Como assistir aos vídeos.

Para assistir aos vídeos, desligue ou ponha em pausa Canções para navegar, que se encontra logo abaixo.

CANÇÕES PARA NAVEGAR






SOLO SAGRADO DE HAKONE - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE ATAMI - JAPÃO

SOLO SAGRADO DE KYOTO - JAPÃO

Seguindo o exemplo da natureza, onde tudo se desenvolve a partir de uma pequena forma ou de um pequeno modelo, Mokiti Okada (1882-1955), também conhecido como Meishu-Sama, iniciou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, os quais chamou de Solos Sagrados. Estes locais caracterizam-se pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. O objetivo de Meishu-Sama (que em português significa "Senhor da Luz") era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, consubstanciado na Verdade, no Bem e no Belo. Ele os estabeleceu nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto, objetivando que, a partir deles, outros modelos pudessem ser construídos ao redor do mundo, como uma pedrinha que se joga no centro de um lago e vai formando círculos de pequenas ondas até chegar às margens.

MAPA DE ACESSO AO KANI JOHREI CENTER


quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

ENSINAMENTO DO CULTO DO NATALÍCIO DE MEISHU-SAMA DEZEMBRO / 2008

ENSINAMENTO DO CULTO DO NATALÍCIO DE MEISHU-SAMA DEZEMBRO / 2008

EU E A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL
“A VERDADEIRA SALVAÇÃO”

(...) Agora vou falar sobre mim. Pelo que já passei em minha vida, sou uma pessoa comum, igual a tantas outras. Tenho, porém, uma vida tão mística, que não encontra paralelo na história de toda a humanidade. Digo isso porque me fizeram nascer com a grande missão de salvar o mundo, completamente diferente da missão de famosos religiosos como Sakyamuni, Cristo e Maomé. Ou seja, fui investido do poder de executar aquilo que esses grandes personagens não puderam realizar. Isso é absoluta verdade, como todos os fiéis estão cientes.

Por exemplo, qualquer coisa que eu desejar saber, eu fico sabendo. Tomo conhecimento de tudo que for importante, a começar dos três mundos – Divino, Espiritual e Material – assim como também do passado, do presente e do futuro. É claro que isso está limitado ao que concerne à salvação da humanidade e à construção do Paraíso Terrestre. Antevejo como será o mundo daqui a um ano ou a vários anos, e também o meu próprio destino. É até engraçado. E note-se, pela experiência que tenho tido até agora, que geralmente os fatos previstos por mim acabam acontecendo, isto é, as visões tornam-se realidade. Tenho elaborado e executado vários planos, e tudo tem corrido conforme os meus desejos. (...)

Por outro lado, já é do conhecimento de todos que estou construindo um protótipo do Paraíso Terrestre de grande porte; nessa obra, as pedras, as árvores, as flores, enfim, tudo sou eu quem escolho e planejo. Naturalmente, o projeto do jardim e dos prédios e até a ornamentação também são trabalhos meus. (...) Na verdade nunca estudei esses assuntos, nem ninguém me ensinou nada a respeito; entretanto, se quero fazer algo, imediatamente brotam, dentro de mim, excelentes idéias. Além disso, faço vivificações florais, escrita a pincel e pinto quadros. Dessas atividades, a única que estudei um pouco foi pintura, mas nas outras sou totalmente leigo. Com relação à Política, Educação, Economia, Filosofia e Medicina, sei das coisas que irão acontecer até daqui a um século. Sei principalmente o erro em que está baseada a cultura atual e fico impaciente quando penso que, se ele fosse logo corrigido, a humanidade seria salva e a felicidade reinaria no mundo. Nada, porém, pode ser feito enquanto não chegar o tempo certo. Atualmente, seguindo a ordem Divina, estou apenas apontando o problema da doença e os erros da agricultura, questões fundamentais para a construção do Paraíso Terrestre.



Meishu-Sama em 25 de novembro de 1950.


Extraído do Alicerce do Paraiso – volume 1 (trechos)

Culto do Natalício de Meishu-Sama

Culto do Natalício de Meishu-Sama
Solo Sagrado de Guarapiranga
21 de dezembro de 2008
Rev Hidenari Hayashi

Bom dia a todos!
Os senhores estão passando bem?
Agora há pouco, ouvimos a maravilhosa experiência de fé da senhora Sonia Maria, que deixou claro em seu relato, a força de salvação de Meishu-Sama, que mudou completamente a sua vida.
Ela alcançou uma grande reestruturação em seu lar e já trilha o verdadeiro caminho da felicidade, juntamente com sua família.
Se ela mereceu essa mudança de paradigma em tão pouco tempo em seu estilo de vida, foi devido ao seu esforço diário em receber a Luz do Messias, através do Johrei, da Prática do Sonen e da Dedicação que oferecia.
Porém, o que mais me chamou a atenção, foi a sua prática de ler 5 ensinamentos todos os dias! Eu não me lembro de nenhum relato em que um frequentador leu 5 ensinamentos por dia antes de se tornar membro...
Certamente, foi graças a essa leitura, que ela entendeu, rapidamente, o processo de purificação pelo qual estava passando, e adquiriu a força de encaminhar outras pessoas.
Tenho certeza de que se ela continuar seguindo esse caminho, ainda outras graças virão, pois nossa evolução é infinita.
Meus parabéns à Dona Sônia!
Mas, nesse dia em que comemoramos o Natalício de Meishu-Sama, o ponto que quero realçar é que a mudança na vida dela só começou depois que se encontrou com Ele!
Mas, não foi um encontro frente-a-frente com Meishu-Sama, nem recebeu Johrei pessoalmente d’Ele, não é? Ela recebeu Johrei de uma pessoa que também certamente nunca se encontrou pessoalmente com Meishu-Sama...
Aliás, acho que nenhum de nós se encontrou com Meishu-Sama em pessoa, não é mesmo? Afinal, todos nós nos tornamos membros depois de sua ascensão, em 1955.
Mesmo eu, nascendo no Japão, nunca me encontrei pessoalmente com Meishu-Sama, nem recebi Johrei direto d’Ele.
Mas, mesmo assim, Meishu-Sama mudou a minha vida e a vida de todos nós. Seja através do Johrei, seja através de seus ensinamentos.
E mais do que isso, todos nós podemos estender a mão e transmitir a Luz Divina, levando a força de Salvação a outras pessoas.
Da mesma forma, elas levarão a Luz a outras, que levarão a outras, assim formando uma corrente de salvação que vem alcançando o mundo inteiro, ultrapassando os limites de tempo e espaço.
Uma corrente de salvação formada por pessoas que nunca se encontraram pessoalmente com Meishu-Sama! Isso não é incrível?
Isso significa que Meishu-Sama salva pessoas e as utiliza como seu instrumento para salvar outras pessoas. E essa não seria a principal característica do Salvador da Humanidade, o Messias esperado?
Ter esse nível de convicção, e reconhecer o Poder do Messias em Meishu-Sama, é o caminho mais fácil para se tornar um verdadeiro instrumento na construção do Paraíso Terrestre.
Quando levantamos a mão do Johrei para alguém, nós, mesmo sendo pessoas comuns, estamos realizando a ação de Messias que Meishu-Sama nos outorgou.
Porque a mão que ministra o Johrei não é só nossa, é a mão de Meishu-Sama que, ligado a nós, irradia a Luz Divina às outras pessoas, levando-as ao caminho da felicidade.
Vamos então estender a mão de Meishu-Sama a todas as pessoas?
Muito obrigado e boas festas a todos!

Culto Mensal de Agradecimento - Dezembro de 2008

Culto Mensal de Agradecimento
07 de dezembro de 2008
Rev. Hidenari Hayashi

Bom dia a todos!
Os senhores estão passando bem?
Apesar de durante o culto ter elevado meu pensamento a Deus e a Meishu-Sama, lembrando as vítimas das chuvas que assolaram vários estados, principalmente Santa Catarina, agora gostaria de, junto com os senhores, oferecer um minuto de silêncio para fazer Prática do Sonen de Encaminhamento a Meishu-Sama, dos antepassados de todos os que estão sofrendo com essa calamidade, para que sejam purificados e salvos.
Muito obrigado!
Compadecida com o sofrimento dos desabrigados, a Fundação Mokiti Okada se uniu aos movimentos de ajuda humanitária às vítimas das enchentes, recebendo e encaminhando as doações às autoridades responsáveis.
Sabemos que não é fácil suportar uma purificação severa como essa. Milhares de pessoas perderam tudo o que possuíam. Muitos perderam, além dos bens, familiares queridos. E mesmo aqueles moradores que não foram vítimas diretas dessa calamidade, estão sofrendo ou sofrerão por algum tempo, as suas consequências, porque levará tempo até que os locais afetados sejam reconstruídos.
É um momento doloroso que nos leva a fazer muitas reflexões.
A primeira reflexão é sobre as palavras de Kyoshu-Sama na ocasião do grande Tsunami que arrasou principalmente o sudeste asiático:
“Sinto que eu também sou um elemento que origina as causas das catástrofes naturais, sofra ou não diretamente suas conseqüências. E como tal, reflito sobre minha própria postura e ao mesmo tempo suplico por perdão.”
Ou seja, o que está acontecendo com aquelas pessoas, não está relacionado só a elas. A origem desses sofrimentos também está no sonen de cada um de nós: que sonen estamos fazendo no nosso dia-a-dia? Será que isso não está influenciando indiretamente no clima daquela região?
A segunda reflexão é sobre outra palavra de Kyoshu-Sama que disse:
“Mesmo em se tratando da purificação de um só indivíduo, ela se relaciona intimamente com a purificação da humanidade e do globo terrestre.”
Isso quer dizer que a purificação deles está relacionada com a purificação de toda humanidade, inclusive a nossa. Por isso não podemos nos esquecer de agradecê-los por eles estarem redimindo as nossas máculas e de nossos antepassados também.
A última reflexão é sobre a orientação que recebemos no culto do mes passado, do reverendíssimo Watanabe.
Ele relatou a mudança que houve numa famíla quando os pais passaram a descobrir os pontos positivos trazidos pela purificação do filho. Aquela era uma purificação de doença em uma só família, mas, como a verdade é uma só, esse exemplo também é válido para outros tipos de sofrimento.
Isto é, como Deus está no comando de tudo, até nas grandes calamidades existem presentes ou graças de Deus que devemos descobrir e agradecer.
Eu me lembro de uma senhora que vi na televisão dizendo: “Mesmo perdendo tudo, graças a Deus, todos meus familiares foram salvos.”
Essa senhora conseguiu descobrir um grande ponto positivo para agradecer e espero que descubra ainda muitos outros.
Na história recente, muitos são os exemplos de como uma cidade ou um país cresceu e se desenvolveu depois de uma grande calamidade. Uns levando menos tempo, outros levando mais tempo, isso já aconteceu nos quatro cantos do mundo.
Por isso, tenho certeza que depois de enfrentar esse grande desafio, a população de Santa Catarina alcançará grande desenvolvimento material e espiritual.
Bem, agora há pouco, tivemos a apresentação da maravilhosa experiência de fé da senhora Rejane de Almeida, que mostrou a força de salvação do Messias.
Ela afirmou que graças ao Johrei e à prática do sonen de encaminhamento, ela conseguiu eliminar a depressão e a tristeza geradas pela sua doença no fígado, o que a fez redescobrir o Paraíso que existe dentro dela. Meus parabéns!
Este é o último Culto de Agradecimento do ano de 2008. Este ano passou depressa, não é?
Parece que a cada ano que passa, o relógio do tempo gira mais rápido... É como se Deus tivesse pressa em fazer a Transição dentro de cada um de nós, para construir logo o Paraíso Terrestre...
Muitas empresas e organizações utilizam o mês de dezembro para fazer o balanço de suas atividades, contabilizando tudo o que ganhou ou perdeu, o que cresceu ou encolheu, durante o ano que está terminando. Fazendo esse balanço, fica mais fácil saber o que deve fazer no ano que se iniciará em janeiro, para crescer e se desenvolver ainda mais, a fim de beneficiar quem participa de suas atividades e a toda a sociedade da qual a organização faz parte.
Penso que todos nós devemos fazer o mesmo. Não só individualmente, mas também reunindo toda a sua família, para fazer o balanço como se fosse uma empresa... Por exemplo, lembrar como estava a vida e a situação de cada um em janeiro deste ano e como está agora, depois de quase doze meses: Quem será que cresceu? Ou quem será que encolheu?
Se pensar no tamanho físico, fica fácil saber, não é? Sabemos que as crianças e os jovens crescem. E dizem os pesquisadores que a partir de certa idade, nós começamos a encolher...
Mas se pensar na dimensão espiritual, todos podem crescer infinitamente, não é mesmo? Embora todos possam encolher espiritualmente também...
Mas, como os senhores passaram este ano de 2008 servindo à Obra de Deus e Meishu-Sama na construção do Paraíso Terrestre, posso dizer com certeza que ninguém encolheu, todos cresceram! Lógico que uns mais, outros menos, mas todos cresceram, de acordo com o empenho de cada um.
E a grande força que vem nos ajudando a crescer, são as valiosas explicações dos ensinamentos de Meishu-Sama que temos recebido de Kyoshu-Sama e do Presidente Mundial, o Reverendíssimo Watanabe.
Essas orientações vêm nos ajudando a compreender e reconhecer a extraordinária grandiosidade de Meishu-Sama, o Messias há séculos tão aguardado pela humanidade.
Graças a Meishu-Sama, agora compreendemos que temos uma Partícula do Deus Criador do Universo dentro de cada um de nós! E como a nossa Partícula Divina se liga com o Paraíso onde fomos criados, temos também o Paraíso dentro de nós!
Por isso, não somos simples pecadores, um dia comparados a ovelhas desgarradas, mas somos Filhos de Deus, amados por Ele e também, Seus representantes na construção do Reino dos Céus nesta Terra!
Agora também compreendemos que somos representantes de todos os nossos antepassados nessa sagrada obra de construção.
E além de nos ensinar o que é o ser humano e a sua missão, Meishu-Sama nos ensinou a maneira correta de viver para sermos verdadeiramente saudáveis, prósperos e pacíficos, para podermos cumprir essa missão. Por essa razão, Ele nos ensinou a prática do Johrei, da Agricultura e da Alimentação Natural e do Belo, que são as Tres Colunas da Salvação capazes de criar um estilo de vida paradisíaco, como é o desejo do Criador para toda a humanidade.
Além disso tudo, como toda prática depende do pensamento e do sentimento com que é feita, recebemos a orientação de como manter o Sonen correto, em nosso dia-a-dia, através da Prática do Sonen baseada nas orientações de Kyoshu-Sama.
Por isso, posso afirmar com certeza, que todos os que procuraram avançar ao longo desse ano nessas práticas, não só cresceram espiritualmente, como também cultivaram o estilo de vida que traz a Felicidade, ensinado por Meishu-Sama.
Por outro lado, posso também afirmar, que aqueles que só pensaram em si ou mantiveram uma fé mesquinha, um Sonen pequeno que só pensa no bem de si próprio ou na satisfação de suas conveniências, não cresceram ou talvez até encolheram em 2008... Ainda bem que terão a chance de se esforçar dobrado no ano de 2009, para alcançar quem cresceu...
Dentro de poucos dias estaremos realizando o Culto do Natalício de Meishu-Sama aqui no Solo Sagrado e em todas as unidades de Johrei Center do país.
Neste dia festivo, em que comemoramos o nascimento de Meishu-Sama neste mundo, vamos ter a oportunidade de levar o nosso agradecimento ao Messias por todas as graças e aprimoramentos que recebemos, não só nós, como a nossa família, ao longo desse ano.
Para nos facilitar relembrar o que vamos agradecer a Meishu-Sama, a Igreja oferece um formulário onde podemos escrever o que de mais importante recebemos neste ano de 2008. Lógico que só dá para escrever os pontos principais, porque se formos escrever tudo que queremos agradecer a Meishu-Sama, não caberia numa simples folha de papel...

Muito obrigado e boa missão a todos!

Culto às Almas dos Antepassados

Culto às Almas dos Antepassados
02 de novembro de 2008
Revmo. Tetsuo Watanabe

Bom dia a todos!
Os senhores estão passando bem?
Agora há pouco realizamos o culto aos antepassados com uma elevada atmosfera de harmonia e serenidade.
Acredito que eles estão muito felizes por estarem sendo sempre lembrados através da prática do sonen, e podendo assim, servir na Obra Divina junto com todos os senhores.
Hoje, está fazendo exatamente três anos desde que apresentei aqui, pela primeira vez, a Prática do Sonen. Os senhores estão lembrados?
Depois disso, falei sobre a Prática do sonen de gratidão, mecanismo da salvação e vários outros pontos para ajudar a praticar os dois ensinamentos básicos de Meishu-Sama.
Também falei sobre a importância da compreensão sobre a purificação, explicando que ela é amor de Deus, e por isso, mesmo nas purificações mais severas, se conseguirmos agradecê-las, conseguiremos ganhar os 100% do Amor de Deus.
E os senhores, já estão conseguindo agradecer nas horas difíceis de purificação e dificuldades?
Outro dia, lá no Japão, veio um jovem casal para pedir orientação.
Eles têm 3 filhos pequenos, sendo que o caçula de 4 anos de idade vem sofrendo com eczema há mais de um ano!
No começo eram poucas feridas, mas pouco a pouco, foi se agravando cada vez mais, e ultimamente, ele vive acamado, sem consegir andar.
Como eles são jovens bem dedicados, além de ministrar Johrei no filho, vinham fazendo a Prática do Sonen e servindo com o donativo, procurando encaminhar outras pessoas, mas não havia melhoras visíveis na purificação do filho.
Nesse dia eles me perguntaram: reverendo, será que esta purificação do meu filho ainda vai demorar muito tempo?
Eu respondi:
“Na verdade, eu não sei quanto tempo vai durar. Se fosse para purificar só o menino, talvez poderia resolver em poucos meses, mas como está redimindo as máculas de muitos antepassados, e também está servindo na evolução espiritual de seus familiares, não sei se vai durar 1 ano, 3 anos, 5 anos, ou mais...
Eu entendo muito bem como vocês sofrem com essa purificação: não conseguem dormir direito à noite, nem conseguem dar atenção aos outros familiares, sempre vivem amarrados nessa purificação... é muito doloroso, não é?
Mas Kyoshu-Sama orientou uma coisa que acho que será útil a vocês.
Ele disse que quando Deus nos faz experimentar uma situação de destruição, Ele está nos treinando para que reconheçamos a obra de construção que Ele está realizando ali.
Por isso, eu acho que por trás dessa purificação, tem muitos presentes que Deus já preparou e que vocês ainda não conseguiram descobrir.
Vocês já perceberam todos os pontos negativos dessa purificação, não é? Por isso, hoje quero pedir uma coisa a vocês: procurem descobrir quais são os pontos positivos, as coisas boas que essa purificação está trazendo para vocês.
E cada vez que descobrirem um ponto positivo, quero que agradeçam de coração por essa manifestação do amor de Deus.”
Depois de três meses, a mãe do menino me ligou e eu logo perguntei:
- Como está seu filho?
- Reverendo, ele ainda está purificando. Mas eu só estou ligando para agradecer pela sua orientação. Porque eu consegui realmente descobrir muitos pontos positivos através dessa purificação.
Perguntei: Ah é? Então me diga o que descobriu.
Aí ela respondeu:
Pensando bem, nunca ministrei tanto Johrei como hoje estou ministrando... E ministrando assim, consegui perceber o verdadeiro valor do Johrei que Meishu-Sama nos deu.
E também, consegui ler bastante Ensinamento de Meishu-Sama e por isso, consegui entender muitas coisas que antes não entendia.
E sobre as orientações de Kyoshu-Sama, antes eu não estudava, só lia uma vez e pronto... mas agora eu leio várias vezes suas palestras e descobri muitas coisas importantes.
Graças à essa purificação, meus filhos mais velhos passaram a cuidar do seu irmãozinho com mais carinho e começaram a se preocupar até com as outras pessoas, coisa que não faziam tanto assim.
E até o caçula, mesmo cheio de feridas, se alguém estiver passando mal perto dele, ele estende a mão mesmo com dificuldade, querendo ministrar o Johrei...
E eu, como ministro de 5 a 6 horas de Johrei por dia nele, coçando suas costas para dormir, ganhei uma paciência que não tinha tanto. Até me tornei mais tolerante com as outras pessoas.
Graças a essa purificação de meu filho, nós começamos a nos preocupar com os alimentos, passando a usar mais produtos naturais.
Além disso tudo, com a prática do sonen, passei a dar mais importância aos nossos antepassados, sentindo que eles vivem junto conosco, pois antes, eu só lembrava deles em dias especias.
E como entendi que os antepassados estão sendo salvos através de meu filho, já não fico ansiosa para que esta purificação termine logo, mas sim, que pode durar o tempo que for necessário, de acordo com a vontade de Deus.
Também nunca agradeci a Deus com tanto sentimento como hoje. Realmente estou sentindo gratidão do fundo do meu coração, pois agora eu sinto que somos muito amados por Deus.
No final, ela ainda falou bem claro: “Hoje reverendo, fico arrepiada só de pensar como eu estaria se meu filho não tivesse tido essa purificação...”
Então eu disse: Meus parabéns! Que bom que você está pensando assim! Estou muito feliz por você ter conseguido descobrir tantos presentes que Deus tinha preparado para todos vocês.
E quando vocês conseguirem pegar todos os presentes de Deus, quem sabe, a própria purificação pode mudar seu aspecto.
Essa experiência foi muito interessante, os senhores não acham? Realmente, quando se descobre o lado positivo de uma purificação, fica mais fácil agradecer de coração, não é?
Na verdade, eles conseguiram deixar de ver a purificação como uma crise, e passaram a enxergá-la como uma oportunidade de crescer, para ganhar verdadeira fé.
E também, eu acho que esse menino com apenas 4 anos, está ganhando o maior tesouro para sua vida, que é a formação espiritualista e altruísta através da sua purificação.
Ultimamente, eu sinto que graças às orientações de Kyoshu-Sama, estamos conseguindo compreender mais profundamente os ensinamentos de Meishu-Sama.
Por exemplo, tem gente que vive pensando: Onde está Deus? Onde fica o Mundo Espiritual? Onde estão os nossos antepassados?
Meishu-Sama ensinou que todos nós temos a partícula divina e somos a soma de milhares de antepassados.
Por isso, Kyoshu-Sama vem explicando que tudo está dentro de nós: Deus, mundo espiritual, antepassados, inclusive o Paraíso que queremos construir.
E se acreditarmos que o paraíso está dentro de nós, fica mais fácil participar da construção do Paraíso Terrestre, porque Meishu-Sama ensinou que onde se reúnem seres humanos paradisíacos, ali se estabelece o Paraíso Terrestre.
Mas, então por que o paraíso que existe dentro de nós não aparece facilmente? Por que não conseguimos nos tornar homens paradisíacos?
A resposta já sabemos, pois aprendemos que é por causa das nuvens espirituais que encobrem o paraíso que está na nossa alma, não é?
Podemos dizer então que a construção do paraíso, começa na eliminação dessas nuvens espirituais.
Para isso, basta seguir a Meishu-Sama, como nosso modelo de homem paradisíaco.
No ensinamento que ouvimos hoje, ele mesmo disse assim:
Acredito que meu maior objetivo – o Paraíso Terrestre – estará concretizado quando meu estado de espírito encontrar ressonância e expansão no coração de todos os homens.
Para que isso aconteça, precisamos ter as mesmas características de Meishu-Sama, para poder concretizar a sua vontade na Obra Divina.
Se a gente conseguir praticar o que Meishu-Sama nos ensinou, ministrando Johrei, dedicando, encaminhando as pessoas ao caminho da felicidade, fazendo a prática do sonen, o sonen de gratidão, mecanismo da salvação, e ainda, acreditando que existe o paraíso na nossa alma, um dia nós poderemos tornar homens paradisíacos.
E ainda, dedicando junto com os nossos antepassados, eles também, no Mundo espiritual, poderão se tornar homens paradisíacos.
Com essa prática, conseguiremos formar os descendentes como nossos sucessores da verdadeira fé.
Isto que é, a construção do Paraíso Terrestre que precisa desenvolver como a nossa missão.
Será que deu para entender bem?
Kyoshu-Sama está sempre orando para que a vontade do Messias Meishu-Sama, torne-se a nossa vontade e que Suas bençãos estejam sempre presentes na vida de cada um.
Muito obrigado e boa missão a todos!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ensinamento Outubro/2008

Elo espiritual
Até agora pouco se tem falado sobre elo espiritual, porqueainda se desconhece a sua importância. Entretanto, embora os elos espirituais sejam invisíveis e mais rarefeitosque a atmosfera, através deles todos os seres são influenciadosconsideravelmente. No homem, eles tornam-se o veículotransmissor da causa da felicidade e da infelicidade. Em sentidoamplo, exercem influência até sobre a História. Portanto, o homem deveconhecer o seu significado.Primeiramente desejo advertir que isso é Ciência, é Religião e tambémpreparação para o futuro. O princípio da relatividade, os raios cósmicose os problemas referentes à sociedade ou ao indivíduo, tudo serelaciona com os elos espirituais. Vejamos a relação existente entre eles eo homem.(...)Estamos ligados por elos espirituais não só aos parentes e amigos vivos,mas também àqueles que se encontram no Mundo Espiritual. Existe,ainda, o elo espiritual que nos liga a Deus e também o que nos liga a Satanás.Deus nos estimula para o bem, e Satanás para o mal. O homem émanejado constantemente por uma força ou por outra. Assim, o espíritoque foi purificado até certo ponto no Mundo Espiritual, é escolhido comoEspírito Guardião, o qual protege a pessoa confiada à sua guarda, atravésdo elo espiritual que os une. (...)A quantidade de elos espirituais varia de acordo com a posição que ohomem ocupa. Numa família, quem os possui em maior número é o chefe,ligando-o com os familiares, com os empregados, com os amigos, etc. Tratando-se do presidente de uma firma, possui elos com todos os funcionários;se for homem público, como prefeito de uma cidade, governador deestado, primeiro-ministro, presidente, imperador, etc., tem elos espirituaiscom todos aqueles que estão sob sua administração ou governo. Quantomais elevada a posição do homem, maior se torna o número de seus elosespirituais. Sendo assim, a personalidade de um líder tem que ser nobre,porque, se no seu espírito houver impurezas, isso se refletirá nocivamentesobre grande número de pessoas, atuando sobre o pensamento delas. Oprimeiro-ministro de um país, por exemplo, deve ser um homem de grandepersonalidade; além de muita sabedoria, deve ter muita sinceridade.Caso contrário, o pensamento do povo se deteriora, a moral relaxa, e onúmero de criminosos torna-se cada vez maior. Principalmente os educadores,se soubessem que seu caráter se reflete sobre os alunos através doselos espirituais, deveriam tornar-se pessoas dignas de exercerem essa profissão,procurando constantemente aperfeiçoar o próprio espírito. (...)Comumente, ao escolhermos amigos, desejamos que sejam pessoasboas, pois, misturando-se com o bem, o homem torna-se bom, e misturando-se com o mal, torna-se mau, graças às influências transmitidaspelos elos espirituais.Meishu-Sama, em 25 de outubro de 1949Trechos extraídos do livro “Alicerce do Paraíso”, vol. 2OUTUBRO / 2008 – 5IZUNOME

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Culto às Almas dos Antepassados

Revmo. Tetsuo Watanabe
02 de Novembro de 2008
Bom dia a todos!
Os senhores estão passando bem?
Agora há pouco realizamos o culto aos antepassados com uma elevada atmosfera de harmonia e serenidade. Acredito que eles estão muito felizes por estarem sendo sempre lembrados através da prática do sonen, e podendo assim, servir na Obra Divina junto com todos os senhores. Hoje, está fazendo exatamente três anos desde que apresentei aqui, pela primeira vez, a Prática do Sonen. Os senhores estão lembrados? Depois disso, falei sobre a Prática do sonen de gratidão, mecanismo da salvação e vários outros pontos para ajudar a praticar os dois ensinamentos básicos de Meishu-Sama. Também falei sobre a importância da compreensão sobre a purificação, explicando que ela é amor de Deus, e por isso, mesmo nas purificações mais severas, se conseguirmos agradecê-las, conseguiremos ganhar os 100% do Amor de Deus. E os senhores, já estão conseguindo agradecer nas horas difíceis de purificação e dificuldades? Outro dia, lá no Japão, veio um jovem casal para pedir orientação. Eles têm 3 filhos pequenos, sendo que o caçula de 4 anos de idade vem sofrendo com eczema há mais de um ano! No começo eram poucas feridas, mas pouco a pouco, foi se agravando cada vez mais, e ultimamente, ele vive acamado, sem consegir andar. Como eles são jovens bem dedicados, além de ministrar Johrei no filho, vinham fazendo a Prática do Sonen e servindo com o donativo, procurando encaminhar outras pessoas, mas não havia melhoras visíveis na purificação do filho. Nesse dia eles me perguntaram: reverendo, será que esta purificação do meu filho ainda vai demorar muito tempo? Eu respondi: “Na verdade, eu não sei quanto tempo vai durar. Se fosse para purificar só o menino, talvez poderia resolver em poucos meses, mas como está redimindo as máculas de muitos antepassados, e também está servindo na evolução espiritual de seus familiares, não sei se vai durar 1 ano, 3 anos, 5 anos, ou mais...Eu entendo muito bem como vocês sofrem com essa purificação: não conseguem dormir direito à noite, nem conseguem dar atenção aos outros familiares, sempre vivem amarrados nessa purificação... é muito doloroso, não é? Mas Kyoshu-Sama orientou uma coisa que acho que será útil a vocês. Ele disse que quando Deus nos faz experimentar uma situação de destruição, Ele está nos treinando para que reconheçamos a obra de construção que Ele está realizando ali. Por isso, eu acho que por trás dessa purificação, tem muitos presentes que Deus já preparou e que vocês ainda não conseguiram descobrir. Vocês já perceberam todos os pontos negativos dessa purificação, não é? Por isso, hoje quero pedir uma coisa a vocês: procurem descobrir quais são os pontos positivos, as coisas boas que essa purificação está trazendo para vocês. E cada vez que descobrirem um ponto positivo, quero que agradeçam de coração por essa manifestação do amor de Deus.” Depois de três meses, a mãe do menino me ligou e eu logo perguntei:- Como está seu filho?- Reverendo, ele ainda está purificando. Mas eu só estou ligando para agradecer pela sua orientação. Porque eu consegui realmente descobrir muitos pontos positivos através dessa purificação. Perguntei: Ah é? Então me diga o que descobriu. Aí ela respondeu: Pensando bem, nunca ministrei tanto Johrei como hoje estou ministrando... E ministrando assim, consegui perceber o verdadeiro valor do Johrei que Meishu-Sama nos deu. E também, consegui ler bastante Ensinamento de Meishu-Sama e por isso, consegui entender muitas coisas que antes não entendia. E sobre as orientações de Kyoshu-Sama, antes eu não estudava, só lia uma vez e pronto... mas agora eu leio várias vezes suas palestras e descobri muitas coisas importantes.Graças à essa purificação, meus filhos mais velhos passaram a cuidar do seu irmãozinho com mais carinho e começaram a se preocupar até com as outras pessoas, coisa que não faziam tanto assim.E até o caçula, mesmo cheio de feridas, se alguém estiver passando mal perto dele, ele estende a mão mesmo com dificuldade, querendo ministrar o Johrei... E eu, como ministro de 5 a 6 horas de Johrei por dia nele, coçando suas costas para dormir, ganhei uma paciência que não tinha tanto. Até me tornei mais tolerante com as outras pessoas. Graças a essa purificação de meu filho, nós começamos a nos preocupar com os alimentos, passando a usar mais produtos naturais. Além disso tudo, com a prática do sonen, passei a dar mais importância aos nossos antepassados, sentindo que eles vivem junto conosco, pois antes, eu só lembrava deles em dias especias.E como entendi que os antepassados estão sendo salvos através de meu filho, já não fico ansiosa para que esta purificação termine logo, mas sim, que pode durar o tempo que for necessário, de acordo com a vontade de Deus. Também nunca agradeci a Deus com tanto sentimento como hoje. Realmente estou sentindo gratidão do fundo do meu coração, pois agora eu sinto que somos muito amados por Deus. No final, ela ainda falou bem claro: “Hoje reverendo, fico arrepiada só de pensar como eu estaria se meu filho não tivesse tido essa purificação...”Então eu disse: Meus parabéns! Que bom que você está pensando assim! Estou muito feliz por você ter conseguido descobrir tantos presentes que Deus tinha preparado para todos vocês. E quando vocês conseguirem pegar todos os presentes de Deus, quem sabe, a própria purificação pode mudar seu aspecto. Essa experiência foi muito interessante, os senhores não acham? Realmente, quando se descobre o lado positivo de uma purificação, fica mais fácil agradecer de coração, não é?Na verdade, eles conseguiram deixar de ver a purificação como uma crise, e passaram a enxergá-la como uma oportunidade de crescer, para ganhar verdadeira fé. E também, eu acho que esse menino com apenas 4 anos, está ganhando o maior tesouro para sua vida, que é a formação espiritualista e altruísta através da sua purificação. Ultimamente, eu sinto que graças às orientações de Kyoshu-Sama, estamos conseguindo compreender mais profundamente os ensinamentos de Meishu-Sama.Por exemplo, tem gente que vive pensando: Onde está Deus? Onde fica o Mundo Espiritual? Onde estão os nossos antepassados? Meishu-Sama ensinou que todos nós temos a partícula divina e somos a soma de milhares de antepassados. Por isso, Kyoshu-Sama vem explicando que tudo está dentro de nós: Deus, mundo espiritual, antepassados, inclusive o Paraíso que queremos construir. E se acreditarmos que o paraíso está dentro de nós, fica mais fácil participar da construção do Paraíso Terrestre, porque Meishu-Sama ensinou que onde se reúnem seres humanos paradisíacos, ali se estabelece o Paraíso Terrestre. Mas, então por que o paraíso que existe dentro de nós não aparece facilmente? Por que não conseguimos nos tornar homens paradisíacos?A resposta já sabemos, pois aprendemos que é por causa das nuvens espirituais que encobrem o paraíso que está na nossa alma, não é? Podemos dizer então que a construção do paraíso, começa na eliminação dessas nuvens espirituais. Para isso, basta seguir a Meishu-Sama, como nosso modelo de homem paradisíaco. No ensinamento que ouvimos hoje, ele mesmo disse assim: Acredito que meu maior objetivo – o Paraíso Terrestre – estará concretizado quando meu estado de espírito encontrar ressonância e expansão no coração de todos os homens. Para que isso aconteça, precisamos ter as mesmas características de Meishu-Sama, para poder concretizar a sua vontade na Obra Divina. Se a gente conseguir praticar o que Meishu-Sama nos ensinou, ministrando Johrei, dedicando, encaminhando as pessoas ao caminho da felicidade, fazendo a prática do sonen, o sonen de gratidão, mecanismo da salvação, e ainda, acreditando que existe o paraíso na nossa alma, um dia nós poderemos tornar homens paradisíacos. E ainda, dedicando junto com os nossos antepassados, eles também, no Mundo espiritual, poderão se tornar homens paradisíacos.Com essa prática, conseguiremos formar os descendentes como nossos sucessores da verdadeira fé. Isto que é, a construção do Paraíso Terrestre que precisa desenvolver como a nossa missão. Será que deu para entender bem? Kyoshu-Sama está sempre orando para que a vontade do Messias Meishu-Sama, torne-se a nossa vontade e que Suas bençãos estejam sempre presentes na vida de cada um.
Muito obrigado e boa missão a todos!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

GRATIDÃO PELO JOHREI

Gratidão pelo Johrei

Pergunta de ministro: Estou ministrando Johrei numa pessoa que aparentemente possui um coração limpo, mas está em situação financeira precária. Não tem, por isso, condições de fazer gratidão. Mesmo assim, posso continuar canalizando Luz para ela?

Resposta de Meishu Sama: É um assunto bastante delicado cuja decisão exige muito bom senso. Caso realmente ela não tenha dinheiro algum, podese continuar ministrando Johrei sem que haja gratidão da parte dela. Se, entretanto, tiver alguma possibilidade, por mínima que seja, deve esforçar-se para fazer uma oferta mesmo pequenina, em sinal de agradecimento.
O mais importante de tudo nesses casos diz respeito à modificação desse hábito arraigado no espírito humano de querer, ou fazer, tudo de graça em benefício do outro. Não estou dizendo ser totalmente errado pensar assim, mas nem sempre é a atitude mais correta do ponto de vista de Deus. Muitas vezes, a lógica divina difere bastante dos conceitos que norteiam as ações das pessoas em geral.
Analisem, por exemplo, a vida de um ministro que se dedica em tempo integral às atividades de um Templo, como um profissional especializado na arte do Johrei. Igual a qualquer outra pessoa comum, vai precisar de recursos para manter-se. Existe, por isso, lógica na necessidade de se fazer gratidão. Por sua vez, também o ministro precisa oferecer a Deus a sua parte em dinheiro.
As oferendas devem, portanto, ser feitas de acordo com a situação de cada um. Entretanto, receber Johrei e nunca agradecer a oportunidade que está sendo concedida de salvar-se tanto física, quanto espiritualmente não condiz com a Lei de Deus. por outro lado ainda, a pessoa que recebe ajuda e jamais a retribui está impedindo a continuação do trabalho de quem deseja dedicar-se, de modo exclusivo, à missão de promover o bem dos outros.
Desde tempos remotos, ouve-se dizer que a dedicação ao próximo deve ser gratuita. Naturalmente que Deus não tem necessidade de recursos materiais, mas quem O serve como veículo precisa dc casa para morar e não pode viver apenas do ar que respira. Eis, portanto, uma das razões por que Iodos os afortunados devem fazer grandes ofertas no só em agradecimento pela abundância de riluezas, mas também como uma maneira de colaborar na salvação do mundo.
De outra parte, é muito certo vocês receberem as doações sem colocar nenhum obstáculo. Há tempo, o marido de uma senhora que dedicava bastante, ministrando constantemente Johrei, contou-me o seguinte fato: certa vez, sua esposa recebera de uma senhora uma gratidão três vezes maior do que era costume fazê-lo. Achando-a exagerada, devolveu-a para a ofertante. Com essa atitude, cometeu um erro fora do comum, pois acabou desprezando o próprio Deus. Embora estivesse trabalhando muito para a Obra Divina, neste particular, a dedicante agiu totalmente fora do ponto focal. Alguns anos depois, soube que morrera no terremoto de Tóquio. Então, mesmo sendo uma questão deveras delicada, é necessário que todos procurem desvendar em profundidade a dinâmica que envolve o dinheiro e o misterioso valor das ofertas de gratidão.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

EXPERIÊNCIA DE FÉ - OLGA DO PILAR MACHADO FARIAS


Meu nome é Olga do Pilar Machado Farias. Sou professora da rede municipal e particular. Tornei-me membro da Igreja Messiânica há oito anos. Pertenço ao Johrei Center Paranaguá, ligado à sede da área Sul em Curitiba(PR). Desde a época que eu era freqüentadora a prática da Ikebana sempre me atraiu. Eu gostava de dedicar na distribuição de mini arranjos na atividade “Uma flor para um mundo melhor”. Uma nova missão começou em minha vida em 2007, quando fui convidada a trabalhar em uma escola municipal. Soube que lá havia um grupo de 29 alunos de 3ª série com dificuldades de aprendizado, repetentes e indisciplinados. Eles precisavam de muita atenção, carinho, apoio e respeito. Até então, esses alunos eram distribuídos em várias classes, para facilitar o acompanhamento dos professores. Como messiânica, decidida a colocar em prática as orientações que recebemos na Igreja, resolvi assumir uma turma com todos eles. Meus colegas mostraram certa preocupação quanto ao resultado na mudança de conduta dos alunos, dizendo: “Esperamos que você tenha boa sorte”.Comuniquei minha decisão a Meishu-Sama no altar do Johrei Center e pedi forças para cumpri-la. Como ponto de partida para a mudança interior de cada aluno, colocamos em prática a orientação do nosso presidente mundial, Revmo. Watanabe, sobre a “Campanhado Obrigado”, dando a cada um a tarefa de receber dez “obrigados” por dia, procurando desenvolver pequenas práticas altruístas na escola e em casa, servindo de alguma forma aos colegas, pais e irmãos. Utilizei também a revista“Planeta Azul”, usando como exemplo a mudança do personagem João, que era muito rebelde em casa e na escola. Assim, a educação espiritualista foi colocada pouco a pouco em nossas aulas. Em um ano, o resultadof oi surpreendente. Esses alunos passaram a agradecer por qualquer atividade que realizávamos em sala de aula, tornaram-se mais obedientes e passaram a demonstrar mais respeito pelas pessoas. A mudança de sentimento foi tão marcante que se refletiu no comportamento deles dentro de casa. Isso gerou melhor rendimento escolar, aumentou a auto-estima, e todos passaram para a 4ª série. No final do ano, os pais foram à escola para agradecer à direção todas essas mudanças. Sou aluna de Ikebana Sanguetsu. Com o incentivo do ministro responsável pelo Johrei Center, decidi este ano levar o Belo para a sala de aula, a fim de transmitir a Luz de Meishu-Sama através da Flor para a família de cada aluno. Nodia 16 de maio, eu e minha professora de Ikebana realizamos uma vivência com 75 alunos de 1ª e 4ªséries, em duas salas. Nosso objetivo era trabalhar, através da Flor do Sanguetsu, o sentimento de gratidão dos alunos. A proposta era que eles oferecessem as flores às mães, tias, avós ou madrinhas. Minha professora iniciou falando sobre “A mensagem da água”, que também foi tema de orientação do presidente Watanabe em um encontro nacional de jovens. Ela mostrou a cada aluno a matéria publicada na revista “Link Cultural”, produzida pela Fundação Mokiti Okada em novembro de 2001, que mostrava a influência que os sentimentos e as palavras têm sobre os cristais da água e relacionou isso com o sangue de cada pessoa, dizendo que a prática da “Campanha do Obrigado” e da “Vivência da Flor” criariam muitos cristais positivos no coração de cada um. Durante a vivência, os alunos montaram seus arranjos, com concentração e paciência, em um ambiente de muita tranqüilidade. Logo que terminaram as Ikebanas, pedi a eles que agradecessem à professora, que disse para que todos agradecessem às flores, no que foi atendida. Na sala da 4ª série, que é a turma que eu acompanho desde 2007, todos os quarenta botões de rosa abriram-se de uma só vez! Foi um momento de grande emoção e alegria!Os alunos e todos os presentes ficaram maravilhados. Então, um aluno disse: “Professora, o botão da flor abriu porque a gente fez com sentimento!”. Outro exclamou: “Nunca mais vou brigar ou xingar meu irmão, porque não quero sujar meu sangue nem o dele”. Outro aluno disse: “Vou agradecer para meu sangue ficar sempre limpo”. Pelo ambiente de harmonia e alegria que se formou, os demais professores vieram saber o que estava acontecendo e pediram para fazer a vivência também. Em 28 de agosto, realizamos outra vivência com mais 70 alunos de várias turmas das 2as. e 4as. séries, a pedido da orientadora educacional. Por acreditar na influência positiva da Ikebana, ela reuniu justamente os mais indisciplinados. O resultado também foi emocionante e, no final, a orientadora fez o seguinte relato: “Foram escolhidas as crianças que apresentam dificuldades de relacionamento para que, através da flor, pudessem sentir a importância de suas existências. As crianças gostaram, participaram e, no final, deram seus depoimentos. Anotei alguns relatos que me emocionaram muito: Um aluno de 10 anos disse: “Senti amor e alívio no coração. Estava com saudades de minha mãe porque ela já morreu. Entreguei o arranjo para meu avô, que gostou muito e me agradeceu”. Um aluno de 9 anos contou: “Na hora que estava fazendo o arranjo, eu senti amor e um diamante de Luz dentro do meu coração. Entreguei o arranjo para minha avó, que gostou muito e agradeceu”. Outro aluno de 11 anos disse: “Me senti aliviado; o meu coração estava apertado, porque tinha brigado com um colega na hora do almoço. Depois que terminei de fazer o arranjo, fui pedir desculpas. Entreguei as flores para minha mãe, que agradeceu”. Mais um aluno de 10 anos assim se expressou: “Na hora que estava fazendo o arranjo, senti que tirei um peso do meu coração. Eu tinha ódio do meu pai porque ele batia muito em mim e no meu irmão. Aprendi que não podemos brigar e pedi desculpa spor ter sido mal-educado com as tias da cozinha. A flor do ódio morreu e nasceu a Flor de Luz no meu coração. Deixei a flor em cima da geladeira para enfeitar a cozinha do Lar Renascer. Em novembro, vou morar com minha mãe”. Este aluno tem problemas familiares e, no momento, vive numa instituição que atende crianças. Agradeço de coração por essa iniciativa, pois senti, na sinceridade do depoimento deles, a convicçãode que veremos brotar lindas flores das sementes que foram plantadas nesse dia”. A pedido de um membro da nossa Igreja, realizamos também essa vivência com 45 funcionários do porto da cidade. No final, todos ficaram maravilhados e um senhor disse: “Essa flor está cheia de Luz! Ela tem Deus!”. Para este mês (setembro), estamos programando uma nova vivência em outra escola onde leciono, comprevisão de participação de 110 alunos. Porém, as mudanças não se processaram apenas naquelas crianças. Eu também mudei. Antes de iniciar essas práticas, uma endoscopia acusou gastrite erosiva com bactéria Helicobacter Pylori positiva. Após a realização das vivências que relatei, refiz os exames. Dessa vez, a pesquisa para H.Pylori resultou negativa. Além disso, os resultados do hemograma confirmaram que a anemia havia diminuído. Essa experiência confirmou para mim o Ensinamento de Meishu-Sama: “O coração agradecido comunica-se com Deus”. O ministro disse que estamos praticando a orientação de que o caminho da evolução passa pelo empenho em acumular virtudes, gerando gratidão em muitas pessoas, e isso me incentivou a prosseguir nesse caminho. Meu compromisso é continuar levando a Luz de Deus e Meishu-Sama através da Flor do Sanguetsu a muitos lares, bem como as orientações do nosso presidente mundial, Revmo. Watanabe, a um maiornúmero de pessoas, onde querque eu esteja.Agradeço a Deus, a Meishu-Sama, aos meus antepassados, ao ministro e à minha professora de Ikebana a oportunidade de servir através da coluna do Belo na expansão da Obra Divina.

Muito obrigada.

Palestra Outubro/2008 - Rev. Hidenari

Bom dia a todos!
Em primeiro lugar, quero parabenizar a todos os senhores pela dedicação constante em favor da expansão da Obra de Deus e Meishu-Sama no Brasil.Agora há pouco, ouvimos a emocionante experiência vivida por dona Magda, que nos relatou sobre a mudança que ocorreu em sua vida depois que passou a receber Johrei, a fazer a “Prática do Sonen” e a ser útil à Obra Divina em prol da salvação de seus antepassados.Para mim foi importante ouvi-la dizer que, enquanto estava enfrentando forte purificação espiritual, procurava praticar obedientemente as orientações recebidas e continuar dedicando, mesmo sem entender bem o significado dessa prática básica da nossa fé. Até o Donativo ela ofereceu, sem compreender a sua finalidade! Assim, pouco a pouco, ela saiu de uma situação de inúmeros sofrimentos para a tranqüilidade de que desfruta hoje. Isso significa que, mesmo sem ela ter entendido bem o que estava fazendo, suas dedicações foram aceitas por Deus e Meishu-Sama, e o mérito acumulado foi utilizado para purificar e salvar seus antepassados.Daqui a menos de um mês, um evento de grande relevância para o mundo espiritual vai acontecer: é o Culto às Almas dos Antepassados. Ele será realizado no Dia de Finados, 2 de novembro, domingo, aqui no Solo Sagrado, às nove horas da manhã. Trata-se de um dia muito aguardado, tanto pelos antepassados como por nós, seus descendentes. Eles ficam contentes com a lembrança e o carinho recebidos através da dedicação que nós lhes oferecemos, e nós também ficamos contentes pela oportunidade de manifestar a eles a nossa gratidão. Meishu-Sama nos ensinou, em um de Seus poemas:“O homem vem a este mundo com um corpo físico recebido de seus pais, e uma alma proveniente de Deus”. Isto significa que, para que existíssemos neste mundo, foi necessário um número incontável de antepassados: nossos pais, os pais de nossos pais e, por sua vez, os pais deles, e assim por diante. Repetindo um exemplo dado pelo reverendíssimo Watanabe, se somarmos os antepassados de três gerações antes de nós, ou seja, nossos pais, avós e bisavós, são 14 pessoas, certo? Se somarmos todos os antepassados diretos até a trigésima primeira geração, chegaremos a mais de 4 bilhões de ancestrais! E isso sem contar os antepassados indiretos, como irmãos, tios e os demais parentes... Isso mostra que, além dos familiares que conhecemos em vida, cada um de nós tem milhares de antepassados que viveram neste mundo, desde o início da Criação! Este fato tem um significado ainda maior, quando sabemos que eles não apenas passaram pela nossa vida, como também deixaram sua marca dentro de nós! A ciência genética já provou isso quando disse que, no núcleo de cada célula de nosso corpo, estão os registros de todos os nossos ancestrais diretos. Isto significa que nós somos o assento de todos eles. Meishu-Sama nos ensinou isso quando disse que nós somos os representantes de todos os nossos antepassados. Assim como recebemos tanto a herança positiva como a negativa deles, da mesma forma vamos transmitir nossa herança positiva ou negativa aos nossos descendentes. Por falar nisso, acredito que não é por acaso que, neste mês de outubro, festejamos o Dia da Criança, não é? A criança de hoje, antes de nascer, era um antepassado nosso... Acredito que nossa relação com os antepassados precisa ser vista sob dois aspectos. Entre nossos ancestrais, devem existir tanto aqueles que acumularam virtudes e estão mais elevados que nós e nos protegem, como aqueles que acumularam nuvens espirituais e precisam de nossa ajuda para se salvarem. Por isso, nossa maneira de pensar neles e nossa atitude para com eles pode ser a mesma. Isto é, precisamos ter:GRATIDÃO Para com os que estão mais elevados que nós; eDESEJO DE SALVARPara os que necessitam de nossa ajuda, encaminhando-os a Meishu-Sama através de nosso Sonen, para que sejam purificados e salvos.Para entender melhor a relação entre nós, Deus e os antepassados, baseados no que Meishu-Sama nos ensinou, podemos fazer a seguinte analogia, imaginando uma árvore:A terra onde a árvore está plantada é Deus; as raízes são os antepassados; o tronco são os pais, e os galhos são os filhos.Para fazer com que esses galhos dêem flores, devemos agradecer e respeitar a terra, que é Deus, e cultivar as raízes, que são os antepassados.Nós existimos graças a eles. Se formos retrocedendo de antepassado para antepassado, chegaremos à verdadeira origem, que é o Deus que criou o Céu e a Terra, o Supremo Deus. Isso significa que “o homem se fundamenta nos antepassados e estes, em Deus”.Assim, creio que a melhor preparação que podemos fazer para o Culto às Almas de nossos Antepassados é intensificar nossas dedicações procurando, a cada dia, acumular virtudes e méritos que possam ser utilizados por Meishu-Sama na salvação.
Muito obrigado e boa missão a todos!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ensinamento Setembro/2008

Considerações Sobre o Paraíso Terrestre

O Paraíso Terrestre a que costumamos nos referir, é, em termos mais claros, o Mundo do Belo. Em relação ao homem, é a beleza dos sentimentos, o belo espiritual. Naturalmente, as palavras e atitudes do homem devem ser belas. Da expansão do belo individual nasceria o belo social, isto é, as relações pessoais se tornariam belas, assim como também as casas, as ruas, os meios de transporte e as praças públicas. Em grande escala, como é natural que a limpeza acompanhe o Belo, a política, a educação e as relações econômicas também se tornariam belas e limpas, da mesma forma que as relações diplomáticas entre os países.
Pensando desse modo, podemos perceber o quanto a sociedade contemporânea está cheia de fealdade e maldade. Nas classes baixas, principalmente, o Belo é escasso demais, em virtude das péssimas condições financeiras, que causam a decadência do ensino e a precariedade dos estabelecimentos e instalações de atendimento ao público. Daí, conseqüentemente, nasce a intranqüilidade social.
Agora, gostaria de falar em especial sobre a parte relativa às diversões. Nesse campo, o Belo precisa ser muito enriquecido, pois a consciência do Belo é o que de melhor existe para a elevação dos sentimentos humanos. Esse é um dos motivos pelos quais sempre incentivamos a Arte. Nem é preciso mencionar o quanto o baixo nível das artes, na época atual, está degradando a espiritualidade das pessoas.
Como se vê, o fator essencial para a criação do Mundo do Belo é o poder econômico. Enquanto o povo for pobre, não poderemos sequer sonhar em concretizar esse mundo. Mas como fortalecer o poder econômico? Se todos os indivíduos trabalharem com total empenho visando a elevar o poder de produção, estarão fortalecendo-o. A condição básica para tanto é a saúde de cada indivíduo. E a saúde é o principal objetivo de nossa Igreja, o que se torna evidente pelo grande número de pessoas perfeitamente saudáveis que estamos conseguindo criar unicamente com o poder de purificação por nós manifestado.
Portanto, devemos dizer que a Igreja Messiânica Mundial é a primeira religião à qual Deus atribuiu a qualificação para o estabelecimento do Mundo do Belo. Concretizá-lo, é questão de tempo. Para se certificarem dessa verdade, basta observarem atentamente a atuação de nossa Igreja daqui em diante.
Meishu-Sama em 3 de junho de 1950
Extraído do livro Alicerce do Paraíso, vol. 5

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Culto Mensal de Agradecimento agosto/2008

Culto Mensal do Mês de Agosto e de Agradecimento pela Agricultura Natural Solo Sagrado de Guarapiranga
Rev. Hidenari Hayashi
03 de Agosto de 2008

Ensinamento do Mês: A Verdadeira Dietética
Bom dia a todos! Em primeiro lugar, quero parabenizar a todos os senhores pela dedicação constante em favor da expansão da Obra de Deus e Meishu-Sama no Brasil.Hoje estamos recebendo a presença de ministros do exterior que gostaria de apresentar aos senhores. Do Japão vieram 6 reverendos e ministros para fazer aprimoramento e conhecer a difusão em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e da América Latina vieram os responsáveis pelas igrejas da Argentina, Bolívia e Chile e Peru. Sejam todos bem-vindos ao Solo Sagrado de Guarapiranga!Agora, outra boa notícia: No mês passado, foi inaugurada mais uma nova, grande e bonita sede própria de nossa igreja, o Centro de Aprimoramento de Belém do Pará. Eu tive a permissão de participar da cerimônia de Inauguração, que foi realizada num ambiente de muita alegria e emoção, porque esse prédio é a concretização do trabalho missionário de três décadas, não só no Pará, mas em toda região Norte.Como hoje também estamos realizando o Culto de Agradecimento pela Agricultura Natural, existem várias exposições preparadas aqui no Solo Sagrado, pela Korin e pelo Centro de Pesquisa da Fundação Mokiti Okada.Gostaria que todos fossem apreciar após o culto, tanto no Centro Cultural como em frente à Escadaria Arco-íris.Hoje em dia, o nosso planeta sofre muito com a ação de seres humanos egoístas e materialistas, fato que se reflete também na forma de se produzir alimentos.Para aumentar cada vez mais os lucros, é comum usar adubos químicos, o que acaba sendo a origem das pragas que provocam o uso de pesticidas nas plantações.Com isso, temos poluição do ar, das águas, degradação da natureza e do ecossistema... isso tudo é assunto sério que está ficando cada vez mais crítico em nossa civilização atual. Muitas são as notícias que saem quase todos os dias nos meios de comunicação.Um dos exemplos é o que vem ocorrendo com as abelhas em certas regiões dos Estados Unidos. Elas vêm sumindo misteriosamente das colméias! Examinando as colméias vazias, não foram achados insetos mortos, o que dá a entender que saíram para colher néctar e não voltaram mais... No ano passado, esse fato causou milhões de dólares de prejuízos nos Estados Unidos, tanto na produção de mel, como também na deficiência da polinização de plantações.Muitas pessoas pensam que as abelhas só servem para produzir o mel. Mas isso é a sua missão menor na cadeia de vida da natureza. A principal missão das abelhas é espalhar o pólen das plantas umas nas outras, para efetuar a fecundação vegetal. Como as árvores e as plantas não podem fazer isso sozinhas, se não existirem abelhas, outros insetos e pássaros que fazem este trabalho, não nascerão mais plantas em nosso planeta. Isto também vem ocorrendo no Japão, onde as abelhas começaram a desaparecer da região norte da ilha de Kyushu. Como não estava havendo a polinização das plantações de várias frutas e verduras, foi mobilizado um pelotão de trabalhadores que, com uma haste semelhante a um cotonete, iam de flor em flor realizando o mesmo trabalho das abelhas, polinizando manualmente. Já imaginaram que trabalhão?!Os cientistas não encontraram ainda uma causa definida para o fenômeno. Em pesquisas parciais, muitos já estão atribuindo a causa aos venenosos pesticidas e defensivos agrícolas usados nas lavouras, os quais alteraram o comportamento das abelhas. Especialistas brasileiros dizem que se isso acontecesse aqui, seria um grande desastre, já que 90% das árvores e plantas da Mata Atlântica são polinizadas pelas abelhas.Como os venenos que o homem joga no solo acabam correndo para o mar, isto também está afetando a vida marinha. Isso tem causado a mudança do comportamento dos peixes, a morte dos corais e o aparecimento em massa das águas-vivas, que sobrevivem em águas ácidas. Chegamos numa situação caótica... mas o que podemos fazer para melhorar isso?Se cada um de nós começar a ter hábitos amigáveis com o planeta, comendo mais alimentos saudáveis, produzidos de forma natural, já será uma grande ajuda. E se aumentar o número de pessoas que só querem comprar alimentos puros, sem agrotóxicos, cada vez mais agricultores vão querer usar o método natural de plantio!Seria bom que cada um tivesse em casa pelo menos UM produto natural. Se cada um começasse, nem que fosse apenas com um pé de alface, seja da Agricultura Natural ou mesmo da Agricultura Orgânica, já seria um grande incentivo aos agricultores. Eu sei que tem gente que pensa: “Perto da minha casa, não tem produtos naturais para vender...” Mas procure saber com seu ministro, se perto de sua casa não há alguma loja onde venda produtos da Korin. São mais de 700 pontos de venda em todo o Brasil!Há também quem ache que produto natural é mais caro. Isso é verdade! Mas ainda é caro porque a produção ainda é pequena, quase artesanal.Sabemos que muitas vezes é mais fácil comprar um alimento industrializado, já pronto para comer. Pode ser mais fácil, mas não é mais saudável, porque sabemos que o que nos alimenta é a energia vital do alimento. Por isso que o importante não é apenas comprar comida natural porque está na moda... o importante é ter a consciência de alimentar a si e a sua família com produtos cheio de energia vital. Meishu-Sama nos ensinou que o ser humano é um ser natural e que, por isso, nosso organismo não consegue digerir plenamente e extrair energia positiva daquilo que não é natural. Além disso, tudo que é artificial, acaba se transformando em toxinas que, quase sempre, serão eliminadas com dor.E também, não podemos nos esquecer que recebemos a Luz Divina, através das TRÊS COLUNAS DA SALVAÇÃO: Johrei, alimentação correta e apreciação do belo.Bem, hoje tivemos a apresentação de um maravilhoso relato de graça alcançada pelo Johrei.Um ponto que me chamou atenção foi o empenho da jovem Patrícia que trabalha como fisioterapeuta, mas com o espírito messiânico de querer a felicidade do próximo, como o pássaro azul que falei no mês passado. Ela, além de ter a coragem de oferecer o Johrei a uma paciente sua, lhe ministrou Johrei mais de uma hora por dia, durante sete meses, utilizando seu tempo de consulta como fisioterapeuta, indo diariamente na casa da Dona Sandra.Tenho certeza de que isso ficará eternamente gravado na alma da Dona Sandra que, além de ter-se tornado membro, já encaminhou toda sua família e mais de 30 pessoas ao Johrei Center!Esse é o resultado de quem coloca os ensinamentos de Meishu-Sama em prática dentro de sua profissão. Qualquer um de nós pode dedicar como ela. Mas para isso, tem que ter a coragem de oferecer a Luz da Salvação às pessoas. O Johrei, os alimentos naturais e a prática do belo são meios que dispomos para isso. Oferecendo algum desses meios às pessoas, é que se descobre quem têm afinidade com Meishu-Sama. Pode ser que muitas não aceitem, mas se uma em cada dez aceitar, já será um grande resultado para nosso mérito espiritual. E foi isso que a jovem Patrícia fez! Ela descobriu a Dona Sandra Maria que hoje nos ofereceu seu maravilhoso depoimento.Por isso quero dar os parabéns à missionária fisioterapeuta, pelo seu valioso empenho de buscar fazer outras pessoas felizes.Ouvindo uma experiência assim, dá mais vontade de servir, não acham?Muito obrigado e boa missão a todos

quinta-feira, 10 de julho de 2008

FELICIDADE É 50% GENÉTICA

Cientistas concluem: felicidade é 50% genética
Os genes condicionam em 50% a capacidade daspessoas de serem felizes, uma vez que determinam,também, sua personalidade – o queos cientistas chamam de “arquitetura genética da personalidade”. Os outros 50% dependem de fatores externos, como relacionamento social, carreira profissional, saúde, estilo de vida. Mais que outros fatores externos, os genes possuem papel de destaque no modo como as pessoas encaram a vida. Alguns deles podem inclusive atuar como uma barreira de proteção diante de alguns momentos difíceis, ajudando o indivíduo a superar problemas. Essas conclusões surgiram a partir de uma pesquisa feita por psicólogos da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e do Instituto para Pesquisa Médica de Queensland, na Austrália. Publicado na revista Psychological Science, o estudo envolveu 900 pares de gêmeos idênticos (geneticamente iguais) e gêmeos fraternos (que possuem diferenças entre si), todos eles com diferentes hábitos de vida. Com isso, foi possível comparar os dois grupos e calcular como determinada parte da personalidade pode ser influenciada de forma genética. Conforme os pesquisadores, os genes definem traços da personalidade que predispõem uma pessoa, por exemplo, a não se preocupar demais e a ser sociável. Na realidade, há uma mescla de genes que determinam a personalidade, trazendo tendência maior ou menor à felicidade. Filhos, portanto, não herdam dos pais só a cor dos cabelos, dos olhos ou da pele. Herdam um código genético que tem influência importante no rumo que suas vidas vão tomar. Essa interessante pesquisa caminha no sentido de confirmar as palavras de Kyoshu-Sama, quando diz que “somos a união de um incontável número de antepassados, que começaram a existir desde a criação do Céu e da Terra”, conforme destacamos no texto abaixo.
“Somos a união de um número infinito de antepassados”
Trecho da orientação proferida por Kyoshu-Sama em agosto de 2005 (JM 352)
Por que será que a verdadeira felicidade não brota em nosso coração? Eu tenho sentido algo com relação a isto. Nós vivemos até hoje com uma consciência egoísta, acreditando que o sentimento é uma coisa nossa, acreditando que fomos nós que o cultivamos, desde que nascemos até o dia de hoje. Porém, Meishu-Sama nos ensina: “Nós somos a uniãode um número infinito de antepassados. E o elo espiritual desse incrível número de antepassados está ligado ao nosso espírito”. E, assim como é explicado na transmissão do código genético, não somos fruto de algumas poucas gerações. Na verdade, somos a união de um incontável número de antepassados, que começaram a existir desde a criação do Céu e da Terra. Não podemos esquecer que a consciência egoísta que eles - e todas as criaturas que passaram pelos vários processos de evolução - criaram está ligada, no presente, à consciência egoísta de cada um de nós por um elo espiritual que ultrapassa a barreira do tempo e do espaço. Dentre esses antepassados, existem muitos que devem ter conseguido sentir alegria e gratidão por terem tido contato com Deus Supremo. Entretanto, muitos não sentiram essa alegria e partiram deste mundo sem terem alcançado a verdadeira tranqüilidade de espírito. A consciência egoísta desses antepassados se sedimentou, como que em camadas, e hoje se liga às nossas células e à nossa consciência egoísta, fazendo com que se criem nuvens em nosso pensamento. Este fato, por sua vez, não permite que o sentimentode gratidão e a verdadeira felicidade brotem em nossos corações. Essa situação nos faz ver que a nossa vida atual é a extremidade final, em que somos responsáveis por carregar, em nós mesmos, o egoísmo destes milhares de antepassados. Entretanto, analisandopelo aspecto de podermos voltar ao seio de Deus, ao qual estamos ligados através do elo espiritual, podemos dizer que cada um de nós está no caminho de retorno, e que essa é a conscientização que hoje nos é solicitada. É por isso que devemos, juntamente com os antepassados ligados a nós, e às milhares de pessoas com quem Meishu-Sama permitiu que tenhamos afinidade, nos religar a Ele e assumir a responsabilidade de retornar à verdadeira origem da vida, que é a terra natal de nossa alma. É neste ponto que encontraremos o contínuo desenvolvimento rumo à formação individual, ou seja, o aprimoramento para nos tornarmos seres perfeitos. É por isso que, mesmo que o sentimento de gratidão e felicidade floresça em nossos corações, não podemos esquecer o grande número de antepassados que estão ligados à nossa consciência egoísta e que viveram de forma triste, dominados pelas emoções. Devemos, portanto, nunca esquecer que somos os intermediários para pedir a Meishu-Sama que eles sejam recebidos, purificados e verdadeiramente salvos pela Luz de nosso Mestre.

Culto Mensal de Agradecimento julho/2008

Culto Mensal de Agradecimento
Solo Sagrado de Guarapiranga
Rev. Hidenari Hayashi
06 de Julho de 2008
Bom dia a todos!Em primeiro lugar, quero parabenizar a todos pela sincera dedicação à expansão da Obra Divina no Brasil.No Culto do Paraíso Terrestre realizado no mês passado, falei aos senhores sobre os paradigmas da Era do Dia, que são baseados nos Ensinamentos de Meishu-Sama.Um dos paradigmas era sobre a felicidade. O presidente mundial já nos tinha dito que a Felicidade não vem de fora para dentro, mas sim, nasce dentro de cada um.“A felicidade nasce dentro de cada um” significa que a felicidade depende de cada um. Não depende dos outros. Este ponto da “felicidade” foi também o tema central da palestra proferida pelo presidente mundial no Culto do Paraíso Terrestre realizado no Solo Sagrado de Atami. Ele citou a obra literária intitulada “O Pássaro Azul” de Maurice Maeterlinck, famoso poeta, escritor e filósofo belga que foi Prêmio Nobel de Literatura, que muitos dos senhores já devem ter ouvido falar.Meishu-Sama citou essa obra em um Ensinamento do Alicerce do Paraíso. Assim ele escreveu:“Também o famoso autor de “O Pássaro Azul”, o belga Maurice Maeterlinck, tornou-se um estudioso dos fenômenos sobrenaturais após reconhecer a existência do espírito”. Para quem não conhece o conteúdo dessa história, ou já se esqueceu, vou fazer um resumo dela.A obra “O Pássaro Azul” foi escrita como roteiro de uma peça de teatro que fala de um pássaro azul que trouxe a felicidade para duas crianças, chamadas Tiltil e Mitil.Eles eram filhos de um lenhador muito pobre e tiveram um sonho na véspera de Natal. Durante o sonho, uma fada veio até eles e pediu para que procurassem o pássaro azul que traz felicidade para curar a doença da sua filha.Assim, as duas crianças saíram em busca do pássaro azul passando por vários lugares, como o “País da Saudade”, o “Reino do Futuro” e outros. Durante a procura, eles encontraram o pássaro azul muitas e muitas vezes. Porém, quando encostavam a mão nele, ele sempre mudava de cor ou morria. No final, eles voltaram para casa cabisbaixos por não terem conseguido cumprir a promessa feita com a fada.Depois de acordarem na manhã seguinte, eles recebem a visita de uma vizinha que faz um pedido dramático, dizendo que sua filha estava doente e pedia o pássaro que estava na casa de Tiltil. O menino logo respondeu: “Deve ser aquela pomba que a gente está criando...”. E logo foi lá pegá-la. Ao chegar perto da gaiola, ele percebeu que a pomba tinha se transformado em um pássaro azul. Ele ficou surpreso e pensou: “Puxa! O pássaro azul estava tão perto e a gente não sabia...” Depois de receber o pássaro azul, a vizinha o levou para sua filha. Pouco tempo depois, ela voltou com a menina segurando o pequeno pássaro, mostrando toda sua alegria por sua doença ter melhorado.Porém, quando o garoto foi pegar o pássaro azul das mãos de menina para dar alpiste, ele acabou escapando e fugiu voando para bem longe.A história termina com Tiltil falando para a menina: “Não se preocupe que nós vamos procurá-lo para você”.Ele se volta para a platéia e diz: “Se os senhores encontrarem o pássaro azul, devolvam para nós. Um dia, vamos precisar dele para vivermos felizes”. Então, as cortinas se fecham e a peça termina. Esse é apenas o resumo da história.Pensando bem, sempre estamos procurando o pássaro azul que nos traz a felicidade, não é?Os senhores já encontraram o pássaro azul? O marido ou a esposa com quem finalmente se uniram após um grande amor, é o seu pássaro azul? Acho que uma das mensagens dessa história é a importância de perceber que a felicidade se encontra próxima de nós. Muitas vezes, somos nós que não a percebemos. Aquela menina, filha da vizinha, não pediu um pássaro azul. Pediu o passarinho que tinha na casa do Tiltil. Mas para o garoto, o pássaro tinha que ser azul. E ele viu a pomba com a cor azul, porque acreditou que aquele pássaro é que traria a felicidade para a menina.Enquanto não acreditou que aquela pomba poderia ajudar alguém, para ele, era uma simples pomba.Tudo aquilo que a gente olha e vê como coisa simples, como o ar que respiramos, a saúde, um dia de chuva, o marido, a esposa, o filho, o vizinho... será que não é o pássaro azul que traz a felicidade, e a gente não está percebendo?Poder enxergar uma estrela no céu, ter comida no prato, colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo... coisas que parecem simples para nós, mas que pode ser o pássaro azul para os outros.Essas bênçãos, por menores que sejam, são a manifestação do amor de Deus, que quer ver o nosso crescimento, a nossa evolução. Se não percebermos isso, acabamos acreditando que o pássaro azul é aquele bem material ou uma situação egoística, que na maioria das vezes, está tão distante de nossas mãos.Tem um salmo de Meishu-Sama que diz:“Quando o homem busca a felicidade procurando-a unicamente na matéria, ela foge de suas mãos”E se por acaso, encontrar o pássaro azul e segurá-lo para não fugir, ele muda de cor, e então, a pessoa começa a procurar por outro pássaro azul.Mas na verdade, a felicidade é um pássaro azul que não perde a cor. São os nossos olhos que não conseguem enxergá-lo azul.Mas há ainda uma outra mensagem nessa história.Se o pássaro azul voou das mãos do menino, não foi porque ele o perdeu. É que a felicidade não pode ser presa ou monopolizada só para nós. O pássaro azul voou para salvar outras crianças.Meishu-Sama também escreveu: “A felicidade que sentimos quando fazemos outras pessoas felizes é uma felicidade inigualável”É por isso que o lema dos messiânicos é: “Se quer ser feliz, faça feliz seu semelhante”. O verdadeiro messiânico, além de fazer a Prática do Sonen, ele também se empenha na assistência religiosa e na divulgação dos Ensinamentos da Verdade, porque quer ver outras pessoas felizes. Tem membro que, mesmo cansado, se esforça para ministrar Johrei quando alguém está purificando. Ele chega a cozinhar, a limpar a casa e até a lavar a roupa dessa pessoa. Cuida das crianças e até os leva para a escola. Tem muitos membros que fazem esse tipo de assistência, porque sabem que outras pessoas precisam do pássaro azul para serem felizes. O amor dos membros que dão assistência é esse pássaro azul. No Ensinamento “Minha natureza”, Meishu-Sama deu um exemplo de si mesmo:“Desde jovem gosto de dar alegria ao próximo, a ponto de isso se tornar quase um “hobby” para mim.”.Eu acredito que, se cada um de nós, que recebeu o Ohikari para levar a Luz Divina através do Johrei, se espelhar nesse estado de espírito de Meishu-Sama e se tornar um pássaro azul que leva a felicidade a todas as pessoas, seremos um dos 100 mil membros convictos que transformará a atmosfera espiritual do planeta, conforme Kyoshu-Sama nos orientou.Muito obrigado e boa missão a todos!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Práticas básicas da fé e Sonen de Gratidão geram milagres

Relato de Vera Lucia Brito da Silva

Johrei Center Pituba - Salvador (BA)

Sou membro da Igreja Messiânica ha cinco anos. Em 2006, após fazer meus exames de rotina em 10 de janeiro 1, os médicos me surpreenderam ao solicitar alguns exames complementares, através dos quais foi detectado um quadro de mioma uterino. Dando continuidade aos exames, na mamografia feita em 14 de fevereiro, 1 foi identificada a imagem de um nodulo na mama esquerda, medindo aproximadamente 0,6 cm de diâmetro. Foi indicada uma cirurgia imediata, pois, devido ao diagnostico apresentado na mamografia, havia suspeita de malignidade e a cirurgia deveria ser feita com urgência. Os médicos solicitaram que eu fizesse todos os exames pré-operatórios e que me preparasse para uma intervenção dentro de um curto espaço de tempo. No dia em que recebi essa notícia, sai do consultório medico e me dirigi imediatamente ao Johrei Center. Conversei com o ministro responsável, que atenciosamente me orientou a

intensificar as práticas básicas: ministrar e receber Johrei mais assiduamente, empenhar-me para encaminhar novos membros e materializar minha gratidão a Deus e a Meishu-Sama pela purificação que estava recebendo. Além dessas práticas, ele me disse que procurasse fazer a Prática do Sonen, encaminhando todos os meus antepassados para Meishu-Sama purificar e salvar. Ele ponderou também que, entre eles, poderia haver alguma vida que, inconscientemente, eu poderia ter evitado. Mesmo consciente de nunca de ter praticado tal ato, procurei seguir a orientação que me era

dada com tanto amor. Alem dessa prática, fui orientada a fazer uma dieta especial, retirando alguns alimentos prejudiciais ao meu estado. No mesmo período, deveria ministrar 3 Johrei diários, receber Johrei assiduamente e evitar esforços. Não foi fácil manter a fé, mas abracei Meishu-Sama de todo coração e pedi a Ele que me ajudasse a

continuar minhas dedicações e a cumprir obedientemente as orientações. Minha família estranhou minha mudança nos hábitos alimentares e minha intensificação na freqüência ao Johrei Center. Assim, vim praticando a orientação e, em menos de três meses, recebi uma nova tarefa: procurar encaminhar duas pessoas para se tornarem membros, participando da Grande Outorga. Dediquei-me a essa tarefa com grande fervor, dei assistência religiosa a várias pessoas e ministrava Johrei aonde quer que eu fosse. Apesar de encontrar vários obstáculos, movida pela proteção de Meishu-Sama e de meus antepassados, não desisti. Com práticas simples como evitar comentar, até mesmo com familiares, sobre a minha purificação, confiando plenamente na orientação que Meishu-Sama me mandou através do ministro, fazer um cafezinho com maior sentimento e arrumar a casa com mais amor, acabei encontrando uma das pessoas para encaminhar dentro de meu próprio lar: meu esposo se tornou membro da Igreja Messiânica, para minha felicidade. Todo esse processo durou aproximadamente um ano. Foi quando comecei a sentir muita vontade de conferir novamente como estava meu estado de saúde. Retornei a ginecologista, que logo marcou todos os exames novamente.

Em 2 de janeiro de 2007, recebi os resultados. Primeiramente, o mioma não foi detectado; para minha surpresa, meu útero estava em perfeito estado. Note-se que, segundo a medicina, nesse período de tempo, um mioma nas mesmas condições poderia ate triplicar de tamanho. A mamografia foi repetida em 27 de dezembro de 2007 e indicava que, apesar do exame anterior apresentar um nódulo, a atual não identificava nenhum sinal de cisto, nódulo ou calcificação. Em agradecimento por esses milagres recebidos através das práticas básicas da fé messiânica e do Sonen de gratidão, aumentei meu donativo mensal e estou me empenhando para oferecer um donativo especial. Continuo fazendo a Prática do Sonen diariamente e buscando pessoas para que também possam encontrar Meishu-Sama e ser felizes como sou hoje. Já consegui encaminhar mais duas amigas para se tornarem membros da Igreja. Hoje sinto uma felicidade imensa; nosso lar e um paraíso e minha fé se renovou graças ao Messias, Meishu-Sama. Sou muito grata a Deus, a Meishu-Sama e aos meus antepassados pelas graças alcançadas. Renovo aqui meu compromisso de ser cada vez mais útil a Obra Divina.

(1) Todos os exames laboratoriais encontram-se arquivados no

Departamento de Expansao da IMMB Sede Central.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Palestra do mês de Junho/2008 - Culto do Paraíso

Bom dia a todos!

Minhas congratulações a todos, pela participação nesse maravilhoso Culto do Paraíso Terrestre.

Há exatamente 77 anos, na madrugada do dia 15 de junho de 1931, Meishu-Sama, no alto do Monte Nokoguiri, recebeu a revelação de que estava se iniciando no mundo espiritual a Nova Era de Luz.

Ele deu a este fenômeno o nome de Transição da Era da Noite para a Era do Dia. Ou seja, desde esse dia, o mundo vem mudando. Está mudando constantemente, a cada momento.

Quer queira, quer não, todas as pessoas que vivem nele, tem que mudar também. Porque a Natureza está evoluindo assim.

Por isso que Kyoshu-Sama nos alertou que receber de Meishu-Sama a revelação da transição não significa apenas tomar conhecimento da mudança que ocorre no mundo espiritual... Significa, também que devemos REALIZAR ESTA TRANSIÇÃO DENTRO DE CADA UM DE NÓS.

Essa transição interna de cada um, começa com a renovação da nossa atual consciência das coisas, ou seja, conhecer, acreditar e colocar em prática o novo paradigma, o paradigma da Era do Dia que está relacionado a todos os campos da atuação humana.

Pode ser que alguém pergunte: Mas qual é esse paradigma?

Essa resposta está em todas as orientações de Kyoshu-Sama e explicações do revmo Watanabe. Vou citar alguns pontos:

  1. sobre a nossa relação com Deus: todos os seres humanos possuem dentro de si, a partícula divina
  2. sobre a nossa relação com os antepassados: nós somos a soma de milhares de antepassados. Eles vivem dentro de nós através do elo espiritual e da informação genética.
  3. sobre a purificação: a purificação é uma forma de servir à humanidade.
  4. sobre os acontecimentos desfavoráveis, ou seja, os sofrimentos: Do ponto de vista do ser humano, existem coisas que são favoráveis e outras que são desfavoráveis. Mas do ponto de vista de Deus, não existe nada desfavorável. Tudo é favorável para o crescimento, elevação e felicidade do ser humano.
  5. sobre a nossa relação com o Messias: o Messias Meishu-Sama está dentro de nós.
  6. sobre a noção de Paraíso: o novo Paraíso já está pronto, dentro de nós. Só precisamos externá-lo através de nossas ações.
  7. sobre a felicidade: a felicidade não vem de fora para dentro e sim, nasce dentro de cada um.

Esses são alguns dos muitos pontos revelados por Meishu-Sama em Seus Ensinamentos, que compõem o paradigma da Era do Dia, que é baseado na Lei “Espírito precede a Matéria” e que reconhece que Deus está no comando de tudo.

Para poder assimilar e colocar em prática esses pontos, precisamos estar preparados. Principalmente, no sentido de estar com a mente relaxada, sem preconceitos, sem o medo de abrir mão daquilo que foi ensinado até hoje pela educação materialista, para deixar a orientação da Era do Dia fluir dentro de cada um. Por isso, o treino de eliminação do GÁ é muito importante.

Todos os senhores já devem ter tido alguma experiência nesse sentido, de no início, ter alguma resistência em relação a algum ensinamento, mas que, com o tempo, tentando praticar, tentando entender, tentando deixar um pouco de lado aquilo que até então acreditava, e por fim, sentiu a felicidade de confirmar que aquilo é a Verdade que ainda não conhecia.

Deve ter sido assim com o Johrei, com o conhecimento sobre os antepassados e o Mundo Espiritual, e com muitos outros pontos relacionados à Filosofia de Mokiti Okada.

Essa Verdade ensinada por Meishu-Sama é esse novo paradigma que as pessoas precisam saber, para encontrar o verdadeiro caminho da felicidade.

Assim, aquela transição que precisamos fazer dentro nós, começa em conhecer, estudar, compreender, acreditar e pôr em prática essas Verdades que compõem o novo paradigma. Mas, mesmo sabendo, compreendendo e acreditando, nem sempre conseguimos colocar em prática essa Verdade.

Foi por isso que nasceram a Prática do Sonen, a Prática do Encaminhamento, Prática do Sonen de Gratidão e o Mecanismo da Salvação. São formas práticas de aplicá-las no nosso cotidiano, independente do local e sem comprometer tempo e recursos. Basta ter essa consciência e a vontade de querer fazer, pois são práticas feitas dentro do próprio sonen.

Quando Meishu-Sama alerta que tudo depende do nosso sonen, Ele quer dizer que muitas vezes FAZEMOS as coisas sem dar o devido valor ao SONEN com que se faz. Ou seja, até sabe como fazer, mas faz sem aplicar o que sabe.

Por exemplo, todo mundo sabe que caminhar ou fazer algum tipo de exercício, faz bem à saúde. Mas na prática, parece que se esquece disso, e quando sai de casa, mesmo para ir à padaria, vai de carro. Mesmo quando vai subir ou descer, um ou dois andares do prédio, pega o elevador e não vai de escada.

Outro exemplo, muitas pessoas sabem que quando se faz a respiração profunda, exercitando o diafragma, a pessoa fica mais calma, tranquila. Mas quem será que faz esse tipo de respiração? Parece que o homem moderno não tem tempo nem para respirar direito...

Esses são exemplos práticos que mostram como nós podemos fazer melhor, se treinarmos o nosso sonen, e corrigi-lo se for preciso.

Um tema que o nosso presidente nos deixou foi sobre a felicidade.

Meishu-Sama nos ensinou que a felicidade baseia-se na eliminação de três fatores principais: doença, pobreza e conflito. Ele explicou também, que a doença, a pobreza e o conflito são formas de purificação das nuvens espirituais que existem em nosso espírito.

Por conseguinte, se eliminarmos essas nuvens espirituais, não há necessidade de existir as formas de purificação e assim, obtemos a BASE da felicidade. Mas isso ainda não é a felicidade completa. Meishu-Sama explica isso no seguinte ensinamento:

Mesmo com a eliminação do sofrimento, não podemos afirmar que o mal foi cortado pela raiz. Isso porque, se a alma não foi elevada, é impossível estar-se verdadeiramente tranqüilo e seguro. A elevação da alma só poderá ser obtida se a pessoa apreender a correta fé e praticá-la. Esse aprimoramento constitui a prática messiânica.


E conclui assim:

Para ser feliz, é necessário crer em Deus Absoluto, adorá-Lo, compreender e praticar a Sua Vontade, somar méritos e purificar o espírito de modo que o seu habitat espiritual se eleve ao Céu.


Resumindo: o caminho da felicidade é a eliminação das nuvens espirituais, purificando e recebendo Johrei, somando méritos, servindo à Obra Divina e fazendo a felicidade do próximo. É nesse sentido que o ser humano da Era do Dia deve desenvolver o seu sonen.

Para concluir, neste dia tão especial em que comemoramos a grande revelação recebida por Meishu-Sama, quero renovar o nosso compromisso de continuar a Prática do Sonen e a cultivar a fé que liga ao Messias, Meishu-Sama para ser mais útil à Obra Divina.

Muito obrigado e boa missão a todos!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

RESUMO HISTÓRICO DA AGRICULTURA NATUTAL


HISTÓRIA E CRONOLOGIA

Os primeiros teóricos da produção de alimentos naturais surgem na Inglaterra e na Alemanha, nos anos 20 e 30, quando os danos ao solo causados pela intensificação dos processos de cultivo -- para minimizar a fome no continente na Primeira Guerra (1914-1918) e na Segunda (1939-1945) -- começam a aparecer.
Anos 20 1924 - Surge na Alemanha o conceito da agricultura biodinâmica, criado pelo austríaco Rudolf Steiner (1825-1925). Ele defende que a terra é organismo vivo e seu cultivo sujeito a "forças dinâmicas", não-materiais, que podem ser incrementadas por meio de preparados biodinâmicos
Anos 30: o mestre japonês Meishu Sama (1882-1955) desenvolve ao longo da década os conceitos e princípios da Agricultura Pura. Preconiza a busca da harmonia, da saúde e da prosperidade entre os seres vivos como fruto da conservação do ambiente natural e respeito às suas leis. Propõe respeitar e amar o Solo profundamente para que ele possa emanar sua força. saiba mais....
Anos 40 Nasce o conceito de Agricultura Orgânica na Inglaterra, formulado por sir Albert Howard. É fundada a The Soil Association, que aprofundaria as pesquisas de materiais e métodos orgânicos pelos 30 anos seguintes.
Anos 50: Nesta década o movimento orgânico ganha força em países como Suíça e Alemanha. São fundadas entidades como a BioSuisse (Suíça) e Bioland Associação Demeter - Alemanha

Anos 60* The Soil Association abre sua primeira loja de produtos orgânicos no Reino Unido. Na mesma década, o movimento orgânico cresce na Europa e nos Estados Unidos, impulsionado pela contra-cultura.


Anos 70 No início da década é fundada a Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), principal instituição mundial na área. Até março de 2002, ela congregava 750 organizações-membros de uma centena de países.Sua acreditação (reconhecimento fiscalizado) torna-se fundamental para as exportações.

Anos 80 Devido a escândalos pela contaminação de alimentos, - mal da vaca louca, epidemia que surge na Grã-Bretanha (1985/1986) e que, 10 anos + tarde, resulta em casos de mal de Creutzfeldt-Jakob (versão humana da doença da vaca louca), os orgânicos começam a aparecer nas grandes redes de supermercados da Europa. No final da década, é fundada na Alemanha a Federação para o Cultivo Orgânico, AGÖL, que congrega nove organizações.

Anos 90 Na década de 90, a produção e o consumo de orgânicos são regulamentados pela legislação de diversos países europeus e nos Estados Unidos. É realizado também um dos maiores encontros ambientalistas da história, a Conferência Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (ECO92), que reuniu no Rio de Janeiro chefes de Estados de todos os países. Em São Paulo, acontece a 9ª Conferência Científica Internacional dos Movimentos De Agricultura Orgânica (IFOAM).

A primeira CONFERÊNCIA BIOFACH na América do Sul foi realizada em 25 e 26 de setembro de 2003 no Rio de Janeiro. O evento promoveu o desenvolvimento dos mercados internos de produtos orgânicos do Brasil e de outros países da América do Sul. A BioFach alemã acontece em Nuremberg desde 1999, sendo reconhecida como a mais importante feira internacional do mercado orgânico. O movimento alcançou tanto sucesso que se realiza todos os anos e este ano 2005 se transformou na BioFach América Latina
Fonte: http://claudiacozinha.abril.com.br/

Riscos na Aplicação de Agrotóxicos


Agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos; além de solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.
Existem cerca de 15.000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8.000 formulações encontram-se licenciadas no País.
(O Brasil é um dos 5 maiores consumidores de agrotóxicos do mundo !).
O agricultor brasileiro ainda chama o agrotóxico de remédio das plantas e não conhece o perigo que ele representa para a sua saúde e o meio ambiente.
Uma pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS, em 12 países da América Latina e Caribe, mostrou que o envenenamento por produtos químicos, principalmente o chumbo e os pesticidas, representam 15% de todas as doenças profissionais notificadas.
O índice de 15% (mostrado acima) parece pouco, entretanto, a Organização Mundial de Saúde - OMS afirma que apenas 1/6 dos acidentes são oficialmente registrados e que 70% dos casos de intoxicação ocorrem em países do 3o. mundo, sendo que os inseticidas organofosforados são os responsáveis por 70% das intoxicações agudas.
O manuseio inadequado de agrotóxicos é assim, um dos principais responsáveis por acidentes de trabalho no campo. A ação das substâncias químicas no organismo humano, pode ser lenta e demorar anos para se manifestar.
O uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a OMS, há 20.000 óbitos/ano em consequência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas, nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Os principais assuntos relativos aos riscos na aplicação de agrotóxicos, dizem respeito a:
escolha e manuseio
transporte
armazenamento
aplicação
destino das embalagens
legislação


O Brasil supera em 7 vezes a média mundial de 0,5 kg/hab de veneno. Nossa média, no início dos anos 80, era de 3,8 kg/hab, número esse que ficou maior em 1986, com a injeção temporária de recursos do Plano Cruzado. Então, o consumo saltou de 128.000 t para 166.000 t/ano.
O consumo cresceu, de 1964 para 1979, de 421%, enquanto que a produção das 15 principais culturas brasileiras, não ultrapassou o acréscimo de 5%.

ALTERNATIVAS:
armadilhas para insetos,
sacos para frutas ainda no pé,
aviação agrícola,
plasticultura,
manejo integrado de pragas,
plantio direto,
uso de plantas resistentes,
culturas trangênicas, e
agricultura ecológica.

terça-feira, 17 de junho de 2008

ENSINAMENTO DO CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO E CULTO DO PARAÍSO TERRESTRE

PALESTRA AO PÚBLICO EM TÓQUIO
Trecho da palestra proferida por Meishu-Sama no Hibiya Public Hall,em Tóquio (Japão), em 22 de maio de 1951
Outro ponto que eu gostaria de abordar é o “Juízo Final”, do cristianismo, e o “Fim do Budismo”, profetizado por Sakyamuni. Apesar de muitos líderes e fundadores de religiões terem feito profecias semelhantes, vou tratar, aqui, apenas destas duas. Que vem a ser o Juízo Final? Os homens estão imaginando que virá um deus para fazer o julgamento neste mundo, mas isso não corresponde à verdade. É um ponto de difícil entendimento para os não-fiéis, mas o Mundo Espiritual é uma realidade. O mundo em que vemos e sentimos a matéria é o Mundo Material; além deste, há o Mundo Espiritual e, no meio dos dois, o Mundo Atmosférico. Este último já é conhecido, mas ainda não se conhece o Mundo Espiritual. É como a ordem em que se dispõem a era do barbarismo, a era da cultura e a era da civilização. Da mesma forma, o Universo obedece a uma constituição tripla: Mundo Material. Mundo Atmosférico e Mundo Espiritual. Há, ainda, os ciclos do mundo: assim como existe transição entre o claro e o escuro, entre o dia e a noite no espaço de um dia, há a mesma transição no espaço de um ano. O claro e o escuro em um ano podem ser comparados ao verão e ao inverno, respectivamente. Os raios solares são mais furtes no verão e mais fracos no inverno, ocasionando o contraste entre o claro e o escuro. E existem períodos idênticos no espaço de dez e de cem anos. A História registra épocas de paz e de guerra, que correspondem ao claro e ao escuro. Refiro-me, portanto, a esse ritmo. Igual período existe também no espaço de mil e de dez mil anos. Estávamos até agora na escuridão, no período das trevas; vamos passar para o período da claridade. Passando-se para o período da claridade, tudo que existia no período das trevas sofrerá uma seleção. Esses ciclos do mundo, nós os designamos com as expressões Mundo da Noite, Mundo do Dia, Cultura da Noite, Cultura do Dia. Assim, desaparecerá uma série de coisas que não serão mais necessárias. Durante o dia, por exemplo, não é preciso lâmpadas. Tudo aquilo que pertence à Era da Noite e se tornar desnecessário será eliminado. O Juízo Final representa a separação do que é do Dia e do que é da Noite. O que for inútil ficará inativo ou será destruído. A partir de agora, as coisas do Dia irão sendo construídas gradativamente. O que acontecerá quando o Mundo Espiritual se tornar claro? Vejamos o homem. Nele, entre a matéria e o espírito existe a água, que corresponde ao ar. Ela existe em grande quantidade no corpo humano. Assim, o homem apresenta uma constituição tripla; dela, faz parte o espírito a que também se poderia chamar alma. O espírito está subordinado ao Mundo Espiritual. Tornando-se claro esse mundo, aqueles cujo espírito não corresponder a essa claridade terão de ter as suas máculas removidas. Não significa que elas serão arrancadas, mas ocorrerá naturalmente a purificação, para limpar o que está sujo. À medida que o Mundo Espiritual vai clareando, as pessoas possuidoras de máculas no espírito passam por uma limpeza, que é o sofrimento. O princípio da doença obedece a essa explicação. Através dela pode-se compreender perfeitamente o que é a doença.
Meishu-Sama em 22 de maio de 1951 Fonte: Alicerce do Paraíso, vol. 1

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

26 PALAVRINHAS MUITO ÚTEIS NA OBRA DIVINA

1-SHINSENKYO-SOLO SAGRADO DE HAKONE-TERRA DIVINA;
2-ZUIUNKYO-SOLO SAGRADO DE ATAMI-TERRA CELESTIAL;
3-HEIANKYO-SOLO SAGRADO DE KYOTO-TERRA DA TRANQUILIDADE;
4-NOKOGUIRI YAMA-MONTE NOKOGUIRI;
5-MITAMA MIGAKI - POLIMENTO DA ALMA;
6-OMITIBIKI- ENCAMINHAMENTO;
7-KANSHA-GRATIDÃO;
8-KANSHA NO KOKORO-SENTIMENTO DE GRATIDÃO;
9-KYUDOSHIN- ESPIRITO DE BUSCA;
10-DAIJOO-AMPLO;
11-SHOJO-RESTRITO;
12-SHINJA-MEMBRO;
13-MISHINJA-FREQUENTADOR;
14-HAIJUSHIKI-CERIMONIA DE OUTORGA;
15-SEITI-SOLO SAGRADO;
16-SHUUKYOO-RELIGIÃO;
17-JOOKA-PURIFICAÇÃO-(DOENÇA,POBREZA,CONFLITO);
18-KISEKI-MILAGRE;
19-GOYOO-DEDICAÇÃO-SERVIR A DEUS;
20-GOHOOSHI-DEDICAÇÃO;
21-MIOSHIE HAIDOKU-LEITURA DE ENSINAMENTO DE MEISHU SAMA;
22-KENKIN-DONATIVO;
23-OTAMAGUSHI-DONATIVO;
24-OSONAEMONO-OFERENDAS;
25-DOKUSO-TOXINA;
26-KENSETSU-CONSTRUÇÃO;