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SOLO SAGRADO DE HAKONE - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE ATAMI - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE KYOTO - JAPÃO

Seguindo o exemplo da natureza, onde tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Mokiti Okada (1882-1955), também conhecido como Meishu-Sama, iniciou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama (que em português significa "Senhor da Luz") era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens.

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quarta-feira, 7 de março de 2007

CULTO ÀS ALMAS DOS ANTEPASSADOS, ATAMI - JAPÃO


Minhas sinceras felicitações pelo Culto aos Antepassados.É com profundo respeito que lhes digo que o único e Supremo Deus está vivo. Este Deus Supremo outorgou a Meishu-Sama o Seu próprio espírito e, através dele, nos revelou a Sua Vontade. Meishu- Sama, obedecendo a esta vontade, renasceu como nosso salvador, ao qual foi atribuída a personalidade divina, e vem, em união com Deus, até hoje, desenvolvendo vigorosamente, sem a mínima interrupção, a Obra Divina, transpondo as dimensões do presente, do passado e do futuro. Como um de nós que, originariamente, estava unido a Meishu-Sama por um profundo elo, e que está sendo formado para se unir novamente a Ele, agradeci, juntamente com todos os senhores, a permissão de estar participando deste Culto aos Antepassados e orei, louvando e venerando a Obra de Deus. Estou profundamente agradecido a todos os senhores que, com um grande sonho, oferecem sua sincera dedicação na construção do Solo Sagrado de Heiankyo (Kyoto), cuja conformação está ficando cada vez mais bonita e reconfortante. Ao mesmo tempo, não consigo deixar de desejar que nos tornemos pessoas capazes de corresponder à bênção de termos um local que nos faça recordar o sagrado lugar de paz e tranqüilidade que existe dentro de cada um de nós. Hoje, também estou feliz pois temos a presença de muitos membros vindos do exterior, o que mostra que, em vários lugares do mundo, as pessoas estão desenvolvendo suas atividades com grande fervor. Acredito que todos estão se esforçando no servir, nessa nova etapa da Obra Divina, cheios de esperança. Estou certo de que principalmente os senhores, ministros e membros, unidos sob a liderança do presidente Watanabe, estão se empenhando em cultivar uma fé que não menospreza a existência de Deus, através da Prática do Sonen, atividade perfeitamente consubstanciada na Lei da Precedência do Espírito sobre a Matéria. Os senhores estão reconhecendo o poder da consciência humana, e quão grande é o poder de influência do Sonen. E, ao invés de ficarem discutindo isso como um mero conhecimento, estão se esforçando em procurar conduzir o sonen de acordo com a Vontade Divina, e de gerar o sonen concretamente como forma de praticar os Ensinamentos. Este fervor me deixa realmente emocionado. A forma com que cada um dos senhores lida com seus sentimentos está se tornando um grande aprendizado e motivação, para mim.Através dessa prática muitas pessoas estão tendo inúmeras comprovações, ou seja, recebendo muitas graças, e a emoção delas chega até mim, quando leio seus relatos. Ao mesmo tempo, sou forçado a pensar sobre qual é o significado da ocorrência de tantas graças. Eu sinto que nós, seres humanos, temos a tendência de agradecer principalmente por aquilo que nos é conveniente, ou que é melhor para nós, interpretando essas coisas como graças ou milagres. No entanto, originalmente, essas comprovações acontecem para a conveniência de Deus, e não para a conveniência do homem. Eu acredito que os milagres acontecem para que Deus possa revelar a si próprio, neste plano terrestre. Eu penso que Deus está nos guiando através dos milagres para que nós possamos acreditar mais nele e consigamos nos aproximar mais um pouco que seja da Sua Vontade.Sem nos esquecermos disso, devemos nos perguntar se conseguiríamos acreditar em Deus mesmo sem receber graças. Se, ainda assim, conseguirmos agradecer humildemente à Vontade de Deus, creio que teremos os nossos próprios sentimentos revigorados. Gostaria muito que ficassem atentos diante de uma graça recebida, para não serem tomados de vaidade pela sua fé, e isso, mais tarde, trazer arrependimentos.Eu sinto que a Prática do Sonen, na qual os senhores estão se empenhando atualmente, está sendo possível graças ao grande amor e atuação de Meishu-Sama. Na condição de ser humano, não é nada fácil conseguir pensar que nos foi entregue uma partícula do espírito de Deus, e que existimos para sermos representantes d’Ele. Mesmo assim, a vontade de Deus é que estejamos sempre refletindo, com toda a nossa sinceridade, sobre o que é ser Seu representante. Ao mesmo tempo, quando analisamos o fato de nos ter sido atribuído um corpo material, veremos que estamos unidos a todos os elementos da Natureza, e que somos a somatória dos nossos antepassados. Por isso, mesmo achando que somos nós que estamos pensando, temos, dentro do nosso pensamento, a influência de todas as coisas da Natureza, bem como a influência do pensamento de inúmeras pessoas, a começar pelo dos nossos antepassados. Porém, é muito difícil para nós reconhecer que tudo isto são mensagens importantes, confiadas por Meishu- Sama, e que somente nós podemos assumí-las. Principalmente em relação às falhas a que fomos impostos, é muito difícil descobrí-las por nós mesmos. Isto não seria porque a nossa auto-consciência está “programada” para nos diferenciarmos das outras pessoas e nos justificarmos e, com isso, querer descartar qualquer pensamento incômodo ou desfavorável, como se ele não tivesse relação nenhuma conosco? Eu, particularmente, ficava utilizando a reflexão como uma forma de dissimular e, mesmo sentindo remorso, deixava de lado, esperando que o tempo resolvesse tudo e me fizesse esquecer. Assim, eu deixava uma mensagem importante se perder. Quando estamos presunçosos na fé, fica mais difícil admitir que estávamos menosprezando a existência de Deus, ou que estávamos dando mais valor ao reconhecimento das pessoas à nossa volta, em vez de estarmos procurando ser do agrado de Deus. Ainda mais quando se trata de entregar esse sentimento a Deus, creio que não é uma tarefa fácil. Mas, na verdade, o que nós somos agora não seria o resultado dessa vida de alternância entre o bem e o mal, que nossos antepassados levaram? Assim, se não conseguirmos aceitar dentro do nosso sentimento todo este bem e mal, e não conseguirmos entregar isso a Deus, como iremos encaminhar nossos antepassados ao caminho da salvação? Quando dizemos que entregamos algo nas mãos de Meishu-Sama, precisamos interrogar a nós mesmos se não estamos fazendo isso esperando um resultado conveniente para nós. Será que, agindo assim, não estamos tentando ocultar as nossas falhas? Precisamos perguntar a nós mesmos se estamos acreditando que Meishu-Sama continua vivo, e se Lhe estamos entregando algo com a certeza de estarmos na posição de pessoas unidas com Ele. Também devemos questionar, mais do que tudo, se não estamos nos esquecendo de que estamos na posição de fazer essa entrega a Meishu-Sama tendo no nosso coração o Paraíso, como o mundo da salvação e do renascimento.Em sua generosidade, nosso Mestre perdoa este Sonen falho e egoísta que possuímos, apoiando-nos mais do que o suficiente, permitindo que nos lapidemos através da Prática do Sonen. Portanto, devemos cultivar um sentimento que consiga agradecer pelo Seu grandioso amor e atuação. Por isso, precisamos nos policiar muito para que, quando virmos a melhora da situação à nossa volta, ou a melhora de nosso estado físico, não achemos que isso se deu graças ao nosso pensamento, ou porque compreendemos algo. Além disso, acreditar que Meishu-Sama esteja aprovando você, que acha que conseguiu ter esse pensamento por si mesmo, é fazer pouco caso de Deus.Precisa estar claro para nós que, se Meishu-Sama, objetivando nos formar e unir a Ele, não se manifestar em nós, querendo nos ensinar, jamais conseguiremos ter esses pensamentos. Quanto mais nos empenhamos, mais corremos o risco de servir com as nossas próprias forças e, também, de ficarmos presunçosos, achando que tivemos um determinado pensamento por canta própria. Gostaria de alertar para não cairmos nessa armadilha. Assim, quando somos tomados de alegria por termos recebido uma graça, achando que a conseguimos por termos compreendido o sentimento de Meishu-Sama, devemos nos esforçar, não esquecendo a humildade de reconhecer que quem nos leva a sentir é Meishu-Sama, pois, assim, estaremos fortalecendo cada vez mais o nosso elo com Ele. Como nosso Mestre está objetivando nos unir em um só corpo com Ele, assim como na respiração, devemos desejar verdadeiramente recebê-lo dentro de nós e, a cada instante, a cada momento, nos tornarmos uma folha de papel em branco. Se conseguirmos acreditar, de todo coração, que Meishu- Sama está querendo nos mostrar alguma coisa, ao se manifestar dentro de nós, e ao buscarmos o que Ele quer nos transmitir, iremos despertar para o sentimento de Meishu-Sama e para a essência de seus Ensinamentos, tornando-se possível compreendê-los gradualmente. Acredito que, de uma forma ou de outra, Meishu-Sama está permitindo que, através das inúmeras experiências que acontecem, possamos treinar o nosso coração. A nossa visão sobre as coisas e o nosso campo de raciocínio são estreitos e limitados. Melhor do que entregar para Meishu-Sama, na qualidade de indivíduo, o nosso coração repleto de desejos e sofrimentos, para que Ele faça algo por nós, devemos reconhecer que os vários sentimentos que ocorrem dentro do nosso coração devem ser direcionados às atividades de salvação de toda a humanidade, nos voltarmos para Meishu-Sama, e, na posição de quem tem a qualidade de pessoas unidas a Ele, nós o deixaríamos contente se, com toda a coragem, disséssemos: “Gostaria de ser utilizado juntamente com meu pai, minha mãe e meus antepassados, e as muitas outras pessoas que existem dentro de mim, em prol da concretização do vosso sentimento”. Eu mesmo sinto que preciso, no meu cotidiano, cultivar um sentimento capaz de me fazer pensar desta forma, com naturalidade. Não podemos esquecer que esta posição “formalmente reconhecida” de pessoas unidas a Meishu-Sama, a que me referi agora, é a nossa verdadeira essência, ou seja, o nosso verdadeiro eu. A Prática do Sonen, ou seja, a forma como devemos utilizar a força do Sonen que cada um recebeu é o grande tema da tarefa atribuída a toda humanidade. O caminho que devemos tomar, através desta prática, não é o de nos tornarmos pessoas bem vistas pelos outros, muito menos para aumentarmos nosso valor pessoal ou, ainda, para nos vangloriarmos da correção da forma como agimos com Deus. O caminho que temos de percorrer é praticamente o oposto a este. Ele não é outro senão o de buscar saber o quanto somos imperfeitos, perante Deus e, embora seja difícil, devemos procurar saber o que Ele deseja, e como nos tornarmos filhos que Lhe dêem alegria. Não seria para isso que nós estamos sendo unidos novamente a Meishu-Sama, e nos esforçando, buscando nos tornarmos representantes de Deus, no verdadeiro sentido? Não estaríamos, ao mesmo tempo em que nascemos como “filhos do homem”, através de nossos pais, que fazem parte da Obra de criação do Supremo Deus, independentemente do corpo material, buscando morar no Paraíso como filhos de Deus Supremo, que conquistaram a vida eterna?Como está expresso no salmo “Enquanto estivermos neste mundo, precisamos saber quem é o pai da nossa vida eterna”, gostaria que todos sentissem o espírito de Meishu-Sama impregnado neste salmo, e aprendessem com ele. Realizamos hoje o Culto aos Antepassados. Aproveitando o ensejo, gostaria de analisar como estamos compreendendo sobre nossos pais e demais antepassados, que já faleceram. Será que possuímos o firme pensamento de que nossos antepassados continuam vivos? Como eles já não estão mais nesta dimensão, onde possuíam um corpo físico, será que não estaríamos considerando que eles estão mortos? No entanto, a consciência deles não estaria evoluindo continuamente, como elemento altamente concentrado, sem se extinguir, e bem junto a nós? A consciência e o código genético dos antepassados estão unidos dentro de nós e, embora estejam permitindo a nossa existência, por não conseguirmos ver a sua figura em forma de corpo físico, não pensamos neles como vivos, e o nosso coração tende a tê-los como mortos. Será que, diante de uma pessoa prestes a encerrar sua missão neste mundo material, não estaríamos vendo esse fato como o fim de sua vida? No pensamento das pessoas em geral, o funeral, a celebração de finados, cultos de aniversário de falecimento, além de outras formas de sufrágio, são realizados para os mortos. Será que deveríamos deixar o nosso Sonen sofrer a influência desta maneira de raciocinar? Meishu-Sama nos ensinou que a vida do ser humano é eterna. Ele escreveu os seguintes poemas: “O homem que tem consciência da eternidade da vida é um verdadeiro homem” e “Salvar todos os seres vivos é ensinar o caminho da vida eterna”. Através destes poemas, não estaria Ele querendo nos mostrar como é importante saber que a vida do ser humano é eterna, e que somos salvos quando temos a consciência de que a vida evolui eternamente? Mesmo assim, vim persistindo na minha costumeira maneira de pensar, mantendo fixamente a imagem sobre a morte que possuía até hoje. Vivi até o presente sem ter noção de que deixei os meus antepassados presos no estado de morte, uma vez que eu também fui levado pelo redemoinho do mundo do sonen de toda a humanidade, cujos antepassados morreram sem ter tido conhecimento da vida eterna. O Supremo Deus é a própria vida. E, se Ele permite que todas as criaturas a que deu vida, em todas as dimensões, mantenham a vida, se eu fui contra este principio da criação, e considerei os falecidos como existências que não estão mais vivas, é certo que cometi uma grande insolência contra o Supremo Deus. Mesmo com relação aos meus antepassados, pelo fato de eu ter conduzido o meu sentimento desta maneira, acabei por fechar o caminho da salvação deles, o que é algo do que não tenho como me desculpar. Encarando meus antepassados como mortos, não terei o que argumentar quando o Supremo Deus olhar para mim, que sou a soma de milhares deles, e me disser: “Você parece um morto vivo”. O que precisamos fazer, então? Para que nós e nossos antepassados nos tornemos existências vivas, precisamos acreditar no Deus Supremo, que vive eternamente, e criar um Sonen para nos relacionarmos com esses assuntos. Com a geração desse tipo de Sonen, a nossa autoconsciência, que herdamos de nossos antepassados, se interligará com a consciência original do Supremo Deus, e, fundindo-se com esta última, provocará uma mudança estrutural molecular até mesmo na dimensão denominada “mundo espiritual”, nos tornando capazes de crescer dentro do eterno plano de evolução. Para corresponder a esta bênção, precisamos dedicar para que o maior número de antepassados possa ser envolvido pelo sentimento de Meishu-Sama, que vive intensamente até hoje, aprofundando nosso relacionamento com Ele.Precisamos corrigir constantemente o nosso sentimento, e ter o firme Sonen de que “os meus antepassados não estão mortos, eles estão vivos dentro de mim com toda intensidade”, ou, ainda, que, “muitos dos meus antepassados se encontram em estado de consciência adormecida, neste momento. Por isso, quero que eles sejam despertados pela Grande Luz do Deus Supremo, para poderem crescer e se tornarem uma existência ativa, junto comigo”. É necessário descobrir Meishu-Sama dentro de nós, e, criar o hábito de entregar as manifestações de nossos antepassados para Ele, pedindo que una nossos antepassados a nós como existências vivas. Ou seja, nós, que vivemos juntos com nossos antepassados, precisamos evoluir ao ponto de preencher o nosso interior com o alimento da vida. Então, por que é possível, para nós, sermos utilizados nesta Obra? Não seria porque, antes de nós nascermos e os nossos antepassados terem nascido com um corpo físico neste mundo, já não teríamos sido preparados no mundo divino, onde Meishu-Sama se encontra, para fazermos parte desta Obra de salvação e ressurreição? Não seria, também, porque nós teríamos recebido, juntamente com Meishu-Sama, o sopro da vida do Supremo Deus? Enquanto estamos neste mundo, nós acabamos nos esquecendo da preciosa respiração da vida, que nos mantêm vivos. Meishu-Sama ainda permanece vivo. Vamos, nós também, nos tornar pessoas com vida ativa. Vamos relembrar, agora, que um dia já vivemos junto com Meishu-Sama, vamos voltar a esse mundo, ou seja, ao ponto inicial da Criação, e praticar uma respiração viva que seja capaz de nos ressuscitar. Chegou uma nova manhã. Vamos despertar, através do brilho da grande Luz Divina, deste longo período em que estivemos adormecidos. Há 75 anos, em 15 de junho de 1931, Meishu-Sama recebeu, no monte Nokoguiri, a revelação da Transição da Era da Noite para a Era do Dia. Vamos, neste momento, com o forte desejo de relembrar essa revelação divina, respirar o ar renovado desta nova manhã. Vamos nos aperfeiçoar para que, em colaboração mútua, antepassados e nós, possamos manifestar a Obra que permite a ressurreição e a revitalização do mundo. Por fim, estarei orando para que todos possam desenvolver suas dedicações nesta nova fase, com alegria e ajuda mútua, a partir do Culto aos Antepassados de hoje, e para que, através dos senhores, as bênçãos e a ilimitada Luz da salvação do Supremo Deus possam chegar a toda a humanidade e a todas as criaturas. Encerro minhas palavras louvando a Deus, em nome de Meishu-Sama, e expressando a Eles a minha gratidão.


4º Líder Espiritual da IMM,

Yoiti Okada.

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26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

1-SHINSENKYO-SOLO SAGRADO DE HAKONE-TERRA DIVINA;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CONFLITO);
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;