Por isso, com a prática do sonen de gratidão, dá para conseguir reconhecer que somos vivificados por Deus, e que Deus está no comando de tudo.

Kyoshu-Sama disse que essa prática é o ponto de partida e o ponto mais elevado e mais profundo da fé. Como somos humanos, feitos de carne e osso, é difícil passar a agradecer sempre, de uma hora para outra. Mas precisamos treinar sempre, sabendo que este é o caminho para alcançarmos a felicidade e nos tornarmos verdadeiros espiritualistas possuidores de uma fé inabalável.

Então, vamos fazer a prática do sonen de gratidão?

Muito obrigado e boa missão a todos!

Nenhum comentário:

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

1-SHINSENKYO-SOLO SAGRADO DE HAKONE-TERRA DIVINA;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CONFLITO);
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;