Como assistir aos vídeos.

Para assistir aos vídeos, desligue ou ponha em pausa Canções para navegar, que se encontra logo abaixo.

CANÇÕES PARA NAVEGAR






SOLO SAGRADO DE HAKONE - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE ATAMI - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE KYOTO - JAPÃO

Seguindo o exemplo da natureza, onde tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Mokiti Okada (1882-1955), também conhecido como Meishu-Sama, iniciou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama (que em português significa "Senhor da Luz") era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens.

MAPA DE ACESSO AO KANI JOHREI CENTER


domingo, 25 de janeiro de 2009

Culto de Ano Novo e de Comemoração da Fundação da IMM

Solo Sagrado de Guarapiranga

Rev. Hidenari Hayashi
4 de Janeiro de 2009

Feliz ano novo a todos!

Minhas congratulações pelo Culto de Ano Novo de 2009, e Culto comemorativo da Fundação da Igreja Messiânica Mundial.

No dia 1º de janeiro de 1935, Meishu-Sama realizou a cerimônia de Fundação da nossa Igreja, no Japão, dando início à grande Obra de Salvação, com base no Johrei e nos Ensinamentos da Verdade.

E hoje, estamos aqui, como seus discípulos, celebrando esta data, e renovando o compromisso de levar adiante a Obra de Meishu-Sama, estudando e seguindo as orientações de Kyoshu-Sama.

Assim, gostaria de ler aos senhores, a mensagem de Ano Novo enviada pelo presidente mundial da Igreja, reverendíssimo Tetsuo Watanabe, a todos os messiânicos do mundo inteiro.

Feliz Ano Novo a todos!

Juntamente com todos os senhores, quero expressar toda a minha gratidão por podermos iniciar mais um ano com o sentimento sereno, sob a proteção de Deus e Meishu-Sama, envoltos pela oração da Terceira Líder Espiritual e guiados pelas orientações de Kyoshu-Sama.

Gostaria, também, de agradecer, do fundo do meu coração, a sincera dedicação de todos os messiânicos durante o ano que findou. Espero poder contar com o empenho de todos, também neste ano que se inicia.
Há um salmo de Meishu-Sama em que Ele afirma:

“Até mesmo o grandioso Plano de Deus teve início através de um pequeno modelo”

Na saudação de Ano Novo de 2008, eu fiz esta referência:

“Objetivando a construção do Paraíso Terrestre, gostaria que todos procedessem à mudança do seu sentimento, que é “o pequeno modelo” que poderá concretizar a Vontade de Deus e o sentimento de Meishu-Sama”.

Através das inúmeras experiências de fé enviadas durante o ano passado ao Solo Sagrado, pude comprovar que muitas pessoas têm se empenhado para realizar isso concretamente, através da Prática do Sonen. Gostaria de agradecer do fundo do meu coração.

Nem é necessário mencionar que este “pequeno modelo” diz respeito ao ser humano que crê que o Paraíso existe dentro de si e consegue manifestar isso, através de atos e palavras condizentes com a Verdade, o Bem e o Belo.

Tornar-se uma pessoa assim é a atividade mais importante e a de maior poder de convencimento para transmitirmos a Vontade de Meishu-Sama, e transformar o lar, a comunidade, a sociedade, a nação e o mundo em Paraíso.

Outro ponto essencial na “Prática do Sonen” é que ela só se torna completa com o amor altruísta. O importante, portanto, é enriquecer cada vez mais nosso coração, confirmando esse amor através de atividades altruístas de amar e de cuidar de alguém.

A Prática do Sonen é uma atividade que transforma nosso sentimento em um sentimento paradi­síaco através do encaminhamento dos nossos antepassados, para serem salvos por Meishu-Sama. Ela pode ser considerada a base para todos os métodos de salvação; contudo, ao mesmo tempo, ela engloba todos os métodos, ou seja, a prática do altruísmo também é uma “Prática do Sonen”.

Nidai-Sama fez a seguinte referência, mostrando-nos que o esforço humano é indispensável na atividade de salvação:

“Persistentemente o homem deve empenhar-se ao máximo e, mesmo assim, se as coisas não correrem bem, infalivelmente, Deus lhe concederá graças. No entanto, se a pessoa tiver essa expectativa desde o início e for displicente, Deus irá ignorá-la.”

Agindo conforme diz o provérbio “Fazer tudo que for humanamente possível e aguardar a Providência Divina”, todas as pessoas se esforçam para adquirir a felicidade aceitando, escutando e acompanhando pessoas com sinceridade e amor.

Deus está observando nosso esforço. Quando a força do homem chega ao seu limite, Ele ouve a oração impregnada na “Prática do Sonen” e manifesta Sua força. Sua Luz, então, verterá tanto no coração da pessoa que está sendo assistida como no da pessoa que está prestando a assistência, conduzindo-as ao caminho que leva ao Paraíso.

Quando a “Prática do Sonen” for realizada acompanhada do amor altruísta, a graça divina terá uma dimensão ainda maior.

Durante este ano de 2009, gostaria que todos os messiânicos realizassem a “Prática do Sonen”, que se completa com o amor altruísta na própria família, que é a menor célula de uma sociedade. Ou seja, a “Prática do Sonen” é uma atividade que visa a transformação simultânea do sentimento do indivíduo e da família em Paraíso, e isto não é algo difícil de realizar.

Meishu-Sama nos orienta em Seu Ensinamento:

“Que a esposa estimule o marido a trabalhar para o bem-estar da sociedade e que o marido lhe dê alegria, mostrando-se gentil com ela e inspirando-lhe confiança.

É natural que os pais amem os filhos. Mas devem fazer mais do que isso: devem cuidar do seu futuro com a máxima inteligência e eliminar atitudes autoritárias no trato com eles”.

Basta pôr em ação essa orientação através da Prática do Sonen. Nossa tarefa será descobrir como manifestar esta inteligência máxima. Creio que, se conseguirmos edificar uma fé em família, receberemos a força necessária para ultrapassar toda e qualquer adversidade. Assim, a partir das pessoas que alcançaram tal condição, e vão extendendo-a para a localidade em que vivem e para toda a sociedade, o mundo irá se transformando em Paraíso. Isto porque esse tipo de família, acredito, é a própria concretização do sentimento de Meishu-Sama, um modelo, um Ensinamento vivo.

Meishu-Sama ensinou:

“O indivíduo é salvo e se aperfeiçoa. Como é através da ampliação disto que o mundo será salvo e aperfeiçoado, primeiramente é preciso que o indivíduo seja salvo e se aperfeiçoe. Se um lar for um modelo do mundo, este será salvo conforme cada lar se transformar em paraíso e seja salvo”.

Encerro minha saudação orando para que, certificando-nos dos alicerces da nossa fé, consigamos cumprir cada etapa do processo de transformação do mundo em Paraíso, tornando 2009 um ano maravilhoso, repleto de bons frutos, sem incidentes, sendo um ano em que a Vontade de Deus e o sentimento de Meishu-Sama possam se concretizar plenamente. Muito obrigado!”

Essa foi a mensagem de ano novo do presidente mundial da Igreja, Reverendíssimo Testuo Watanabe.

Com base nessa orientação recebida, vamos nos empenhar em cultivar uma fé que liga a Meishu-Sama, o Messias, fazendo a Prática do Sonen como uma prática altruísta, sempre seguindo as preciosas orientações de Kyoshu-Sama.

Muito obrigado e boa missão a todos!

ENSINAMENTO DO MÊS - Janeiro/2009

Doutrina da Igreja Messiânica Mundial




Nós, messiânicos, cremos em Deus, Criador do Universo. Cremos que, desde o início da Criação, Deus objetivou estabelecer o Céu na Terra e tem atuado continuamente para a concretização desse objetivo. Com tal propósito, fez do ser humano o Seu instrumento para servir ao bem-estar da humanidade, condicionando a ele todas as demais criaturas e coisas. Cremos, portanto, que a história humana do passado constitui estágios preparatórios, degraus para se alcançar o Céu na Terra. Para cada época, Deus envia o Seu mensageiro e as religiões necessárias, cada qual com sua missão.

Cremos que, no presente, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, Deus enviou o Mestre Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, com a suprema missão de realizar o Seu sagrado objetivo de salvar toda a humanidade. Por conseguinte, visando à concretização do Mundo Ideal, de eterna paz, perfeitamente consubstanciado na Verdade-Bem-Belo, empenhamo-nos em fazer sempre o melhor, erradicando a doença, a pobreza e o conflito, as três grandes desgraças que assolam este mundo.

Meishu-Sama em 11 de março de 1950

Extraído do Livro Alicerce do Paraíso, vol. 1

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Experiência de Fé - Culto do Natalício/2008


Nome: SONIA MARIA ALMEIDA DA ROCHA SILVA
Área: Rio de Janeiro
Johrei Center Melo Matos




Bom dia a todos!
Meu nome é Sonia Maria Almeida da Rocha Silva e pertenço ao Johrei Center Melo Matos, da área Rio de Janeiro.
Sofri durante cinco anos com depressão profunda, depois de uma queda brutal no padrão de vida da família, causada pela falência nos negócios.
Meu marido ficou dependente do álcool, nosso casamento chegou ao fim, e mergulhei em grandes dificuldades financeiras, obrigada a morar em um kitnet com meus três filhos.
Além da depressão e da falência financeira eu sofria de insônia. Sem sono, eu passava as madrugadas fazendo comida, lavando roupa e fazendo faxina. Quando o corpo atingia a exaustão, dormia algumas horas de dia, trocando o dia pela noite.
Desde os 10 anos de idade, sofria de constante prisão de ventre, e meu intestino só funcionava com o uso de laxantes.
Tinha também, rachaduras e feridas nas costas de minha mão direita, que minavam sangue e pus havia cinco anos, e os exames não conseguiam diagnosticar a origem.
Vivia triste e cabisbaixa, sem auto-estima.
Em março de 2006, na rua, uma senhora se aproximou me oferecendo uma flor. Estava muito sofrida e magoada, mas fiquei sensibilizada com seu gesto, e imediatamente aceitei o convite para conhecer o Johrei Center.
Fui recebida pelo ministro, que me ouviu pacientemente. Em meio às lágrimas, disse a ele que queria sair do inferno, encontrar Deus no meu coração e ser feliz.
Ele me conduziu ao Altar, orou comigo, me ensinou a fazer a Prática do Sonen, e em seguida me encaminhou para receber Johrei. Assumi naquele momento o compromisso de receber Johrei assiduamente.
Já no primeiro dia de recebimento de Johrei, pela primeira vez em cinco anos, consegui dormir bem durante toda uma noite. Muito feliz, passei a freqüentar o Johrei Center diariamente
Seguindo ainda as orientações, fazia a leitura de no mínimo cinco Ensinamentos de Meishu-Sama por dia, e dedicava na limpeza do Johrei Center. Também fazia diariamente a Prática do Sonen, acompanhada da oferta do donativo.
Com apenas uma semana, já não sentia mais depressão nem insônia, o intestino voltou a funcionar normalmente e as feridas da mão desapareceram. Todos os membros e freqüentadores notaram a transformação que se operou em mim, pois me tornei uma pessoa feliz. Minha auto-estima voltou, e me senti acordando de novo para a vida. Os vizinhos diziam: “nossa! Você viu o passarinho verde?”
Durante um mês recebi mais de setenta Johrei. Meu filho recebeu uma promoção no emprego, aumentando nossa renda. Desde então, consegui começar a prática do donativo mensal, e sempre separava primeiro a oferta de gratidão.
Dias depois, meu pai que mora em Belém, espontaneamente me ofereceu uma ajuda financeira, o que me permitiu vir a Guarapiranga em abril de 2006, e materializar meu donativo.
Além disso, também minha filha mais nova recebeu a graça de ganhar sua passagem para Guarapiranga, e aqui, durante o Culto, me emocionei até as lágrimas diante de tanta paz e beleza.
Pouco a pouco, fui vencendo as dificuldades, todos os dias já tinha algo para agradecer, e retribuía intensificando o recebimento de Johrei e as dedicações.
Comecei a sentir necessidade de ministrar o Johrei, e encaminhar outras pessoas, como forma de expressar minha gratidão a Meishu-Sama. Perguntei ao ministro: “como devo fazer?” e ele me orientou a me tornar messiânica, e a contar minha história a outras pessoas.
Assim, tive a permissão de me tornar membro em maio de 2006, me sentindo uma pessoa extremamente feliz. Passei a relatar a todos os familiares e amigos, a minha experiência ao conhecer o poder de Meishu-Sama através do Johrei e de Seus Ensinamentos.
Dessa forma, tive a permissão de encaminhar duas pessoas que se tornaram membros. Meu pai e duas irmãs que moram em Belém, também já estão freqüentando a Igreja Messiânica, encaminhados através de meus depoimentos.
Continuei me empenhando nas dedicações, e em dezembro de 2007 recebi três grandes presentes de Meishu-Sama.
Uma amiga me ofereceu seu apartamento de três quartos, já mobiliado e vazio há oito anos, pelo mesmo aluguel que eu pagava pelo kitnet. Esse apartamento fica perto da casa de minha filha casada, e da escola da caçula, além de ser próximo ao Johrei Center.
Meu filho ingressou na Fé Messiânica, expressando quão grande é sua gratidão pelos milagres do Johrei que se manifestaram em mim. Além disso, antes de se tornar membro, ele sofria com dívidas, porém após a outorga, recebeu como prêmio da empresa em que trabalha, uma quantia que lhe permitiu quitar seus compromissos.
E também, minha filha mais nova foi aprovada no exame do ensino médio, num colégio conceituado que ela muito desejava ingressar.
Por ter sido uma das melhores alunas na escola anterior, ela recebeu da Prefeitura um prêmio no valor de quatro salários mínimos e também materializou sua gratidão.
Atualmente, minha vida é só felicidade. Minha família que estava em total desequilíbrio, hoje é um Lar de Luz. Eu e meus filhos temos bom relacionamento com meu ex-marido e inclusive vamos passar o Natal todos juntos.
Seguindo fielmente os Ensinamentos e as orientações recebidas, compreendi o valor da obediência, e aprendi a agradecer a Deus pelas purificações, pois elas eliminam nossas máculas e nos tornam felizes.
Durante 2008, tive a permissão de encaminhar mais dois novos membros, e estou levando a luz do Johrei a outras 10 pessoas, sem deixar de distribuir também “Uma Flor para um Mundo Melhor”, pois foi através dela que reencontrei o Paraíso.
Sou imensamente grata a Deus e a Meishu-Sama e aos nossos Antepassados, por tudo que estou recebendo.
E hoje é um dia muito feliz para mim, pois estou tendo a permissão de compartilhar com os senhores minha experiência de fé, exatamente no dia em que comemoramos o Natalício de Meishu-Sama que, para mim, é o Messias, o Salvador, pois Ele mudou a minha vida e a de toda a minha família.
Muito obrigada Meishu-Sama!!!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DA FÉ

Através da Luz de Meishu-Sama,
o Paraíso
voltou a se manifestar em mim


Bom dia a todos!
Meu nome é Rejane de Almeida,
sou de Curitiba e freqüento o Johrei
Center Portão.
É uma grande alegria estar neste Solo
Sagrado, relatando meu testemunho sobre o quanto
eu estava sofrendo devido a uma doença que me
consumia dia a dia. Minha situação antes de conhecer
a Igreja Messiânica era de risco.
No início de 2004, além da tristeza e da depressão
que sentia na alma, tinha dores horríveis e dormia
muito mal sem posição para repousar por causa da
minha barriga, que inchava muito. Apesar de não me
alimentar direito, meu peso aumentou 24 quilos, em
alguns meses. Sentia-me desanimada, era revoltada e,
às vezes, não conseguia realizar as tarefas domésticas.
Passei por vários médicos e, depois de muitos exames
específicos feitos em clínicas particulares por indicação
de especialistas, em setembro de 2004, o médico
me deu o diagnóstico: “Seu fígado está comprometido
com um problema crônico. Esse tipo de doença antecede a cirrose
hepática e, pelo seu histórico, pode ser hereditário.” Essa patologia
é muito comum em dependentes químicos e para
os médicos é considerada incurável.
O médico perguntou se eu bebia e ficou espantado
quando respondi que não gostava nem do cheiro de
bebida alcoólica. Ele fez um histórico de minha vida.
Fiquei desesperada. Ele tentou me acalmar, dizendo
que eu não precisava me sentir culpada, já que se
tratava de uma doença que provém de outra geração.
Quis saber, com todos os detalhes, em que estágio
da doença eu estava. O especialista disse que não havia
remédio nem tratamento e que meu quadro clínico
já estava muito avançado. Ele explicou: “Seu fígado
está como se a senhora tivesse tomado bebida alcoólica diariamente
durante mais de quinze anos. Está quatro vezes maior do
que o normal”.
Fiquei indignada ao receber essa notícia e quis saber
quanto tempo de vida ainda me restava. Ele respondeu
que, se eu tivesse o máximo de cuidado com a
alimentação, ingerindo apenas legumes e verduras,
na hipótese mais otimista eu viveria no máximo uns
dez anos. Ainda segundo o médico, o único esforço
que eu poderia fazer seria ir ao mercado.
Ao tomar conhecimento do que se passava comigo,
entrei em depressão, prostrei-me numa cama e
resolvi esperar pela minha morte, sem ânimo nem
vontade de me alimentar. Na época, pesava uns 80
quilos. Como vomitava bastante, e tudo o que comia
não chegava a ser digerido, pois era eliminado poucos
minutos depois, perdi 24 quilos. Porém, minha barriga
continuou inchada e com a aparência de uma gestante
de nove meses. Quem não me conhecia, perguntava
para quando era o bebê.
Minha maior preocupação era com meus filhos,
que já apresentavam os mesmos sintomas que eu. Meu
caçula, aos 16 anos, teve uma crise de fígado e foi internado.
Cheguei a pensar que iria perdê-lo. Minha
filha mais velha, de 29 anos, chegou a ser várias vezes
internada de emergência, com fortes dores no fígado e
vomitando muito. Meu filho do meio, com 28 anos, já
se queixava de dores no fígado, também.
Em maio de 2008, vendo minha situação, uma
amiga, que é membro da Igreja Messiânica, me convidou
para conhecer o Johrei Center. Estava tão desiludida
e sem esperanças, com tantos sofrimentos, que já
havia recusado vários convites para conhecer outras
religiões. Entretanto, desta vez, aceitei de imediato e
fiquei ansiosa para ver o que aconteceria, pois sempre
tive muita fé. Porém, o que eu não podia imaginar, era
o quanto o Messias Meishu-Sama mudaria minha vida,
para melhor.
Ao pisar no Johrei Center, senti uma profunda paz,
que não sentia há vários anos. Quando recebi o primeiro
Johrei, desabei em lágrimas. Continuando a
recebê-lo, fui melhorando cada dia mais e mais. Com
a orientação do ministro, aprendi a fazer a “Prática
do Sonen”. Foi assim que fui relembrando que essa
mesma “doença no fígado” primeiro levou meu pai, a
quem tanto amava e ainda amo. Ele faleceu em março
de 1999. Depois, em agosto de 2006, ocorreu a morte
do meu único irmão, também de cirrose. Além deles,
vários tios por parte de pai faleceram também por
causa de doenças relacionadas ao fígado.
Comecei a fazer a “Prática do Sonen” todas as noites
antes de dormir, encaminhando a Meishu-Sama
os meus antepassados que se manifestavam em mim
e em meus filhos, através dessa doença. Com os estudos
dos Ensinamentos, aprendi o significado da purificação,
como o sofrimento de nossos antepassados se
manifesta em nós também e como encaminhá-los para
Meishu-Sama, para serem purificados e salvos.
Para minha surpresa, e acima de todas as expectativas,
com apenas uma semana, meu organismo passou
a funcionar melhor, inclusive a digestão. Minha
barriga desinchou, e as dores desapareceram, como
um grande milagre! Aquela depressão e tristeza que
me deixavam num quarto escuro prostrada na cama,
simplesmente acabaram e deram lugar à vontade de
viver e de ser feliz finalmente.
Através da Luz de Meishu-Sama, o Paraíso voltou
a se manifestar em mim. Quando me dei conta, um
mês depois já me sentia viva, com ânimo e prazer de
viver, e tinha o desejo de fazer o próximo feliz, conhecendo
a verdadeira Luz Divina. Meus filhos, também,
não sentiram mais aqueles sintomas horríveis. Recebendo
as aulas sobre os Princípios Messiânicos, entendi
o que é o amor ao próximo e me senti muito mais
calma e aliviada.
Passei a conversar mais com as pessoas, pois meu
desejo era de levar todas ao Johrei Center. Comecei a
fazer o trabalho de casa com gosto, e a auto-estima
voltou. Através das muitas mudanças que tive, experimentei
a felicidade em todos os sentidos. Ao me tornar
membro em 27 de setembro deste ano, decidi dedicar
no Johrei Center e fazer parte desta Obra Divina
de Salvação. Meus filhos e meu marido também começaram
a receber Johrei em casa.
Já ministro Johrei a nove pessoas de duas famílias
e a alguns vizinhos que, vendo as mudanças na minha
vida, estão se interessando em conhecer o Messias,
Meishu-Sama. No Johrei Center, dedico nos plantões
semanais e nos cultos matinais e vesperais. Em
apenas sete meses, já me sinto totalmente recuperada,
mais equilibrada, com mais energia e amor, e agora
sei o verdadeiro sentido da vida. Descobri que Deus
havia reservado vários presentes para mim, através
deste processo. Sou melhor hoje. Melhor do que era
antes desta purificação. Conheci o Johrei e agora posso
ser útil às pessoas, levando a Luz Divina até elas.
Agradeço aos ministros e membros do Johrei
Center o apoio para estar aqui hoje, relatando esta
experiência de fé. Renasci e redescobri o Paraíso que
existe dentro de mim, e alcancei esta felicidade graças
a Meishu-Sama que, para mim, é o Messias salvador
da humanidade.
Muito obrigada, Meishu-Sama!

Cesariana aumenta risco de asma em bebês e crianças

Os bebês nascidos por operação cesariana
têm uma propensão 80% maior de desenvolver
asma do que os nascidos por
parto normal. É o que sugere uma pesquisa realizada
na Holanda e divulgada recentemente. Quase
três mil crianças tiveram sua saúde monitorada,
ao longo do estudo, desde o nascimento até os oito
anos.
A líder do estudo, Dra. Caroline Roduit, baseada
no momento no Hospital Infantil de Zurique, na
Suíça, afirmou que a incidência de asma aumentou
muito em países industrializados, paralelamente
aos nascimentos realizados através de cesariana.
Em relação ao número total de nascimentos, o
uso desse método cresceu de 5% na década de 70
para mais de 30% em 2000. Os autores do estudo,
publicado na edição da primeira semana de dezembro
da revista especializada “Thorax”, acreditam
que a ligação entre o nascimento por cesariana
e o aumento do risco de asma podem estar atrelados
ao momento de ajustamento do sistema
imunológico, já que o parto por cesariana atrasa a
exposição do bebê a micróbios.
Segundo os pesquisadores, a associação dessa
doença com o método de nascimento é ainda maior
entre bebês com pais alérgicos, o que sugere uma
predisposição genética. As crianças cujos pais eram
alérgicos tinham uma predisposição quase três vezes
maior de serem asmáticas quando atingiam os
oito anos, em comparação a crianças com pais nãoalérgicos.
Para saber mais sobre a pesquisa que relaciona
a cesariana com a incidência de asma nas crianças,
acesse o seguinte endereço: http://thorax.bmj.com/
cgi/content/abstract/thx.2008.100875v1.

Meishu-Sama era assim...


No mês em que comemoramos o
natalício de Meishu-Sama, vamos
conhecer um pouco mais Sua
personalidade através
de depoimentos de pioneiros
que O serviram diretamente.
Os textos abaixo foram extraídos do livro
“Reminiscências sobre Meishu-Sama”.


SE A PESSOA QUER RECEBER
JOHREI, DEVE SOLICITÁ-LO

Houve uma época (1942-1943) em que minha
condição física estava tão precária que, se não recebesse
Johrei de Meishu-Sama, por ocasião dos encontros, o
sofrimento era insuportável. Contudo, como Ele estava
sempre muito ocupado, eu fazia cerimônia.
Em certa ocasião, meu sofrimento chegou a um ponto
em que não conseguia mais suportar, e acabei pedindo-
Lhe Johrei. Meishu-Sama me disse: “Era bastante penoso
olhar para você. Eu pensava comigo mesmo: ‘Hoje ele
vai pedir, hoje ele vai pedir Johrei’, mas você não pedia.
Fazer cerimônia gera mácula, sabia? Eu não posso
oferecer-lhe Johrei. O Johei deve ser ministrado quando
a pessoa o solicita. Se você não pede, eu fico em apuros!”
E continuou: “Se a questão se limitasse ao seu corpo,
não haveria tanta importância. Contudo, você não se dá
conta de que Deus está atuando através do seu corpo físico.
Caso aconteça algo e você vá para o mundo espiritual,
causará um grande transtorno a Deus. Na verdade, seu
corpo é como se fosse um cartaz da Igreja. Não há a mínima
necessidade de fazer cerimônia. Aliás, você precisa
receber Johrei, caso contrário, me trará problemas.”

O JOHREI AUMENTA A ATUAÇÃO
DO ESPÍRITO PRIMORDIAL

Certo dia, após ministrar-me Johrei, Meishu-Sama
ensinou-me o seguinte: “Quando a pessoa recebe Johrei,
a atuação do espírito primordial se revigora. Você deve
saber que, no ser humano, atuam dois espíritos: o
primordial, que é a partícula divina outorgada pelo
Criador, e o secundário, que possui natureza animal,
agregado após o nascimento. Nem é preciso ficar
ouvindo sermões enfadonhos: basta receber Johrei e o
espírito primordial começa a atuar naturalmente, a
alma é purificada, desperta na pessoa a vontade de
salvar o próximo e ela mesma torna-se feliz.”

“É COMO SE NÃO
TIVESSEM CABEÇA!”

Como eu estava bastante debilitado, em comparação
com os outros servidores, freqüentemente
solicitava Johrei a Meishu-Sama. Certo dia, Ele me
disse, sorrindo: “Quando vocês acumulam impurezas,
trazem-nas para mim e eu as removo. Por
isso, sou uma espécie de ‘faxineiro espiritual’, e ministrou-
me Johrei gentilmente, mesmo tendo uma
rotina extremamente atarefada.
Em uma outra ocasião, quando eu estava recebendo
Johrei, surpreso com a minha própria falta
de inteligência, disse a Meishu-Sama: “Minha cabeça
é muito ruim! Estou sempre dando trabalho ao senhor...”
Ele me consolou, dizendo: “Nada disso! Perceber
que tem a cabeça ruim é extraordinário! Pior
é ver os homens da atualidade, que parecem ter a
mente atrofiada. É como se não tivessem cabeça!”.
Isso me trouxe um profundo alívio.

MEISHU-SAMA CAUSOU
ADMIRAÇÃO AOS NICHOLS

Em fevereiro de 1949, quando o sr. Nichols, que
servia junto ao general Douglas MacArthur, e sua
esposa, visitaram a sede provisória de Shimizu, Meishu-
Sama falou sobre a nossa Igreja. Todavia, o sr.
Nichols não se convencia que uma energia espiritual
fosse emitida através da palma da mão.
Diante disso, Meishu-Sama disse: “Qualquer
pessoa consegue emiti-la. Nakajima, venha ministrar
Johrei!” Então, o reverendo Nakajima, pedindo
a algumas pessoas que permanecessem de pé do
outro lado de um pequeno lago, ministrou-lhes Johrei.
Algumas daquelas pessoas começaram a tossir
e a arrotar. Não só elas, mas também outras que
estavam perto das que recebiam Johrei.
O sr. Nichols ficou bastante intrigado e disse, duvidando:
“Elas estão fazendo isso intencionalmente,
não é?” Então, Meishu-Sama fez com que as pessoas
virassem de costas e pediu que o sr. Nichols desse um
sinal para que o reverendo Nakajima iniciasse o Johrei.
Quando este ergueu a mão, ocorreu a mesma coisa.
Diante do fato, o sr. Nichols ficou bastante admirado.
Meishu-Sama sorria, assistindo àquela cena.

Alimentação com energia vital


A cada dia nos defrontamos
com uma avalanche de informações sobre
qual é o hábito alimentar mais saudável.
A partir desta edição, IZUNOME passa
a divulgar trechos do livro “Alimentação
com energia vital”, publicado pela FMO,
que mostra a visão de Mokiti Okada
sobre o assunto. Aproveite.


Nós nos alimentamos para nos mantermos
vivos. Entretanto, nos deparamos
com a irônica situação de
que a alimentação, que deveria
preservar a vida, está começando a
ameaçá-la. Comparadas com o passado, as condições
alimentares melhoraram significativamente. Contudo,
a cada ano, apesar do grande progresso da medicina e
da nutrição, o número de pessoas que contraem câncer,
doenças degenerativas, neuroses etc. tem aumentado.
Uma das causas são os aditivos alimentares, de efeito
pernicioso. Mas não são só eles: podemos dizer que, fundamentalmente,
o vilão é o hábito alimentar antinatural,
criado pela civilização científica e tecnológica moderna,
de supremacia materialista. Uma opinião que vem se
alastrando é a de que o nosso hábito alimentar, contrário
à Natureza, está ameaçando nossas vidas.
Por conseguinte, a reformulação do hábito alimentar
e da visão sobre alimentação é uma exigência da época e
uma grande tarefa na qual, inevitavelmente, temos de
nos empenhar para a sobrevivência da humanidade.
Estamos numa época de fartura de alimentos, tanto
em variedade quanto em sabor, o que propicia às
pessoas a ingestão de nutrientes em excesso. Essa situação,
ao contrário do que se pensa, está encurtando
a vida. Mudar o hábito alimentar do homem contemporâneo
se liga à reforma do mundo. Libertar-se da
atitude passiva de apenas proteger a própria saúde e
a dos familiares, e passar para a de recomendar às
pessoas uma reforma fundamental na visão alimentar
é uma atitude religiosa que objetiva a transformação
do mundo em Paraíso. Podemos dizer que esse é um
dos deveres dos messiânicos.
O fato de a religião ensinar como deve ser a alimentação
correta foge do entendimento das pessoas
que encaram os alimentos como simples “ração” para
matar a fome, e também daquelas que só raciocinam
em termos de custo por quilo de cada alimento.
Ao contrário desses conceitos materialistas, nós,
messiânicos, compreendemos, antes de mais nada, que
os alimentos são dádivas de Deus e da Natureza. Juntamente
com o sentimento de gratidão por sermos
mantidos vivos por algo grandioso, que se sobrepõe
ao ser humano, passamos a ter a verdadeira sensação
de que o alimento é vida.
Se percebermos a realidade segundo a qual a Vida
é sustentada pela vida, e que viver é uma permissão
que recebemos de Deus, teremos consciência da visão
errônea da sociedade ocidental, que tenta incrementar
a felicidade através do domínio e da conquista da Natureza.
Enquanto estivermos baseados nesse tipo de
visão, não haverá futuro para a humanidade.
À Luz dos Ensinamentos de Mokiti Okada, chegase
à verdade de que o ser humano também é um elemento
da Grande Natureza e que ele não conseguiria
manter-se vivo sem coexistir com ela. Isso nos torna
conscientes de que nossa alimentação é muito importante
pois, assegurando a saúde espiritual e física,
ela sustenta a vida do globo terrestre.
O ato sagrado de nos alimentarmos com base nos
Ensinamentos de Mokiti Okada leva-nos a uma compreensão
que ultrapassa a parte material, fazendonos
apreender que a vida é mantida através da alimentação,
e nos conduz à consciência da nossa
espiritualidade e elevação. A tentativa de obter saúde
de acordo com a maneira de se alimentar é refletida
pelo ditado japonês “A medicina e a alimentação têm
a mesma origem”. Até as pessoas que não possuem fé
seriam capazes de compreender esse raciocínio.
Assim sendo, gostaríamos de propor que nós, religiosos,
abracemos o princípio de que a medicina e a
alimentação têm a mesma origem, uma vez que, num
encadeamento de pensamentos, temos o seguinte: “A fé
correta elimina as distorções do hábito alimentar e o
trabalho de corrigir essas distorções desenvolve a fé.”

KORIN AGRICULTURA NATURAL


Wanessa Camargo vai às compras
na Korin

É inegável que os artistas exercem expressiva
influência no comportamento
de seus fãs. É comum vermos jovens
procurando adaptar seu guarda-roupa
aos “modelitos” que determinada
atriz está usando diariamente, na telinha.
Corte dos cabelos, adereços, gestos, tudo de repente
vira moda. Nenhum problema, até aí. O interessante
é constatar que há pessoas que, conscientes de
que seu estilo de vida pode influenciar positivamente
o cotidiano de seus fãs, não se omitem em situações
que, normalmente, poderiam ser consideradas um
“merchandising gratuito”.
Wanessa Camargo é uma pessoa assim. Recentemente,
uma revista de ampla circulação nacional publicou
matéria sobre o dia-a-dia da cantora. Foi quando
questionaram sobre seus hábitos alimentares que
ela provou ser uma pessoa muito especial. Leia a entrevista
que ela gentilmente nos concedeu, por e-mail.
IZUNOME: A preocupação com um hábito alimentar
mais natural é só sua ou de toda a família,
incluindo seus pais?

Vanesa:Com meu aprendizado e conhecimento sobre os
benefícios da alimentação natural e orgânica e os resultados
evidentes, tornando-me mais saudável na
maratona em que vivo, aos poucos meus pais estão se
interessando por saber mais e experimentar as diferenças.
Mas, é de uma forma mais devagar, principalmente
por não estarmos mais na mesma casa e o nosso
dia-a-dia divergir muito, pelo volume de compromissos
que todos temos. Minha mãe é mais atenta,
acaba sendo meu elo para que estas mudanças de hábito
se tornem naturais.
Por que visitou a loja da Korin, na Vila Mariana, e
autorizou a publicação das fotos? Consome regularmente
os produtos naturais da Korin?

O que aconteceu foi o seguinte. Já adepta da alimentação
totalmente orgânica, eu estava fazendo uma
pesquisa sobre locais, em São Paulo, onde pudesse ter
acesso a uma variedade maior de produtos, para atender
às minhas necessidades. Na Internet, encontrei o
site da Korin e fui conhecer a loja. Neste período, uma
revista estava acompanhando o meu dia-a-dia, numa
matéria sobre “looks”, tirando fotos minhas durante
as compras que estava fazendo. Sou consumidora sim,
digamos até voraz, destes produtos que garantem a
minha saúde.
Em entrevista a Emílio Zurita você citou espontaneamente
a Korin como uma referência para quem
quer consumir alimentos naturais e orgânicos. Artistas
com projeção nacional e internacional, como você,
raramente fazem merchandising gratuito de uma
empresa.

A minha preocupação é, primeiramente, com o ser
humano. Hoje, como consumidora, podendo falar dos
benefícios desse tipo de alimentação, nada mais
natural do que falar, também, de locais onde esses
produtos podem ser encontrados. Sei que muitas pessoas
têm esse tipo de interesse e podem estar buscando
onde encontrá-los, como eu busquei. Por que não
falar do que já conheço? Facilita.
Essa é Wanessa Camargo.

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

1-SHINSENKYO-SOLO SAGRADO DE HAKONE-TERRA DIVINA;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CONFLITO);
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;