Como assistir aos vídeos.

Para assistir aos vídeos, desligue ou ponha em pausa Canções para navegar, que se encontra logo abaixo.

CANÇÕES PARA NAVEGAR






SOLO SAGRADO DE HAKONE - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE ATAMI - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE KYOTO - JAPÃO

Seguindo o exemplo da natureza, onde tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Mokiti Okada (1882-1955), também conhecido como Meishu-Sama, iniciou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama (que em português significa "Senhor da Luz") era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens.

MAPA DE ACESSO AO KANI JOHREI CENTER


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Culto Mensal de Agradecimento - 1 de Fevereiro de 2009


Culto Mensal de Agradecimento

Solo Sagrado de Guarapiranga

Rev. Rubens Manzalli
1 de Fevereiro de 2009

Bom dia a todos!

Em virtude da viagem do presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Rev. Hidenari Hayashi, ao Solo Sagrado do Japão, fui incumbido de representá-lo na celebração deste culto.

Durante a oração, unindo nossas preces, expressamos nossa gratidão a Deus e a Meishu-Sama, conforme diz um trecho da oração do Culto Mensal que foi dirigida a Deus no início desta cerimônia: “Reunindo-nos à Vossa Presença, depositamos as oferendas para manifestar, do fundo do coração o nosso sentimento de gratidão pelas constantes bênçãos e proteção que nos tendes concedido”

Hoje, junto com os senhores, gostaria de refletir sobre alguns pontos da mensagem de Ano Novo que recebemos do Presidente Mundial Revmo. Tetsuo Watanabe.

Apesar de ela já ter sido transmitida no Culto de janeiro aqui no Solo Sagrado e em todos os Johrei Centers, o importante é estudarmos, tanto os Ensinamentos como as orientações, repetidas vezes, não apenas com os olhos, mas com o coração, para descobrirmos por trás de cada palavra, qual o ponto que devemos mudar para o nosso aprimoramento e crescimento.

Mas antes, quero agradecer e felicitar a jovem Caren pelo emocionante relato de sua experiência de fé.

Tenha certeza de que sua experiência vai ajudar milhares de pessoas, não só do Brasil como também de outros países, a ganharem ainda maior convicção no Johrei, na prática do sonen, e em Meishu-Sama como Messias.

Certa vez, o Revmo. Watanabe nos orientou: “As graças e os milagres que recebemos não são só para nós, mas sim para serem compartilhados com o maior número possível de pessoas no sentido de mostrar a grandeza e o poder de salvação do Messias.”

Além disso, as experiências de fé representam a cristalização da prática dos Ensinamentos e das orientações.

Para quem não crê no que Meishu-Sama ensina, é óbvio que qualquer purificação se torna motivo para vacilar. Mas essa jovem demonstrou confiança absoluta em Meishu-Sama. E para quem tem a proteção de Meishu-Sama, a purificação, seja de doença, de pobreza ou conflito, se torna diferente.

No relato da experiência de fé da Caren, ficou bem claro que ela tomou a firme decisão de persistir com o Johrei e a Prática do Sonen até o fim do processo de sua purificação procurando ao mesmo tempo, mudar o seu interior.

Pensando bem, não deve ter sido fácil uma jovem ficar com o rosto todo rachado, com muitas cascas e eliminando pus e sangue durante tanto tempo.

Podemos associar a determinação que ela teve no auge da sua purificação com um importante ponto da mensagem do Presidente Mundial onde ele assim se expressa:

“Deus está sempre observando nosso esforço. Quando a força humana chega ao seu limite, Ele ouve a oração impregnada na prática do Sonen e manifesta sua força. Sua Luz, então, verterá tanto no coração da pessoa que está sendo assistida, como no coração da pessoa que está prestando a assistência, conduzindo ao caminho que leva ao Paraiso”.

Esse trecho da mensagem nos leva a refletir que a persistência e o esforço cabem a nós, e o resultado cabe a Deus. Ou seja, para quem faz o máximo, Deus concede o que lhe falta.

Ressaltamos também um outro ponto muito importante de sua mensagem: “A prática do sonen só se completa com a prática do amor altruísta”

Ele orienta para que, durante este ano, todos os messiânicos pratiquem o amor altruísta na própria família criando assim o lar paradisíaco.

Nesse ponto não devemos nos esquecer que o amor altruísta está mais ligado às atitudes do que apenas aos sentimentos.

Para enaltecer a importância de criar o Paraíso no lar, o Revmo. Watanabe se referiu ao Ensinamento que Meishu-Sama proferiu no Culto de Fundação da Igreja no dia 1º. de janeiro de 1935. Esse ensinamento recebeu o título de “A construção do mundo da Grandiosa Luz.”

Nele Meishu-Sama explicou qual o caminho para construção do Paraiso Terrestre, assim afirmando:

“O mundo é formado por países, constituídos pelo conjunto de seres humanos; os países são constituídos de cidades, bairros e vilas; estes são compostos de famílias. E as famílias, de indivíduos. Assim, em primeiro lugar é preciso que o indivíduo seja salvo. Se o lar é o modelo do mundo, este estará salvo quando o lar se tornar o Paraiso e se salvar.”

Mas existe a pergunta: “Como devemos ser e o que devemos fazer para praticar o altruísmo na própria família e criar esse ambiente paradisíaco?”

No Ensinamento “Segredo da Felicidade” que ouvimos há pouco, Meishu-Sama deu vários exemplos importantes. Dentre eles vou citar apenas duas orientações que são muito importantes, tanto para as esposas como para os maridos, onde ele ensina: “ Que a esposa estimule o marido a trabalhar para o bem-estar da sociedade.”

Nesse ponto Meishu-Sama está orientando para que elas incentivem seus maridos a servir através de práticas altruístas. Ou seja, motivando-os para que sintam que é importante ser útil ao próximo e à sociedade.

Meishu-Sama ensina também: “Que o marido dê alegrias a esposa mostrando se gentil com ela e inspirando-lhe confiança.”

Todas essas práticas não são difíceis, se a gente lembrar delas no dia-a-dia.

Diz ainda o Revmo. Watanabe que devemos nos tornar um “pequeno modelo”, um ser humano que acredita que o paraíso existe dentro de si e consegue manifestá-lo através de atos e palavras condizentes com a Verdade, o Bem e o Belo.

E complementa dizendo: “Tornar-se uma pessoa assim, é a atividade mais importante e a de maior poder de convencimento para transmitir a vontade de Meishu-Sama e transformar em paraíso o lar, a comunidade, a sociedade, a nação e o mundo.”

Essa parte da mensagem nos leva a pensar: “No desempenho de nossas tarefas no dia-a-dia, quantas vezes lembramos dessa atividade tão importante que é tornar a si próprio um pequeno modelo - Protótipo do paraíso, onde quer que esteja?”

Talvez este seja o exercício mais difícil do que outros, e por isso, vamos todos nos empenhar ao máximo para colocar em prática estas orientações.

Encerro minhas palavras desejando uma boa missão a todos.

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

1-SHINSENKYO-SOLO SAGRADO DE HAKONE-TERRA DIVINA;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CONFLITO);
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;